Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Dissertação
Início do conteúdo da página

Dissertações - 2018

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 13h53 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 09h35

Índice de Artigos

Dissertações de mestrado de 2018 

ANJOS, Welington Batista dos. Ensino de história na educação básica: (re)significando valores sobre os povos indígenas do Espírito Santo06 de fevereiro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 128 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5413374

 
ARAÚJO, Brenda Odete Pfeifer de. Proposta pedagógica e considerações sobre uma educação sexual mais humana e emancipatória27 de abril de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 185 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6410683


ASSUNÇÃO, João Paulo Petri.“Estou virando cientista”: analisando a acidez dos alimentos por meio de atividades experimentais investigativas no 9º ano do ensino fundamental. 13 de julho de 2018. Dissertação de Mestrado  (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática).Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 200 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6359082

 

BOONE, Mirelly Katiene e Silva.Desenvolvimento do processo de empoderamento em um ambiente de aprendizagem orientado pela educação matemática crítica: reflexões acerca do crescimento urbano do Município de Colatina. 11 de junho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 156 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6983493

 

BRAVO, Queila Bragança.O desafio de ensinar fisiologia humana numa concepção integradora no ensino médio: contribuições das atividades investigativas. 07 de dezembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 98 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6982417


CAMARGO, Aleide Cristina de. Proposta de rota educativa na Rodovia do Sol (ES-060) para a promoção da alfabetização científica. 20 de dezembro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 184 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6626878


CASTRO, Rosemere Athayde Santos de Castro. O uso de tecnologias digitais como recurso no processo de ensino-aprendizagem da matemática em turmas de EJA.23 de fevereiro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 91 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5606270


CHAGAS, Evandro Ribeiro. Processos de formação no espaço do conselho escolar: possibilidades de diálogos entre educação ambiental crítica e gestão democrática. 22 de fevereiro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 172 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5607466

 
DALVI, Silva Cocco. Modelagem matemática na perspectiva sociocrítica e os registros de representação semiótica na formação do conceito de número racional. 22 de fevereiro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 117 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5606429

 
FALQUETTO, Jéssica Monteiro. Uma proposta de material didático para o ensino de números negativos no proeja: contribuições de uma pedagogia libertadora. 21 de fevereiro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 159 p.
Baixe aqui o arquivo: 
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5507374 

FRANZOSI, Vito Rodrigues. Agrupamentos e desagrupamentos no aplicativo multibase: uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo.22 de fevereiro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 138 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5532938


FRIZZERA, Ana carolina Sampaio. 
O céu para todos: audiodescrição como recurso didático em observatórios astronômicos. 05 de novembro de 2018. Dissertação de Mestrado  (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática).Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 146 p.
Baixe aqui o arquivo: 
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6445088

INGLEZ, Italo Severo Sans. Aulas de campo como estratégia de integração entre espaços educativos não formais e escola: o Rio Pardo como local para abordar uma educação ambiental. 05 de abril de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 125 p.
Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6094796

KACHEL, Gabriel Luiz Santos. Construção e transformações do currículo de matemática do curso técnico em estradas do Ifes (1960 – 1990)06 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 170 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5413503

LOVATTI, Flavia Arlette. Educação financeira no Ensino Médio: contribuições da educação matemática crítica12 de junho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 90 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6319530

MELLO, Luanda Firme. Formação do cenceito de área e perímetro a partir de aulas baseadas no modelo Lesson Study14 de agosto de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 110 p.

Baixe aqui o arquivo:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381026

MONTEIRO, Charlles. Prática pedagógica interdisciplinar no curso técnico em pesca: um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica. 22 de fevereiro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 287 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5535800

MOURA, Tamiris Neves. Avaliação de aulas de matemática baseadas no Lesson Study: proposta de um instrumento. 14 de agosto de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 62 p.

Baixe aqui o arquivo:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6378217

NUNES, Aline de Paula. Parceria universidade-escola no estágio supervisionado: a construção de saberes docentes por meio de práticas colaborativas. 09 de julho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 99 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6359109

PRATA FILHO, Gilson Abdala. Teorema de Pitágoras a partir da história da matemática: análises epistmológicas de atividades em turmas do 9º ano da Rede Pública. 23 de outubro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 138 p.

Baixe aqui o arquivo:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6437127

ROCHA, Juliana Corrêa TaquesAprendizagem baseada em resolução de problemas a partir de questões socioambientais na reserva Concha D'Ostra: educação ambiental em espaços de educação formal e não formal.  13 de dezembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 171 p.

Baixe aqui o arquivo:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6870586

RONCHETTI, Wasley Antonio. Os registros de representação semiótica na aprendizagem das grandezas massa e comprimento por meio de uma atividade de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica. 24 de maio de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 131 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6406820

SANTANA, Danielly Fraga. Formação inicial de licenciandos em matemática: um estudo sobre o conceito de divisão. 19 de fevereiro de 2018.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 164 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5487662

SANTOS, Amanda de Oliveira Souza. Educação CTS/CTSA a partir de diálogos além da sala de aula: debates sobre a produção artesanal de mel no Ensino Médio público na cidade de Guaçui – Espírito Santo. 20 de dezembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 144 p.

Baixe aqui o arquivo:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6628559

SANTOS, Carlos Alberto Firmino dos. Uma perspectiva histórico-crítica da eletricidade para o ensino de ciências — a integração de conteúdos escolares ao acervo da escola da ciência-física no contexto da alfabetização científica. 26 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 184 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5604387

SILVA, Anderson José. Percepção da criticidade financeira de alunos do ensino médio sob a ótica da educação matemática . 29 de maio de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 100 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6379332

SILVA, Rafael Barbosa da. Comprimentos e áreas com o uso do software Sketchup: uma proposta de sequência didática. 09 de março de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 137 p.

Baixe aqui o arquivo: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5705113

TEIXEIRA, Ana Ligia Oliveira. Caminhos para a integração entre as disciplinas técnicas e a matemática no curso Técnico de Segurança do Trabalho Integrado com Ensino Médio de Jovens e Adultos do Ifes-Vitória. 30 de maio de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 148 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6406779

registrado em:
Fim do conteúdo da página