Itinerário Mestrado
Índice de Artigos
ITINERÁRIO FORMATIVO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
1. A estrutura curricular do curso é constituída pelas seguintes etapas de estudos, compostas por disciplinas e atividades complementares a saber:
Disciplinas: Formação pedagógica e epistemológica; Formação disciplinar em Ciências e/ou Matemática; Formação complementar; Pesquisa de mestrado e Prática de estágio supervisionado de mestrado (PESM) - 31 créditos.
Atividades Complementares: Participação ativa em um grupo de pesquisa; Publicação de trabalhos científicos; Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de língua inglesa, com aproveitamento mínimo de 50%; Seminário de pós-graduação (SECIM); Exame de qualificação de mestrado; Defesa da dissertação de mestrado e Desenvolvimento e apresentação de um produto educacional, produzido com base no trabalho de mestrado - 14 créditos.
1.1. A integralização das disciplinas necessárias ao mestrado é expressa em unidades de crédito. Cada crédito cursado tem a equivalência de 15 horas de aula teórica e/ou prática.
1.2. O curso de mestrado caracteriza-se pela flexibilidade, proporcionando ao discente, obedecida à legislação pertinente, ampla oportunidade de iniciativa na composição de seu programa de estudos, respeitada a estrutura curricular.
2. O itinerário formativo do mestrado prevê disciplinas organizadas em cinco categorias, a saber:
Formação Pedagógica e Epistemológica em Mestrado – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas de formação pedagógica e epistemológica, ensejando uma reflexão didático-pedagógica e epistemológica sobre a educação científica realizada nos espaços de educação formal e não formal, destacando-se algumas visões contemporâneas dos aspectos históricos epistemológicos da ciência;
Formação Disciplinar de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias em Ciências e Matemática, visando à atualização dos conteúdos específicos, com ementas próprias e bibliografia atualizada;
Formação Complementar de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativas em Educação em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento da pesquisa de mestrado;
Formação em Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas que tratam da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática.
Prática de estágio supervisionado de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – É uma disciplina obrigatória prevista para o terceiro semestre do Mestrado Profissional, que trata da reflexão sobre a prática docente na Educação Básica em Ciências ou Matemática, supervisionada pelo respectivo orientador. Ao final, o discente de mestrado deve apresentar um relatório, no qual desenvolverá uma reflexão sobre as contribuições do mestrado profissional a sua prática docente.
3. O curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática exige a aprovação em 31 créditos em disciplinas e em atividades complementares.
3.1. Para o mestrado, os créditos em disciplinas exigidos para complementação dos estudos são distribuídos da seguinte maneira:
Formação Pedagógica e Epistemológica. 10 (dez) créditos obrigatórios.
Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática. 3 (três) créditos obrigatórios – Debates Conceituais em Ciências I ou Debates Conceituais em Matemática I.
Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática. Mínimo de 6 (seis) créditos optativos.
Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. 10 (dez) créditos obrigatórios.
Prática de estágio supervisionado. 2 (dois) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Obrigatórios: 25 (vinte e cinco) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Optativos: 6 (seis) créditos optativos.
Total de Créditos: 31 (trinta e um) créditos.
Quadro A. Itinerário formativo do EDUCIMAT/Ifes para 2 anos de mestrado profissional.
FORMAÇÃO GERAL | Créditos | |||
01 | Seminários de Pesquisa de Mestrado | 02 | ||
02 | Metodologia da Pesquisa I | 02 | ||
03 | Teorias da Aprendizagem | 02 | ||
04 | Análise e Elaboração de Produtos Educacionais | 02 | ||
ITINERÁRIO 1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CAMPUS VILA VELHA DO IFES |
ITINERÁRIO 2 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAMPUS VITÓRIA DO IFES |
|||
01 | História e Filosofia da Ciência | 2 | História e Filosofia da Matemática | 2 |
02 | Metodologias de Ensino de Ciências | 2 | Metodologias de Ensino de Matemática | 2 |
03 | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente | 2 | Aspectos Sociopolíticos em Educação Matemática | 2 |
04 | Debates Conceituais em Ciências I | 3 | Debates Conceituais em Matemática I | 3 |
05 | Pesquisa de Mestrado I | 2 | Pesquisa de Mestrado I | 2 |
06 | Pesquisa de Mestrado II | 2 | Pesquisa de Mestrado II | 2 |
07 | Pesquisa de Mestrado III | 2 | Pesquisa de Mestrado III | 2 |
08 | PESM | 2 | PESM | 2 |
09 | Optativa 1 | 2/3 | Optativa 1 | 2/3 |
10 | Optativa 2 | 2/3 | Optativa 2 | 2/3 |
11 | Optativa 3 | 2/3 | Optativa 3 | 2/3 |
1 | Grupo de Pesquisa | 2 | Grupo de Pesquisa | 2 |
2 | Seminário de Pós-graduação em ECM | 2 | Seminário de Pós-graduação em ECM | 2 |
3 | Certificado de Inglês | 2 | Certificado de Inglês | 2 |
4 | Exame de Qualificação de Mestrado | 2 | Exame de Qualificação de Mestrado | 2 |
5 | Trabalho Técnico-Científico | 2 | Trabalho Técnico-Científico | 2 |
6 | Defesa de Mestrado e Apresentação de Produto Educacional | 4 | Defesa de Mestrado e Apresentação de Produto Educacional | 4 |
Redes Sociais