Dissertações e Teses - 2017
Índice de Artigos
Dissertações de mestrado de 2017
ALTOE, Renan Oliveira. 31 de março de 2017. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 229 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4998710
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/141
ALVES, Luciene Torezani. Aspectos da prática docente mobilizados por professores de matemática em processos de formação continuada no planejamento coletivo - ifes. 21 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 128 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5268666
AMARAL, Sandra Regina do. Ciência e arte: produção de filmes de animação para a alfabetização científica. 25 de agosto de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 164 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5044355
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/248
AMPARO, Zilda teles da Silva. 16 de março de 2017. Saberes das paneleiras de goiabeiras: aproximações entre a educação matemática e a educação de jovens e adultos. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 118 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/261
ARAUJO, Sirlene Dias. O projeto “alfabetização científica no contexto da cidadania socioambiental” como contributo ao enraizamento da educação ambiental. 23 de novembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 266 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/366
ARRUDA, Elvina Maria de Souza. Potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal da cidade de aracruz-es: contribuições para a formação inicial de professores de química. 27 de setembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 147 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/257
BADKE, Wanessa Coelho. 04 de abril de 2017. Mobilização de saberes de licenciandos ao utilizarem o geogebra. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 110 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4998754
BENDINELLI, Patricia Vidigal. Educação ambiental no ensino superior: uma análise do entendimento relativo às questões ambientais. 23 de novembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 124 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/360
BRASIL, Ana Paula. Gênero e sexualidade na escola: da educação legal à educação real. 13 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 108 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5974644
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/365
BRAVIM, Josias Dioni. Sala de aula invertida: proposta de intervenção nas aulas de matemática do ensino médio. 15 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 211 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5921202
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/358
BRITO, Kariely Lopes Gomes de. Divisão com números naturais: um estudo de saberes (re)construídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 24 de novembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 190 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5131436
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/262
CORRÊA, Gisely de Abrêu. 05 de julho de 2017. Apropriação do conceito de sistema de numeração decimal por uma criança com síndrome de down na perspectiva da teoria da formação planejada das ações mentais. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - p.148
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5046109
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/245
CORREIA, André Felipe Gomes. Abordagem temática freireana para debater a construção social da ciência e tecnologia no contexto da educação básica.19 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 117 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/371
COSTA, Artur Monteiro da. Química 3D, um laboratório virtual 3D para apoio ao ensino de química. 22 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 117 p.
Baixe aqui o arquivo:
FADINI, Guilherme Pizzoni. Desenvolvimento de um projeto de educação alimentar com enfoque CTS/CTSA no contexto do ensino médio público. 07 de agosto de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 111 p.
Baixe aqui o arquivo:
file:///C:/Users/20211lpvv0426/Downloads/MPECM_%20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mestrado%20Profissional_%20Guilherme%20Pizoni%20Fadini_%20Turma%202015-%20DS_%20V%20Final%20em%2022.08.2017.pdf
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/251
FERRAZ, Vasty Veruska Rodrigues. Abordagem pedagógica dos saberes populares dos(as) pescadores(as) e marisqueiros(as) do Município de Cariacica-es da perspectiva da educação ambiental crítica. 15 de fevereiro de 2017. . Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 168 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/236
GAIGHER, Vanessa Ribeiro. Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas. 10 de agosto de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 157 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5044321
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/254
GÉRA, Ágda da Silva. A técnica de plástinação no contexto no contexto da divulgação científica da anatomia humana e contribuições para a alfabetização científica. 17 de julho de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 200 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6366273
GUAITOLINI, Briane Costa de Oliveira. O Técnico em Administração de nível médio e as contribuições da matemática para sua formação profissional. 10 de outubro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 123 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/256
LOPES, Aparecida Ferreira. Movimento formativo de professores dos anos iniciais sobre diferentes significados de frações e suas relações com o ensino. 21 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 227 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5977693
LOURENÇÃO, Vagner. Contribuições da prática de atividades funcionais na perspectiva lúdica para inclusão de um aluno com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física. 13 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 117 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/361
MATTIUZZI, Rosana Martins. Professoras dos anos iniciais em formação contínua sobre frações: uma análise a partir da perspectiva histórico cultural. 13 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 168 p.
Baixe aqui o arquivo:
MENEGUELLI, Laiana. 23 de junho de 2017.Desenvolvimento de competências estatísticas no ensino médio por meio da modelagem matemática: analisando as diferentes representações. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 140 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5200684
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/250
MIRANDA, Emerson Clayton do Nascimento. Discussões e ações envolvendo raciocínio proporcional: reflexões sobre aprendizagens da docência de licenciandos. 16 de outubro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 154 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5067854
IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/253
MOGNHOL, Tadeu Davel. 07 de fevereiro de 2017. Projeto escolar “Café de venda nova do imigrante” com enfoque cts/ctsa no ensino médio público: uma prática pedagógica além da sala de aula. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 109 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4763337
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/258
MORAES, Deila da Silva Bareli de. 25 de maio de 2017. A educação matemática na perspectiva da integração curricular no curso técnico em agropecuária do ifes – Campus de Alegre. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 155 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6047960
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/239
NASCIMENTO, Rafaela Duarte. 06 de abril de 2017. Calor e temperatura no ensino médio: uma abordagem via modelagem matemática na perspectiva sociocrítica. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 108 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7002224
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/234
NEVES, Bianca Pereira das. Aulas de campo na planície aluvionar do Rio Doce da perspectiva da educação ambiental crítica. 28 de julho de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 158 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5044225
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/247
NOVAIS, Ivonilton Pereira de. Dinâmica da produção de significado de construções pataxó por alunos de ensino médio em aula de campo. 21 de fevereiro de 2017 Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 168 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/252
OLARIO, Everton Murilo da Vitória.Desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática em um ambiente virtual de aprendizagem baseado no modelo de cooperação investigativa. 18 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 103 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/255
PANCIERI, Thiago Zanotti. Educação estética e científica mediada pelas obras de arte do acervo do ifes: formação omnilateral no ensino médio integrado. 13 de setembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 271 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5049820
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/243
PETTINI, Gilsete Pereira Rocha. Sexualidade nos anos iniciais: em busca de práticas pedagógicas que atendam aos novos desafios da sociedade. 18 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 112 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5201214
RIBEIRO, Guilherme Augusto Maciel. Das ruas para a escola: considerações sobre a inclusão social de sujeitos trans na educação de jovens e adultos. 13 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2017 – 148 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5252114
ROCON, Katia Aparecida. Aprendendo sobre ambiente no museu: potencialidades educativas do instituto nacional da mata atlântica. 16 de julho de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 114 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5047317
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/244
RODRIGUES, Marjorie Greice. 07 de fevereiro de 2017. A aula de campo e suas potencialidades para a promoção da alfabetização científica: um olhar além do alumbramento. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 96 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/367
ROLDI, Maria Margareth Cancian. Ensino de biologia no instituto nacional da mata atlânticainma: um olhar para as ações mediadas. 11 de julho de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 125 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5035589
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/238
SALIM, Carime Rodrigues. Aula de campo na planície de inundação do Rio Itabapoana: promoção da alfabetização científica no contexto das enchentes. 28 de julho de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 126 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5044314
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/246
SANTANA, Raiza Carla Mattos. Projeto “mascavo”: educação química a partir dos estudos culturais da construção social de ciência e tecnologia da produção artesanal de açúcar. 16 de outubro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 161 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5067910
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/259
SANT ANNA, Solimarta Ravani de. 02 de junho de 2017. Tecnologias digitais como apoio ao ensino de matemática: potencialidades e desafios a partir da aprendizagem colaborativa. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 163 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5042231
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/235
SANTOS, Sérgio Martins dos. Estudo de caso: produção de conhecimento escolar a partir dos debates sobre poluição no rio doce numa perspectiva CTS/CTSA. 18 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 204 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6962342
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/370
SILVA, Graziani Mondoni. 28 de junho de 2017. Uso de tecnologias digitais no ensino de geografia escolar: potencialidades e limitações. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 180 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5040077
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/237
VAILLANT, Frederic Andre Robert. Divulgação científica e ensino de ciências no ensino médio: relatos dos professores de física. 26 de outubro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 183 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/371
VALÉRIO, Victor Hugo da Silva. Projeto “Redepesca”: debates sobre atividades pesqueiras na educação profissional de nível médio. 17 de novembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 129 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5201178
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/260
VASCONCELOS, Simone Oliveira Thompson de. Contribuições dos espaços da cidade para a educação científica: o entorno do ifes – Campus Vitória e suas possibilidades educativas. 31 de outubro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 180 p.
Baixe aqui o arquivo:
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/249
VIEIRA, Luciane da Silva Lima. Proposta de circuitos educativos para o município de Venda Nova do Imigrante: potencialidades do agroturismo para a promoção da alfabetização científica. 18 de dezembro de 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 202 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5501986
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/419
Redes Sociais