Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses
Início do conteúdo da página

Dissertações e Teses - 2018

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 13h53 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 08h41

Índice de Artigos

Dissertações de mestrado de 2018 

CAMARGO, Aleide Cristina de. Proposta de rota educativa na Rodovia do Sol (ES-060) para a promoção da alfabetização científica. 20 de dezembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 184 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6626878

 

SANTOS, Amanda de Oliveira Souza. Educação CTS/CTSA a partir de diálogos além da sala de aula: debates sobre a produção artesanal de mel no Ensino Médio público na cidade de Guaçui – Espírito Santo. 20 de dezembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 144 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6628559

 

THEODORIO, José de Amorim. Abordagem temática e o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos na formação continuada de professores dos anos iniciais em ciências: contribuições. 20 de dezembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 214 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6629249

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1411

 

ROCHA, Juliana Corrêa Taques. Aprendizagem baseada em resolução de problemas a partir de questões socioambientais na reserva Concha D'Ostra: educação ambiental em espaços de educação formal e não formal. 13 de dezembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 171 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6870586

 

BRAVO, Queila Bragança.O desafio de ensinar fisiologia humana numa concepção integradora no ensino médio: contribuições das atividades investigativas. 07 de dezembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 98 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6982417

 

CADE, Nelson Victor Lousada. Construção coletiva de uma matemática para o ensino de equações diofantinas lineares na formação inicial de professores. 23 de novembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 104 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6962571

 

FRIZZERA, Ana carolina Sampaio. O céu para todos: audiodescrição como recurso didático em observatórios astronômicos. 05 de novembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática).Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 146 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6445088

 

PRATA FILHO, Gilson Abdala. Teorema de Pitágoras a partir da história da matemática: análises epistmológicas de atividades em turmas do 9º ano da Rede Pública. 23 de outubro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 138 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6437127

 

AREIAS, George Bassul. Aprendizagem móvel em espaços educativos: uso do celular no contexto do ensino fundamental II. 13 de setembro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 109 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6373037

 

MOURA, Tamiris Neves. Avaliação de aulas de matemática baseadas no Lesson Study: proposta de um instrumento. 14 de agosto de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 62 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6378217

 

TESCH, Adriana da Conceicao. Formação continuada de professores e pedagogos do estado do Espírito Santo e o currículo do ensino de matemática nas escolas da rede estadual de Santa Maria de Jetibá. 30 de julho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 121 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6982144

 

SILVA, Welinton. Promovendo ações formativas para professores de química voltadas para inclusão de deficientes visuais. 30 de julho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 171 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6996843

 

RISSO, Fabíola Barcelos. Diferentes materiais didáticos e seus usos em tarefas sobre frações em formação de professores dos anos iniciais. 26 de julho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 181 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6982955

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1517


ALVARENGA, Claude Killian de. Modelagem matemática e grafos : construindo atividades de roteirização para o curso técnico de logística. 25 de julho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 141 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6639288

 

ASSUNÇÃO, João Paulo Petri.“Estou virando cientista”: analisando a acidez dos alimentos por meio de atividades experimentais investigativas no 9º ano do ensino fundamental. 13 de julho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática).Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 200 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6359082

 

NUNES, Aline de Paula. Parceria universidade-escola no estágio supervisionado: a construção de saberes docentes por meio de práticas colaborativas. 09 de julho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 99 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6359109

 

ALMEIDA, Gisele Regiani. Validação da sequência didática “eu sou o que como?”: um olhar de integração entre educação formal e não formal com vistas à promoção da alfabetização científica. 14 de junho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 150 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6319561

 

BOONE, Mirelly Katiene e Silva.Desenvolvimento do processo de empoderamento em um ambiente de aprendizagem orientado pela educação matemática crítica: reflexões acerca do crescimento urbano do Município de Colatina. 11 de junho de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 156 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6983493

 

TEIXEIRA, Ana Ligia Oliveira. Caminhos para a integração entre as disciplinas técnicas e a matemática no curso Técnico de Segurança do Trabalho Integrado com Ensino Médio de Jovens e Adultos do Ifes-Vitória. 30 de maio de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 148 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6406779

 

SILVA, Anderson José. Percepção da criticidade financeira de alunos do ensino médio sob a ótica da educação matemática . 29 de maio de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 100 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6379332

 

RONCHETTI, Wasley Antonio. Os registros de representação semiótica na aprendizagem das grandezas massa e comprimento por meio de uma atividade de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica. 24 de maio de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 131 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6406820

 

ARAÚJO, Brenda Odete Pfeifer de. Proposta pedagógica e considerações sobre uma educação sexual mais humana e emancipatória. 27 de abril de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 185 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6441284

 

PASSAMAI, Paulo Cesar da Silva Passamai. Diálogo escola – comunidade na Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira: entre histórias, memórias saberes e fazeres no município de Cariacica -ES. 13 de abril de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 243 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6272614

 

INGLEZ, Italo Severo Sans. Aulas de campo como estratégia de integração entre espaços educativos não formais e escola: o Rio Pardo como local para abordar uma educação ambiental. 05 de abril de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 121 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6094796

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/391

 

PIRCHINER, Juliana Casotto. Banda de congo Piabas / Irundi do Espírito Santo : educação, ciência e cultura. 02 de abril de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2018 – 233 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6033154

 

SILVA, Rafael Barbosa da. Comprimentos e áreas com o uso do software Sketchup: uma proposta de sequência didática. 09 de março de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 137 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5705113

 

SANTOS, Carlos Alberto Firmino dos. Uma perspectiva histórico-crítica da eletricidade para o ensino de ciências — a integração de conteúdos escolares ao acervo da escola da ciência-física no contexto da alfabetização científica. 26 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 184 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5604387

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/394


CASTRO, Rosemere Athayde Santos de Castro. O uso de tecnologias digitais como recurso no processo de ensino-aprendizagem da matemática em turmas de EJA.23 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 91 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5606270

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/369


CHAGAS, Evandro Ribeiro. Processos de formação no espaço do conselho escolar: possibilidades de diálogos entre educação ambiental crítica e gestão democrática. 22 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 172 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5607466

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/398


DALVI, Silva Côcco. Modelagem matemática na perspectiva sociocrítica e os registros de representação semiótica na formação do conceito de número racional. 22 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 116 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5606429

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/385

 

FRANZOSI, Vito Rodrigues. Agrupamentos e desagrupamentos no aplicativo multibase: uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo.22 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 138 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5532938

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/390

 

MONTEIRO, Charlles. Prática pedagógica interdisciplinar no curso técnico em pesca: um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica. 22 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 287 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5535800

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/393

 

FALQUETTO, Jéssica Monteiro. Uma proposta de material didático para o ensino de números negativos no proeja: contribuições de uma pedagogia libertadora. 21 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 159 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5507374

 

SANTANA, Danielly Fraga. Formação inicial de licenciandos em matemática: um estudo sobre o conceito de divisão. 19 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 164 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5487662

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/396

 

KACHEL, Gabriel Luiz Santos. Construção e transformações do currículo de matemática do curso técnico em estradas do Ifes (1960 – 1990). 06 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 166 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5413503

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/395

 

ANJOS, Welington Batista dos. Ensino de história na educação básica: (re)significando valores sobre os povos indígenas do Espírito Santo. 06 de fevereiro de 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 128 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5413374

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/392

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página