Dissertações e Teses - 2015
Índice de Artigos
Dissertações de mestrado de 2015
ARAUJO, Tatiene Kellen Rosa Germano. Aulas de campo na Floresta Nacional de Pacotuba: a alfabetização científica, os saberes locais e a experiência com o grupo bicho do mato. 17 de dezembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 127 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2669575
CORDEIRO, Janivaldo Pacheco. Dos (des)caminhos de Alice no País das Maravilhas ao autístico mundo de sofia – a matemática e o teatro dos absurdos. 24 de agosto de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 188 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2670274
CORDEIRO, Robson Vinicius. Alfabetização científica no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental: (des)construindo práticas pedagógica. 25 de maio de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 357p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2366698
FILHO, Alvarito Mendes. Matemática em cena: aprendizagens por meio da montagem e encenações de peças do teatro matemático. 28 de agosto de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 171 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2455604
GOMES, Nardely Souza. Práticas e aprendizagens dos professores tutores: a formação dos formadores no curso de aperfeiçoamento do Obecim-EJA. 04 de dezembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 179 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2674480
HOFFMANN, Stefania Reis Antunes. Competência leitora e desempenho na resolução de problemas de matemática: um estudo de relações. 16 de novembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 124 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2667138
KAUARK, Fabiana da Silva. Desvendando os laboratórios de ensino de ciências: investigação sobre suas características e atividades. 11 de novembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 86 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2574772
LIMA, Evânia de Oliveira Pereira. Educação estatística sob a perspectiva sociocrítica da modelagem matemática: uma proposta para o Ensino Médio. 15 de dezembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 107 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2659161
LOPES, Fernando Pinto. Ambientes alternativos de ensino para estímulo das memórias de curto e de longo prazos no estudo de verminoses. 16 de dezembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 76 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2659281
LOURES, Marcela Andrade Martins. A utilização de saberes culturais como contribuição para o ensino e a aprendizagem de conceitos de geometria analítica em uma turma de EJA. 10 de agosto de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 130 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2598261
MARQUES, Maria Luiza de Lima. Escola e parque no contexto de uma proposta de formação continuada em Vitória - ES: contribuições na perspectiva da educação ambiental crítica. 18 de dezembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 232 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2667093
NASCIMENTO, Flavia Nessrala. Aulas de campo: uma proposta para o ensino de ciências que tenha como eixo integrador a educação ambiental crítica Vitória. 15 de outubro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 156 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2659100
PAGIO, Julio Cezar. O olhar da educação profissional na perspectiva da educação matemática: uma colaboração na construção do material didático da EJA. 29 de janeiro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 141 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1523916
PEREIRA, Rodolfo Moura. A interdisciplinaridade e seus olhares sobre a cultura corporal mediados por textos de divulgação científica: uma sequência didática para o ensino fundamental. 25 de setembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 174 p.
Baixe aqui o arquivo: MPECM_ Dissertação de Mestrado Profissional_ Rodolfo Moura Pereira_ Turma 2013_ V Final em 18.08.2016
ROLDI, Kleber. O potencial pedagógico do espaço de educação não formal parque da manteigueira (Vila Velha-ES): uma proposta de sequência didática com abordagem sociocultural. 13 de agosto de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 122 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2479967
ROVETTA, Organdi Mongin. Interações em sala de aula e em redes sociais no estudo de sólidos geométricos no Ensino Médio. 13 de agosto de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 169 p.
Baixe aqui o arquivo: MPECM_ Dissertação de Mestrado Profissional _ Organdi Mongim Rovetta_ V Final em 21.11.2015
SANTOS, Jackelinne Azevedo Silva dos. Mídias comerciais em aulas de matemática financeira no ensino médio. 09 de dezembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 115 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2669093
SANTOS, Raqueline Brito dos. Ensino de ciências à luz da pedagogia histórico-crítica no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental: potencialidades e desafios. 16 de outubro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 210 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2574773
SANTOS, Wellington Alves dos. Ensino de ciências por abordagem temática: formação orgânica e socioambiental das classes populares na escola. 11 de dezembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 212 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2668361
TEIXEIRA, Bea Karla Flores Machado. Teoria dos grafos a partir do ensino médio: uma abordagem no espectro do modelo dos campos semânticos. 27 de abril de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 173 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2361196
TEIXEIRA, Cristiane Ramos. A Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira: contribuições para a educação científica na rede municipal. 18 de dezembro de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015 - 189 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2667136
VIEIRA, Marciano de Almeida. Cenários futuros sobre as culturas docentes: um estudo sobre a livre colaboração. 31 de Julho de 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015- 222 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3867468
Redes Sociais