Dissertações e Teses - 2021
Índice de Artigos
Dissertações de mestrado de 2021
ACCIOLY, Marcos Vinicius Forecchi. A cultura maker e a educação para o século xxi: convergências com a formação de educadores para o ensino de ciências. 26 de outubro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 154 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11018913
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1530
ALMEIDA, Felipe Schiavo Marques de. Promovendo a alfabetização científica no ensino médio de uma escola pública estadual por meio de uma aula de campo no manguezal da Ufes(Vitória, ES). 21 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 81 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083479
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1925
AMARAL, Camila Augusta do Nascimento. Conceito de fração pela perspectiva de medição. 04 de março de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 117 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10314630
RI do IFES:https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1439
CAMPOS, Ayandara Pozzi de Moraes. Conceptstudy na formação de professores que ensinam matemática: um estudo colaborativo do conceito de área para o ensino. 26 de fevereiro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 159 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10403066
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1438
CORTAT, Karina Aguieiras. Inclusão sociodigital como apoio à saúde mental de idosos. 16 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 173 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083466
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2357
DELCARRO, Jéssica Cristina Silva. Formação continuada de profissionais da educação básica em educação inclusiva: possibilidades do ensino de ciências para estudantes com deficiência visual. 16 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 137 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083453
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2078
DUARTE, Marcelene Alves. Desenvolvendo as competências estatísticas por meio do modelo de cooperação investigativa. 22 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 161 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083482
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2255
ESPIRIDON, Glauciony. Processo formativo de professores dos anos iniciais como mobilizador de conhecimentos relativos ao sistema de numeração decimal. 03 de novembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 191 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11022848
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2102
FERREIRA, Késia Alves Penna. O aplicativo multibase e bases numéricas diversas: um estudo sobre a contribuição dos gestos na aprendizagem. 22 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 158 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083461
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1723
FONSECA, Cristiane Teixeira Cordeiro. Discalculia associada ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo sobre as operações de multiplicação e divisão considerando os mecanismos compensatórios . 29 de novembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 114 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11522314
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1863
FORTES, Janielli de Vargas. De surdo para surdo: diálogos sobre o ensino e a aprendizagem de matemática utilizando libras. 21 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 128 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083478
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1687
GOMES, Daniele de Aquino. A cades e a formação de professores de matemática no Espírito Santo (1950 - 1970). 01 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 118 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11522103
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1645
MAJONI, Higor Soares. Uma história em quadrinhos para contribuição na produção de significados acerca do teorema de pitágoras sob princípios do modelo dos campos semânticos. 17 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 170 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083462
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1880
MARCARINI, Verônica Borsonelli. Uma proposta de educação financeira no ensino médio: significados produzidos por estudantes de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo. 31 de novembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 166 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083472
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1535
MELADO, Kariele Coutinho. Formação continuada para o ensino de ciências: uma abordagem pela alfabetização científica para pedagogas/os. 23 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 159 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083475
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1650
MOREIRA, Wanderson Pinto. Modelagem matemática e educação estatística: Formulação, tabulação e análise do inquérito sorológico com estudantes do ensino fundamental. 07 de dezembro 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 119 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083473
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1509
OLIVEIRA, Lohan Galvão de. Titãs de uma nova era: discutindo sexualidade na escola com estudantes gays do Ifes. 20 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 147 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083480
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1885
OLIVEIRA, Luzinete de Souza. Formação de professores para o uso de jogos no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual. 06 de agosto de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 164 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11015446
RI - IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1442
PAGUNG, Nathalia Maria Dias. Modelagem matemática e os atos dialógicos: a construção de um ambiente de aprendizagem de proporcionalidade em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. 11 de agosto de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 186 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11015906
RI - IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1422
RANGEL, Simone de Souza Silva. Desenvolvimento de noções espaciais por uma criança com TDAH na Educação Infantil: apropriação de conceitos matemáticos. 21 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 196 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083477
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1882
RESSTEL, Renata. Uma proposta de material digital acessível para a modalidade a distância no âmbito da educação profissional. 29 de março de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 125 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10554114
RI - IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1443
ROCHA, Eliane Denes. Educação financeira para alunos do ensino médio: abordagem investigativa sobre aprendizado em aulas de matemáticaelianedenes rocha. 24 de março de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 123 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10538475
RI - IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1440
SAMPAIO, Ana Paula Dutra dos Santos. Abordagem temática para o ensino de biologia: o rio formate como espaço para abordar botânica e ecologia. 26 de fevereiro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 128 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10402829
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1437
SANTOS, Euna Sousa Araújo. Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática: uma discussão de conceitos do campo grandezas e medidas com o uso do software Hagáquê. 24 de fevereiro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 106 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10256721
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1441
SCHUNK, Thaciane Jahring. Produção de significados para poliedros de Platão e relação de Euler numa abordagem utilizando a história da matemática no no ensino fundamental. 06 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 140 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083476
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1587
SILVA, Vanessa Oliveira da. Estudo da malacologia no Ensino Fundamental II: uma aula de campo no parque Tabuazeiro para a promoção da alfabetização científica. 17 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 175 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11513413
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1694
SOUSA, Stevão Carneiro de. Uma leitura da produção de significado para possíveis noções de vetor em uma turma de licenciatura em matemática. 21 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 99 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11513421
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2027
STRASSEMANN, Thiago Guedes. Introdução ao conceito de função e teoria histórico-cultural: uma proposta para o ensino médio em meio à pandemia covid-19. 13 de outubro 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 191 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11015870
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1554
TONIATO, Larissa. Produção de significados de professores do ensino fundamental ao adotarem textos de Malba Tahan. 04 de outubro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 236 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11513212
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1358
TONON, Camila Bruschi. Ensino híbrido como metodologia norteadora para discussão e aprendizagem da temática “infecções sexualmente transmissíveis na adolescência” no contexto do ensino médio. 11 de agosto de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 181 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11018915
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1365
VACCARI, Ludmila Lessa Lorenzoni. O laboratório vivo como artefato pedagógico: possibilidades de alfabetização científica sustentável por abordagem curricular temática nos anos iniciais da educação básica. 20 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 190 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083463
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2003
VASCONCELOS, Verônica Isaura do Rozário de. Aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino fundamental II: um debate sobre a implantação do parque municipal urbano Sítio Batalha, Vila Velha-ES. 20 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 159 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083457
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1808
ZAGÔTO, Daniele Giori de Farias. Química da cerveja: promoção de alfabetização científica com enfoque CTSA no contexto do ensino médio. 08 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 177 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083464
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1538
Redes Sociais