Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses
Início do conteúdo da página

Dissertações e Teses - 2021

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 13h53 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 08h41

Índice de Artigos

Dissertações de mestrado de 2021

ACCIOLY, Marcos Vinicius Forecchi. A cultura maker e a educação para o século xxi: convergências com a formação de educadores para o ensino de ciências. 26 de outubro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 154 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11018913

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1530

ALMEIDA, Felipe Schiavo Marques de. Promovendo a alfabetização científica no ensino médio de uma escola pública estadual por meio de uma aula de campo no manguezal da Ufes(Vitória, ES). 21 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 81 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083479

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1925

AMARAL, Camila Augusta do Nascimento. Conceito de fração pela perspectiva de medição. 04 de março de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 117 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10314630

RI do IFES:https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1439

CAMPOS, Ayandara Pozzi de Moraes. Conceptstudy na formação de professores que ensinam matemática: um estudo colaborativo do conceito de área para o ensino. 26 de fevereiro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 159 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10403066

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1438

CORTAT, Karina Aguieiras. Inclusão sociodigital como apoio à saúde mental de idosos. 16 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 173 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083466

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2357

DELCARRO, Jéssica Cristina Silva. Formação continuada de profissionais da educação básica em educação inclusiva: possibilidades do ensino de ciências para estudantes com deficiência visual. 16 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 137 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083453

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2078

DUARTE, Marcelene Alves. Desenvolvendo as competências estatísticas por meio do modelo de cooperação investigativa. 22 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 161 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083482

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2255

ESPIRIDON, Glauciony. Processo formativo de professores dos anos iniciais como mobilizador de conhecimentos relativos ao sistema de numeração decimal. 03 de novembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 191 p.

Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11022848

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2102

FERREIRA, Késia Alves Penna. O aplicativo multibase e bases numéricas diversas: um estudo sobre a contribuição dos gestos na aprendizagem. 22 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 158 p.

Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083461

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1723

FONSECA, Cristiane Teixeira Cordeiro. Discalculia associada ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo sobre as operações de multiplicação e divisão considerando os mecanismos compensatórios . 29 de novembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 114 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11522314

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1863

FORTES, Janielli de Vargas. De surdo para surdo: diálogos sobre o ensino e a aprendizagem de matemática utilizando libras. 21 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 128 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083478

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1687

GOMES, Daniele de Aquino. A cades e a formação de professores de matemática no Espírito Santo (1950 - 1970). 01 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 118 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11522103

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1645

MAJONI, Higor Soares. Uma história em quadrinhos para contribuição na produção de significados acerca do teorema de pitágoras sob princípios do modelo dos campos semânticos. 17 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 170 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083462

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1880

MARCARINI, Verônica Borsonelli. Uma proposta de educação financeira no ensino médio: significados produzidos por estudantes de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo. 31 de novembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 166 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083472

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1535

MELADO, Kariele Coutinho. Formação continuada para o ensino de ciências: uma abordagem pela alfabetização científica para pedagogas/os. 23 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 159 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083475

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1650

MOREIRA, Wanderson Pinto. Modelagem matemática e educação estatística: Formulação, tabulação e análise do inquérito sorológico com estudantes do ensino fundamental. 07 de dezembro 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 119 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083473

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1509

OLIVEIRA, Lohan Galvão de. Titãs de uma nova era: discutindo sexualidade na escola com estudantes gays do Ifes. 20 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 147 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083480

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1885

OLIVEIRA, Luzinete de Souza. Formação de professores para o uso de jogos no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual. 06 de agosto de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 164 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11015446

RI - IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1442

PAGUNG, Nathalia Maria Dias. Modelagem matemática e os atos dialógicos: a construção de um ambiente de aprendizagem de proporcionalidade em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. 11 de agosto de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 186 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11015906

RI - IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1422

RANGEL, Simone de Souza Silva. Desenvolvimento de noções espaciais por uma criança com TDAH na Educação Infantil: apropriação de conceitos matemáticos. 21 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 196 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083477

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1882

RESSTEL, Renata. Uma proposta de material digital acessível para a modalidade a distância no âmbito da educação profissional. 29 de março de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 125 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10554114

RI - IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1443

ROCHA, Eliane Denes. Educação financeira para alunos do ensino médio: abordagem investigativa sobre aprendizado em aulas de matemáticaelianedenes rocha. 24 de março de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 123 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10538475

RI - IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1440

SAMPAIO, Ana Paula Dutra dos Santos. Abordagem temática para o ensino de biologia: o rio formate como espaço para abordar botânica e ecologia. 26 de fevereiro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 128 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10402829

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1437

SANTOS, Euna Sousa Araújo. Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática: uma discussão de conceitos do campo grandezas e medidas com o uso do software Hagáquê. 24 de fevereiro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 106 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10256721

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1441

SCHUNK, Thaciane Jahring. Produção de significados para poliedros de Platão e relação de Euler numa abordagem utilizando a história da matemática no no ensino fundamental. 06 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 140 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083476

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1587

SILVA, Vanessa Oliveira da. Estudo da malacologia no Ensino Fundamental II: uma aula de campo no parque Tabuazeiro para a promoção da alfabetização científica. 17 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 175 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11513413

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1694

SOUSA, Stevão Carneiro de. Uma leitura da produção de significado para possíveis noções de vetor em uma turma de licenciatura em matemática. 21 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 99 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11513421

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2027

STRASSEMANN, Thiago Guedes. Introdução ao conceito de função e teoria histórico-cultural: uma proposta para o ensino médio em meio à pandemia covid-19. 13 de outubro 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 191 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11015870

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1554

TONIATO, Larissa. Produção de significados de professores do ensino fundamental ao adotarem textos de Malba Tahan. 04 de outubro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 236 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11513212

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1358

TONON, Camila Bruschi. Ensino híbrido como metodologia norteadora para discussão e aprendizagem da temática “infecções sexualmente transmissíveis na adolescência” no contexto do ensino médio. 11 de agosto de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 181 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11018915

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1365

VACCARI, Ludmila Lessa Lorenzoni. O laboratório vivo como artefato pedagógico: possibilidades de alfabetização científica sustentável por abordagem curricular temática nos anos iniciais da educação básica. 20 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 190 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083463

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2003

VASCONCELOS, Verônica Isaura do Rozário de. Aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino fundamental II: um debate sobre a implantação do parque municipal urbano Sítio Batalha, Vila Velha-ES. 20 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 159 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083457

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1808

ZAGÔTO, Daniele Giori de Farias. Química da cerveja: promoção de alfabetização científica com enfoque CTSA no contexto do ensino médio. 08 de dezembro de 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2021 – 177 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11083464

RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1538

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página