Dissertações e Teses - 2019
Índice de Artigos
Dissertações de mestrado de 2019
BARCELLOS, Barbara Fabris. Aplicação da metodologia da mediação dialética com enfoque CTS/CTSA na EJA para discutir o destino do lixo doméstico. 19 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 135 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7894223
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1405
BUENO, Isabelle Steffania Carvalho de Campos. Estudantes com altas habilidades/superdotação e a inteligência lógico matemática: um caminho para a valorização do seu potencial. 18 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 121 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7891286
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1434
LORENZUTTI, Andressa de Oliveira Faria. Formação continuada de professores dos anos iniciais: um estudo coletivo do conceito de proporcionalidade. 17 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 159 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7891001
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1401
PEROZINI, Renata. Uma volta ao espaço em trinta dias: aprendizagem baseada em problemas com o uso da sala de aula virtual no contexto do ensino médio EJA. 17 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 134 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7891129
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1387
TRANCOSO, Fabrício Assis. O uso de tablets e tecnologia touchscreen em atividades de geometria. 13 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 89x p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8571642
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1469
MOURA, Ana Paula Azevedo. Saberes Guarani Tambeopé em aulas de matemática da educação básica: um olhar etnomatemático às suas MBA’EITXA OO DJADJAPO. 13 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 130 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8251704
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1407
NASCIMENTO, Alexandre Carlos Augusto Souza. Uma proposta para o ensino de probabilidade por meio de uma atividade de modelagem matemática baseada no modelo de cooperação investigativa. 13 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 79 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8141439
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1433
FOLETTO, Rosieli Geraldina Merotto. Escola sustentável: um estudo de caso desenvolvido em uma escola municipal de aracruz (ES), à luz da educação ambiental crítica. 12 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 158 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7892068
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1412
LIMA, Tatiane da Silva. Reflexos da construção de um ambiente de aprendizagem baseado na modelagem matemática no desenvolvimento do autoconceito acadêmico em matemática. 12 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 131 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7891319
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1402
LEFFLER, Ronaldo. Educação financeira: um estudo de caso na formação inicial de professores de matemática. 26 de novembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 224 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7939622
CUNHA, Geovania Cezana Araújo. Aventuras marítimas: gamificando o campo aditivo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 22 de novembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2019 - 234 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8833139
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1429
WANDERLEY, Roger Artur Jahring. Algumas contribuições do Lesson Study para a formação do professor de matemática em aulas que promovam a construção do conceito de volume. 05 de novembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 118 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9272725
RODRIGUES, Chirlei de Fatima. Debates sobre a produção de abacaxi no sul do Estado do Espírito Santo: ensino de química com enfoque CTS/CSTA à luz de Paulo Freire. 17 de outubro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 135 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9243616
MILLI, Elcio Pasolini. Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos. 20 de setembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2019 - 213 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7742319
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1124
SANTOS, Flávia Fassarela Cola dos. Apropriação do conceito de números por um estudante com Síndrome de Willians: estudo de caso com base no conceito de compensação de Vigotski. 12 de setembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2019 - 123 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7742321
SOUZA, Andressa Ernana Sales de Brito. Uma perspectiva bilíngue no ensino do conteúdo de funções orgânicas para alunos do ensino médio no município de Serra-ES. 11 de setembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 143 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8562537
COGO, Sannya Maria Britto. Enfoque CTS/CTSA no ensino de ciências a partir da temática de produção de sabão artesanal. 04 de setembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 172 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7894444
SCHNEIDER, Jorge. Softwares educacionais para o ensino da matemática no Ensino Médio. 20 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2019 - 199 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8827624
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1400
MARTINS, Diego Henrique Gomes. Apropriação do conceito de área e perímetro por um estudante com deficiência intelectual: discussões a partir dos fundamentos da defectologia de Vigotski. 09 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 246 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8563087
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1413
ALVES, Emanuela Nascimento. A construção do conceito de probabilidade em espaços contínuos: uma contribuição à luz da teoria das situações didáticas. 07 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 180 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8544693
TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha. O uso do jogo Awalé como possibilidade na educação matemática para EJA. 07 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 196 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8544413
SILVA, Regisson da. O monstro amigo: possíveis abordagens no ensino fundamental sobre o abuso sexual em crianças. 06 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 117 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8565516
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1139
CORA, Renato Andreão. Uma viagem às origens: o ensino de evolução humana a partir de uma sequência didática na perspectiva da alfabetização científica. 01 de julho de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2019 - 118p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7664667
FERREIRA, Thalita Quinto Soares. Atividades investigativas em projetos de trabalhos colaborativos: um olhar acerca das potencialidades que emergem da prática pedagógica. 24 de junho de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2019 - 105 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7662296
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1462
ALVES, Fernando Campos. Introdução ao ensino de equações na educação de jovens e adultos: uma experiência didática a partir da abordagem histórico cultural. 03 de junho de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 205 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8135239
CESAR, Deovair Monteiro. Aula de campo no sambaqui do rio Salinas (ES): atividades investigativas para alfabetização científica e educação patrimonial. 17 de maio de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 185 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8544152
HENCKER, Cíntia. Educação e ambiente: formação de conselheiros ambientais para enraizamento da política municipal de educação ambiental em Vitória/ES. 26 de março de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 160 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7630995
RI do IFES: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1470
CAETANO, Áthyla. Formação de profissionais da educação básica em infecções sexualmente transmissíveis no sul do estado do Espírito Santo: uma experiência de educação em saúde. 01 de março de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018 - 165 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7631011
DEMUNER, Lourival. Estudo de recuperação de nascente de água no Ensino Médico público:uma educação ambiental com enfoque CTS/CTSA. 25 de fevereiro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2019 - 209 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=7631237
CERQUEIRA, Yolanda Pinto dos Santos. Formação continuada de professores dos ano iniciais sobre multiplicação e divisão: aprendizagens no coletivo. 19 de fevereiro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2019 - 224p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7748823
FREDERICH, Glaziéla Vieira. Plantas baixas residenciais e um estudo sobre conceitos de grandezas geométricas. 14 de fevereiro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória - Espírito Santo, 2019 – 234 p.
Baixe aqui o arquivo:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7263663
Redes Sociais