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Regulamento Geral - Organização Didática

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2017, 18h18 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 09h44

Índice de Artigos

 

Art. 10. A estrutura curricular prevê a duração de 24 meses para o período de estudos, excluindo-se a qualificação e a defesa, podendo ser ampliado até 36 meses, a critério do Colegiado de Pós-Graduação (CPG), de acordo com o Regulamento da Organização Didática dos cursos Pós-graduação lato sensu e stricto sensu do Ifes (Portaria Ifes Nº 1544, de 8 de julho de 2019).

§ Único. O discente que não completar o curso em 36 meses será jubilado do programa de pós-graduação, salvo os casos excepcionais julgados pelo CPG.

Art. 11. A estrutura curricular do curso é constituída pelas seguintes etapas de estudos, compostas por disciplinas e atividades complementares a saber:

  1. Disciplinas: Formação pedagógica e epistemológica; Formação disciplinar em Ciências e/ou Matemática; Formação complementar; Pesquisa de mestrado e Prática de estágio supervisionado (PES).
  2. Atividades Complementares: Participação ativa em um grupo de pesquisa; Publicação de trabalhos científicos; Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de língua inglesa, com aproveitamento mínimo de 50%; Seminário de pós-graduação (SECIM); Exame de qualificação de mestrado; Defesa da dissertação de mestrado; e Desenvolvimento e apresentação de um produto educacional, produzido com base no trabalho de mestrado.

§ 1º. A integralização das disciplinas necessárias ao mestrado é expressa em unidades de crédito. Cada crédito cursado tem a equivalência de 15 horas de aula teórica e/ou prática.

§ 2º. O curso de mestrado caracteriza-se pela flexibilidade, proporcionando ao discente, obedecida à legislação pertinente, ampla oportunidade de iniciativa na composição de seu programa de estudos, respeitada a estrutura curricular.

§ 3º. A estrutura curricular prevê disciplinas a serem realizadas ao longo do período letivo, mediante matrícula realizada semestralmente, podendo ter duração inferior a um semestre, desde que respeitada à respectiva carga horária.

§ 4º. A escolha do orientador e do tema da dissertação de mestrado deverão ser realizados no primeiro período letivo.

§ 5º. A construção da dissertação de mestrado e do produto educacional é formalizado por meio das disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Pesquisa de Mestrado I, II, III, IV e V, todas com 2 (dois) créditos.

§ 6º. A prática de estágio supervisionado (PES) tem caráter de disciplina e é coordenada pelo orientador credenciado no EDUCIMAT, sendo computado 2 (dois) créditos. Ao final, o discente deverá produzir uma reflexão sobre as contribuições do processo formativo do Mestrado Profissional, materializado em forma de relato de experiência e avaliado pelo respectivo orientador.

§ 7º. Ao final de cada disciplina, será atribuída uma nota final de 0,0 (zero) a 100 (cem), sendo considerado aprovado o discente que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta).

§ 8°. O discente que obtiver mais de uma reprovação durante o curso será jubilado do programa.

Art. 12. O itinerário formativo do mestrado prevê disciplinas organizadas em cinco categorias, a saber:

  1. Formação Pedagógica e Epistemológica – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas de formação pedagógica e epistemológica, ensejando uma reflexão didático-pedagógica e epistemológica sobre a educação científica realizada nos espaços de educação formal e não formal, destacando-se algumas visões contemporâneas dos aspectos históricos epistemológicos da ciência;
  2. Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias em Ciências e Matemática, visando à atualização dos conteúdos específicos, com ementas próprias e bibliografia atualizada;
  3. Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativas em Educação em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento da pesquisa de mestrado;
  4. Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas que tratam da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática.
  5. Prática de estágio supervisionado em Educação em Ciências e Matemática – É uma disciplina obrigatória prevista para o terceiro semestre do Mestrado Profissional, que trata da reflexão sobre a prática docente na Educação Básica em Ciências ou Matemática, supervisionada pelo respectivo orientador. Ao final, o discente de mestrado deve apresentar um relatório, no qual desenvolverá uma reflexão sobre as contribuições do mestrado profissional a sua prática docente.

Art. 13. O curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática exige a aprovação em 31 créditos em disciplinas, discriminadas no anexo a este regulamento, e em atividades complementares.

§ 1o. Os créditos em disciplinas exigidos para complementação dos estudos são distribuídos da seguinte maneira:

i. Formação Pedagógica e Epistemológica. 10 (dez) créditos obrigatórios.

ii. Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática. 3 (três) créditos obrigatórios – Debates Conceituais em Ciências I ou Debates Conceituais em Matemática I (1 disciplina obrigatória).

iii. Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática. Mínimo de 6 (seis) créditos optativos (mínimo de 3 disciplinas optativas).

iv. Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. 10 (dez) créditos obrigatórios.

v. Prática de estágio supervisionado. 2 (dois) créditos obrigatórios.

vi. Total de Créditos Obrigatórios: 25 (vinte e cinco) créditos obrigatórios.

vii. Total de Créditos Optativos: 6 (seis) créditos optativos.

viii. Total de Créditos: 31 (trinta e um) créditos.

 

§ 2o. Com relação à formação complementar em educação em Ciências e Matemática, os estudantes deverão cursar um mínimo de 3 disciplinas optativas conforme indicações do orientador.

§ 3o. Com relação às atividades complementares, durante o itinerário formativo, os estudantes deverão realizar atividades na forma estabelecida no Quadro 3, de modo a totalizar o quantitativo mínimo de 14 créditos complementares.

Art. 14. O discente do mestrado poderá solicitar o aproveitamento de até 4 créditos decorrentes de disciplinas cursadas em outro programa stricto sensu, reconhecido pela Capes, mediante solicitação com justificativa do orientador e homologação pela coordenação. O pedido de aproveitamento de disciplinas só será aplicado às disciplinas optativas do itinerário formativo.

Art. 15. As disciplinas de Pesquisa de Mestrado são coordenadas pelo orientador, tendo em vista os seguintes objetivos:

  1. Elaboração e apresentação do projeto de mestrado;
  2. Elaboração do relatório de qualificação;
  3. Elaboração da dissertação de mestrado e do produto educacional.

Quadro 3. Atividades complementares do mestrado profissional previstas durante o itinerário formativo, com créditos equivalentes mínimos obrigatórios a serem computados.

Atividade

Complementar

Atividade Complementar realizada durante o itinerário formativo do mestrado Crédito

Total Mínimo

de Créditos

Grupo de Pesquisa Participação de um Grupo de Pesquisa cujo orientador esteja vinculado. 1 crédito/semestre 2 créditos
Trabalho Científico Trabalho apresentado na forma de resumo ou resumo expandido em evento científico, publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. 1 crédito/trabalho 2 créditos
Trabalho completo apresentado em evento científico, publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. 2 créditos/trabalho
Produto Educacional produzido durante o itinerário formativo, além do produto educacional de mestrado, com coautoria do orientador. O produto educacional deve apresentar Registro do tipo ISBN, Registro de Obra de Artes na Biblioteca Nacional, Registro de Software, Registro de Obra Cinematográfica, ou registro similar. 2 créditos/trabalho
Livro ou capítulo de livro publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. 3 créditos/trabalho
Artigo completo aprovado ou publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. 4 créditos/trabalho
Exame de Suficiência em Inglês Apresentação de um comprovante de teste de suficiência de língua inglesa, do tipo Toefl, Michigan, Oxford, Cambridge, ou exames equivalentes, com aproveitamento de 50%, obtido em local credenciado pelo programa de pós-graduação, até a data do exame de qualificação de mestrado. Serão aceitos certificados de exames de suficiência/proficiência realizados no período de até 5 anos na data do exame de qualificação de mestrado. 2 créditos 2 créditos
Seminário Seminário de pós-graduação (SECIM). 2 créditos 2 créditos
Exame de Qualificação Exame de qualificação de Mestrado. 2 créditos 2 créditos
Defesa Defesa da dissertação de Mestrado. 2 créditos 2 créditos
Produto Educacional Desenvolvimento e apresentação de um Produto Educacional com base no trabalho de mestrado. 2 créditos 2 créditos
Total 14 créditos

 

 

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