Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Seleção Doutorado
Início do conteúdo da página

Seleção Doutorado Educimat

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 14h22 | Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2020, 14h05

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMATICA DO IFES

PRIMEIRA SELEÇÃO PARA O DOUTORADO

EDITAL IFES 06/2021 PARA A PRIMEIRA TURMA DE DOUTORADO

 

9 - ETAPA DE VERIFICAÇÃO DE CANDIDATOS QUE OPTARAM POR RESERVA DE VAGAS DE PCD E DE PPI

NOVO!!! CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS DE PPI PARA ENTREVISTA COM A COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DO IFES

COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE CANDIDATOS APROVADOS NA VAGA DE PCD E DE PPI NO EDITAL IFES 06/2021 - DOUTORADO-EDUCIMAT

ATENÇÃO: Não foi aprovado nenhum candidato para vaga de PCD. 

A Banca de Verificação de Candidatos que optaram por reserva de vagas de PPI acontecerá no dia 27 de novembro de 2020, as 10h, de forma remota (entrevistas remotas com acesso a sala de web conferência). Cada entrevista remota acontecerá com uma banca formada por 3 especialistas e o candidato, podendo durar de 10 a 30 min. O link específico para acessar um ambiente remoto será enviado para o e-mail do candidato.  Todos os candidatos acessarão a sala virtual ao mesmo tempo, e haverá uma sala virtual anexa que cada candidato acessará à medida em que a sua banca acontece. Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição.

ATENÇÃO: O link da sala será enviado por e-mail. O mesmo não poderá ser divulgado. 
 
1 - Utilizaremos na sala do Google Meet. Observe a plataforma de conferência – Google Meet. (https://meet.google.com/).
2 - Bancas de especialistas. A banca será formada por 3 servidores devidamente habilitados pelo NEABI do Ifes campus Vila Velha. No entanto, se houver algum problema de conexão, deve-se garantir um mínimo de 2 pessoas na banca examinadora. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.
3. Orientações acerca do uso do Google Meet disponíveis na internet: https://www.youtube.com/watch?v=u1Eq2ndy4jk.
4. A entrevista não é pública e participa da banca somente o candidato e os membros da banca. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.
5. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da entrevista, a banca poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de entrevista. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

8 - ETAPA 2

NOVO!!! RESULTADO DA ETAPA 2 - AGUIÇÃO DOS PROJETOS E MÉDIAS DAS NOTAS

ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. Por decisão da Comissão do Processo Seletivo Educimat - Doutorado do Edital Ifes No. 06/2021, juntamente com a consulta do corpo docente, após análise rigorosa dos resultados da ETAPA 2, foram aprovados todos candidatos da reserva de vagas de PPI, sem comprometer as vagas dos candidatos que foram aprovados na Demanda Social.   

DATA E HORÁRIO DA BANCA DE CADA CANDIDATO PARA O PROCESSO SELETIVO DO EDUCIMAT-DOUTORADO

As bancas acontecerão de 16 a 20 de novembro de 2020, em link específico para acessar um ambiente remoto, divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo. Cada candidato olha o seu link no seu perfil, acessando http://educimat.selecao.net.br.  O candidato terá acesso ao horário e data de sua banca. Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição. Veja o texto a seguir!

ATENÇÃO: Os links das salas serão disponibilizadas a partir de amanhã, pelo menos 24h antes da realização da banca, no pefil do candidato.

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS

RESTULTADO COM HORÁRIO E DATA DE BANCA DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS
No dia 13 de novembro de 2020, juntamente com o resultado após recursos, as datas e horários das arguições serão divulgadas no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/) e no site do sistema de inscrições na área do candidato (https://educimat.selecao.net.br/).

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição acontecerão no período de 16 a 20 de novembro de 2020 e serão organizadas com tempo máximo de uma hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: vinte minutos.
b. Arguição da banca: trinta minutos.
c. Intervalo entre as bancas: dez minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 3 professores, com horário, data e o link de acesso. No entanto, se houver algum problema de conexão, deve-se garantir um mínimo de 2 professores na banca examinadora. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

ATENÇÃO:
A - Todas as bancas serão gravadas.
B - O candidato deve garantir câmera e sistema de som (microfone e alto falantes) de forma que a banca possa vê-lo e ouvi-lo e ele possa ver e ouvir a banca de forma clara. Atenção: é importante autorizar o navegador a acessar sua câmera e microfone, independentemente da plataforma a ser utilizada.

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS
1. As bancas de arguição acontecerão de forma remota (salas de webconferência) e o link para a sala estará disponível em até 24 horas antes do horário da arguição no sistema de inscrições (https://educimat.selecao.net.br/). As arguições serão gravadas e servirão como material-testemunho caso haja algum tipo de questionamento durante ou após o processo seletivo. O conteúdo das gravações será preservado, utilizado no âmbito exclusivo da avaliação. Não haverá nenhum tipo de divulgação em hipótese alguma.

2. Observe a plataforma de sua conferência – Google Meet, BigBlueButton ou Conferência RNP. As salas de conferência utilizadas nas arguições serão de três plataformas:
a. Google Meet (https://meet.google.com/);
b. Sistema BigBlueButton (BBB) do campus Vitória (https://conferencia2.vitoria.ifes.edu.br/b/);
c. Sistema BigBlueButton (BBB) da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/).

3. Aconselhamos que os candidatos busquem informações sobre como utilizar tais plataformas. Sugestões:
a. Vídeo orientativo sobre o uso do sistema BBB, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hso8yLzkqj8&feature=youtu.be;
b. Manual do Usuário da RNP, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario.
c. Orientações acerca do uso do Google Meet disponíveis na internet: https://www.youtube.com/watch?v=u1Eq2ndy4jk.

4. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

5. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF. Para a plataforma Google Meet, o candidato poderá compartilhar sua tela de apresentação do projeto de doutorado.

6. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da arguição, a banca examinadora poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de arguição. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

FINALIZAÇÃO DA ARGUIÇÃO
7. Após os 50 minutos de arguição, o candidato poderá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

8. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

7 - ETAPA 1 - RESULTADO

NOVO!!! RESULTADO APÓS RECURSO DA ETAPA 1 - NOMES E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS HABILITADOS PARA ETAPA 2

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de habilitado (ou não habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado.
O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Doutorado - Educimat pode ser acessado no , no endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

RECURSO DA ETAPA 1:

Conforme cronograma deste processo seletivo, serão aceitos recursos postados no dia 11 de novembro de 2020. 

Os recursos deverão ser postados no sistema de gerenciamento, no perfil do candidato.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

RESULTADO HOMOLOGADO DA ETAPA 1:

 

RESULTADO DA ETAPA 1:

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

 

6 - INSCRITOS HOMOLOGADOS

Lista de candidatos homologados ou devolvidos. 20/10/2020 - a lista está por número de inscrição. 

Há duas possbilidades: 

Situação 1: Homologado - o canididato postou todos os documentos requisitados para inscrição. 

Situação 2: Devolvido - o candidato deixou de postar algum documento exigido nos requisitos para se inscrever no processo seletivo. 

Recurso da homologação das inscrições - 22 de outubro de 2020. O recurso será efetuado pelo próprio sistema do processo seletivo, na aba do perfil do aluno.  

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

5 - FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO

ANEXO V - FICHA DE AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 

ANEXO VI - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO  - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

4 - NOVO CRONOGRAMA

PRORROGOU!!! INSCRIÇÕES DE 07 A 19 DE OUTUBRO

ANEXO I - NOVO CRONOGRAMA - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

3 - PRORROGOU!!! INSCRIÇÕES DE 07 A 19 DE OUTUBRO

Faça a inscrição pelo link: 

INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO 2020 - CLIQUE AQUI

PRORROGOU!!!! INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19/10/2020!!!

inscrições abertas

 

OBSERVAÇÃO 1: O CANDIDATO DEVERÁ POSTAR O FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO PREENCHIDO. 

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO  - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

OBSERVAÇÃO 2: O CANDIDATO PODERÁ COLOCAR O SEU NOME NO PROJETO. 

OBSERVAÇÃO 3: NÃO HÁ UM MODELO FECHADO DE PROJETO. MAS O CANDIDATO DEVERÁ SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO EDITAL. 

OBSERVAÇÃO 4: POSTAR SOMENTE OS COMPROVANTES REFERENTES AO DECLARADO NO FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PREENCHIDO. 

ARTIGO - FOLHA DE ROSTO DO ARTIGO.

LIVRO E CAPÍTULO DE LIVRO - CAPA, FOLHA DE ABERTURA, FICHA CATALOGRÁFICA. NO CASO DE CAPÍTULO, A PRIMEIRA PÁGINA DO CAPÍTULO TAMBÉM. NÃO É NECESSÁRIO POSTAR TODO O LIVRO. 

TRABALHO COMPLETO DE EVENTO - 1A. FOLHA CONTENDO DADOS DO TRABALHO E EVENTO.  

 

 

2 - REQUISITOS

I. Para os que apresentarem o título de mestre:

a) Possuir graduação (completa), obtida em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; Apresentar projeto de Doutorado articulado a uma área de concentração e linha e sublinha de pesquisa;

b) Apresentar carta de intenção que contenha trajetória profissional do candidato, motivação pelo curso e impacto social.

c) Ter disponibilidade para as aulas presenciais e atividades acadêmicas do Doutorado, realizadas às quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e eventualmente aos sábados;

d) Ter publicado artigo científico, ou apresentar carta de aceite para publicação, em periódico classificado como Qualis CAPES [2013 – 2016] - área de Ensino, publicado no período de 2010 a 2020;

f) Concordar com o presente Edital e estar ciente do Regulamento Geral do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes (EDUCIMAT/Ifes), disponível em http://educimat.ifes.edu.br.

 

II. Para os candidatos que não possuam título de mestre (admissão por meio do Doutorado Direto (ADD), conforme art. 15 do Regulamento Geral do EDUCIMAT):

a) Possuir graduação (completa), obtida em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;

b) Apresentar projeto de Doutorado articulado a uma área de concentração e linha e sublinha de pesquisa;

c) Apresentar carta de intenção que contenha trajetória profissional do candidato, motivação pelo curso e impacto social. d) Ter disponibilidade para as aulas presenciais e atividades acadêmicas do Doutorado, realizadas às quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e eventualmente aos sábados;

e) Ter publicado, como autor principal, no mínimo, dois artigos científicos em periódico classificado como Qualis CAPES [2013 – 2016] - A1, A2 ou B1 na área de Ensino, publicados no período de 2010 a 2020;

f) Concordar com o presente Edital e estar ciente do Regulamento Geral do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes (EDUCIMAT/Ifes), disponível em http://educimat.ifes.edu.br.

1 - EDITAL

EDITAL RETIFICADO EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

EDITAL EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO I - CRONOGRAMA - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO V - FICHA DE AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 

ANEXO VI - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO  - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

TRADUÇÃO DO EDITAL EM LIBRAS. ACESSE O LINK. 

SharedScreenshot

 

1) Público alvo

O EDUCIMAT é dirigido aos profissionais da educação científica, portadores de diploma de graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática, da educação básica ou superior, ou que atuem em espaços de educação não formal, como por exemplo o planetário, museu, centro de ciências e reserva ecológica.

2) Objetivo da Seleção

O objetivo de selecionar profissionais da educação que apresentem experiência em ensino de Ciências, de Matemática, ou na fronteira dessas áreas de conhecimento, para cursar o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, na modalidade DOUTORADO PROFISSIONAL.

3) Áreas de Concentração

São duas áreas de concentração no EDUCIMAT. O candidato ao ingresso no EDUCIMAT deve escolher uma das duas áreas de concentração, a saber:

  1. Educação em Ciências e Tecnologias: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Ciências.
  2. Educação Matemática: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras, de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Matemática.
4) Tese e Produto Educacional

O candidato deverá levar em consideração que, ao final do curso de doutorado, o estudo de pós-graduação stricto sensu culminará na defesa de TESE e na apresentação de um PRODUTO EDUCACIONAL orientado por, pelo menos, um dos professores credenciados no EDUCIMAT/Ifes.

Serão aceitos projetos da área de Ensino da CAPES/MEC (Área 46), cujo produto educacional seja pelo menos um dos seguintes:

  1. Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, videoaulas, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais etc.);
  2. Protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais;
  3. Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas etc.);
  4. Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação científica, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
  5. Materiais interativos (jogos, kits e similares);
  6. Atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras).
5) Vagas
O presente edital prevê um total de 22 vagas, das quais 11 vagas estão previstas para a área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias (Turma A) e 11 vagas estão previstas para a área de concentração de Educação Matemática (Turma B), com entrada em fevereiro de 2021.
 
Tabela A - Ofertas de vagas na turma A e na turma B. 
 
TURMA A - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS. Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e de aprendizagem em Educação em Ciências Naturais, como também os estudos sobre a formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação em Ciências Naturais. Também estão incluídos os estudos sobre currículo na Educação Básica, bem como o desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meireles Leite, Vilma Reis Terra.

SUBLINHAS: (1.1) PBL (Problem Based Learning); (1.2) Formação de Professores focando Estudos CTS/CTSA; (1.3) Sequências Didáticas.

2. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Trata dos estudos sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais no contexto da Educação em Ciências e fronteiras do conhecimento. Estão incluídos os estudos sobre análise e desenvolvimento de livros didáticos, softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto da educação em Ciências e fronteiras do conhecimento.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Isaura Alcina Martins Nobre, Márcia Gonçalves de Oliveira, Marize Lyra Silva Passos, Vanessa Battestin.

SUBLINHAS: (2.1) EAD no contexto da Educação em Ciências; (2.2) Tendências em Tecnologias Educacionais; (2.3) Inovação e Criatividade na Educação.

3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Trata de pesquisas sobre a educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da educação em ciências. Também estão incluídas as investigações sobre divulgação científica, estudos culturais, CTS/CTSA, educação ambiental, trilhas ecológicas, reservas ecológicas, praças, museu e centro de ciências. Estão incluídos os estudos sobre a história e memória da ciência, local e regional, disciplinas, história de currículos, recursos didáticos, eventos e instituições no contexto da Educação em Ciências.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Antonio Donizetti Sgarbi, Carlos Roberto Pires Campos, Eduardo Moscon, Athelson Bittencourt.

SUBLINHAS: (3.1) Aula de Campo; (3.2) História, Ciência, Sociedade e Ambiente; (3.3) Educação não formal; (3.4 Museu de Ciências da Vida.

TURMA B - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre tecnologias digitais, educação a distância, currículo da matemática na Educação Básica, bem como análise e desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Luciano Lessa Lorenzoni, Rony Claúdio de Oliveira Freitas, Hélio Rosetti Júnior.

SUBLINHAS: (1.1) Modelagem Matemática; (1.2) Tecnologias Digitais em Educação Matemática; (1.3) Educação Matemática Financeira.

2. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata do desenvolvimento de estudos sobre formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre currículo na formação inicial e continuada de professores e recursos didáticos voltados para esse fim.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Alex Jordane de Oliveira, Dilza Côco, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Sandra Aparecida Fraga da Silva.

SUBLINHAS: (2.1) Formação de professores na abordagem Histórico Cultural; (2.2) Formação Inicial e Continuada de Professores; (2.3) Concept Study (Investigação do Conceito).

3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Trata do desenvolvimento de estudos sobre educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da Educação Matemática, em espaços formais e não formais da educação. Estão também incluídos estudos sobre história e memória da Matemática, história da Educação Matemática, etnomatemática e estudos envolvendo espaços de educação não formal, tais como museu e centro de ciências no contexto da Educação Matemática.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Antônio Henrique Pinto, Edmar Reis Thiengo, Ligia Arantes Sad.

SUBLINHAS: (3.1) História e Memórias da Educação Matemática e Diversidade Cultural; (3.2) Educação Matemática Inclusiva.

 
 
O presente edital do processo seletivo, de acordo com a legislação em vigor que trata das Ações Afirmativas no âmbito da pós-graduação stricto sensu no Instituto Federal do Espírito Santo (Resolução CS/Ifes No. 61/2019, 13 de dezembro de 2019; ON PRPPG/Ifes No. 01/2019, 09 de agosto de 2019), reserva cotas para pessoas com deficiência - PCD (mínimo de 5% do total de vagas) e cotas para etnia - PPI (mínimo de 25% do total de vagas), restando aproximadamente 70% do total de vagas para a ampla concorrência.
 
 
Na Tabela B consta a distribuição das vagas em áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes.  
 

Tabela B. Distribuição de vagas conforme as características de reserva de vagas estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

Código Linha Distribuição das Vagas
Ampla Concorrência (AC)* PCD* PPI*
Turma A Linha 1 2 1
Linha 2 2 1 1
Linha 3 3 1
Turma B Linha 1 2 1
Linha 2 4 1
Linha 3 1 1 1
Total 14 2 6

 

A distribuição das vagas por área de concentração, linha e sublinha de pesquisa está apresentada nas Tabelas C e D. O candidato, no ato da inscrição, deverá optar por uma área de concentração, linha e sublinha de pesquisa, coerente com o projeto de doutorado.

 

Tabela C. Distribuição de vagas conforme área de concentração, linha e sublinha de pesquisa estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
Linhas e sublinhas de Pesquisa
Total
1
Práticas pedagógicas, formação inicial e continuada de professores no contexto da educação em Ciências.
3
1.1
PBL (Problem Based Learning)
1
1.2
Formação de Professores focando Estudos CTS/CTSA
1
1.3
Sequências Didáticas
1
2
Tecnologias educacionais e recursos didáticos no contexto da educação em Ciências.
4
2.1
EAD no contexto da Educação em Ciências
1
2.2
Tendências em Tecnologias Educacionais
2
2.3
Inovação e Criatividade na Educação
1
3
Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação em Ciências.
4
3.1
Aula de Campo
1
3.2
História, Ciência, Sociedade e Ambiente.
1
3.3
Educação Não Formal  
1
3.4
Museu de Ciências da Vida
1

 

 

Tabela D. Distribuição de vagas conforme área de concentração, linha e sublinha de pesquisa estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linhas e sublinhas de Pesquisa
Total
1
Práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da educação Matemática.
3
1.1
Modelagem Matemática
1
1.2
Tecnologias Digitais em Educação Matemática
1
1.3
Educação Matemática Financeira
1
2
Formação inicial e continuada de professores no contexto da educação Matemática.
5
2.1
Formação de Professores na Abordagem Histórico Cultural
3
2.2
Formação Inicial e Continuada de Professores
1
2.3
Concept Study (Investigação do Conceito)
1
3
Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação Matemática.
3
3.1
História da Matemática; História e Memória da Educação Matemática; Diversidade Cultural
2
3.2
Educação Matemática Inclusiva
1

 

6) Etapas da Seleção

O processo seletivo consistirá em duas Etapas, a saber:

  1. ETAPA 1Avaliação da Carta de Intenção, do Currículo e análise preliminar do projeto (Classificatória e eliminatória).
  2. ETAPA 2Avaliação do Projeto (Classificatória e eliminatória). O candidato fará uma exposição sobre o seu projeto submetido no processo seletivo.

7) Para se inscrever

 

7.1. Carta de Intenção (modelo no EDITAL), analisada na ETAPA 1, deverá abordar: a) trajetória profissional do candidato; b) motivação pelo curso; c) impacto social de sua pesquisa; d) textualidade e organização. A formatação do texto deverá seguir os seguintes parâmetros: fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e mínimo de 2.500 e máximo de 5.000 caracteres com espaçamento. O candidato deverá postar a carta de intenção no formato PDF no ato da inscrição.

7.2. Currículo produzido na Plataforma Lattes do CNPq (Currículo Lattes). Deve apresentar os seguintes aspectos: formação acadêmica, experiência em pesquisa, experiência em extensão e experiência profissional. O candidato deverá postar o currículo no formato PDF no ato da inscrição.

7.3. Projeto de Pesquisa. Deve atender às seguintes especificações:

a.  Ser redigido de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos (Disponível na Biblioteca do Ifes:https://bit.ly/3erWqJx);

b.  As referências devem estar de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para a elaboração de referências (Disponível na Biblioteca do Ifes:https://bit.ly/2TMt68C);

c.  A arquivo completo deve ser enviado em formato de editor de texto editável: Microsoft Word (extensão .doc ou .docx) ou LibreOffice Writer (extensão .odt).

d.  O arquivo completo deve ter no mínimo 15.000 caracteres com espaço e no máximo de 37.500 caracteres com espaço.

8) Cronograma

O processo seletivo está previsto para ser realizado de setembro a dezembro. O início das aulas deverá ser em fevereiro de 2021. O edital deverá ser publicado ainda em setembro. 

Fim do conteúdo da página