Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Seleção Doutorado
Início do conteúdo da página

Seleção Doutorado Educimat

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 14h22 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 21h07

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMATICA DO IFES

PRIMEIRA SELEÇÃO PARA O DOUTORADO

EDITAL 2021 PARA A PRIMEIRA TURMA DE DOUTORADO

 

EDITAL RETIFICADO EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

EDITAL EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO I - CRONOGRAMA - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO V - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 

ANEXO VI - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO  - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

TRADUÇÃO DO EDITAL EM LIBRAS. ACESSE O LINK. 

SharedScreenshot

 

1) Público alvo

O EDUCIMAT é dirigido aos profissionais da educação científica, portadores de diploma de graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática, da educação básica ou superior, ou que atuem em espaços de educação não formal, como por exemplo o planetário, museu, centro de ciências e reserva ecológica.

2) Objetivo da Seleção

O objetivo de selecionar profissionais da educação que apresentem experiência em ensino de Ciências, de Matemática, ou na fronteira dessas áreas de conhecimento, para cursar o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, na modalidade DOUTORADO PROFISSIONAL.

3) Áreas de Concentração

São duas áreas de concentração no EDUCIMAT. O candidato ao ingresso no EDUCIMAT deve escolher uma das duas áreas de concentração, a saber:

  1. Educação em Ciências e Tecnologias: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Ciências.
  2. Educação Matemática: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras, de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Matemática.
4) Tese e Produto Educacional

O candidato deverá levar em consideração que, ao final do curso de doutorado, o estudo de pós-graduação stricto sensu culminará na defesa de TESE e na apresentação de um PRODUTO EDUCACIONAL orientado por, pelo menos, um dos professores credenciados no EDUCIMAT/Ifes.

Serão aceitos projetos da área de Ensino da CAPES/MEC (Área 46), cujo produto educacional seja pelo menos um dos seguintes:

  1. Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, videoaulas, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais etc.);
  2. Protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais;
  3. Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas etc.);
  4. Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação científica, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
  5. Materiais interativos (jogos, kits e similares);
  6. Atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras).
5) Vagas
O presente edital prevê um total de 22 vagas, das quais 11 vagas estão previstas para a área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias (Turma A) e 11 vagas estão previstas para a área de concentração de Educação Matemática (Turma B), com entrada em fevereiro de 2021.
 
Tabela A - Ofertas de vagas na turma A e na turma B. 
 
TURMA A - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS. Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e de aprendizagem em Educação em Ciências Naturais, como também os estudos sobre a formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação em Ciências Naturais. Também estão incluídos os estudos sobre currículo na Educação Básica, bem como o desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meireles Leite, Vilma Reis Terra.

SUBLINHAS: (1.1) PBL (Problem Based Learning); (1.2) Formação de Professores focando Estudos CTS/CTSA; (1.3) Sequências Didáticas.

2. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Trata dos estudos sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais no contexto da Educação em Ciências e fronteiras do conhecimento. Estão incluídos os estudos sobre análise e desenvolvimento de livros didáticos, softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto da educação em Ciências e fronteiras do conhecimento.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Isaura Alcina Martins Nobre, Márcia Gonçalves de Oliveira, Marize Lyra Silva Passos, Vanessa Battestin.

SUBLINHAS: (2.1) EAD no contexto da Educação em Ciências; (2.2) Tendências em Tecnologias Educacionais; (2.3) Inovação e Criatividade na Educação.

3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Trata de pesquisas sobre a educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da educação em ciências. Também estão incluídas as investigações sobre divulgação científica, estudos culturais, CTS/CTSA, educação ambiental, trilhas ecológicas, reservas ecológicas, praças, museu e centro de ciências. Estão incluídos os estudos sobre a história e memória da ciência, local e regional, disciplinas, história de currículos, recursos didáticos, eventos e instituições no contexto da Educação em Ciências.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Antonio Donizetti Sgarbi, Carlos Roberto Pires Campos, Eduardo Moscon, Athelson Bittencourt.

SUBLINHAS: (3.1) Aula de Campo; (3.2) História, Ciência, Sociedade e Ambiente; (3.3) Educação não formal; (3.4 Museu de Ciências da Vida.

TURMA B - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre tecnologias digitais, educação a distância, currículo da matemática na Educação Básica, bem como análise e desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Luciano Lessa Lorenzoni, Rony Claúdio de Oliveira Freitas, Hélio Rosetti Júnior.

SUBLINHAS: (1.1) Modelagem Matemática; (1.2) Tecnologias Digitais em Educação Matemática; (1.3) Educação Matemática Financeira.

2. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata do desenvolvimento de estudos sobre formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre currículo na formação inicial e continuada de professores e recursos didáticos voltados para esse fim.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Alex Jordane de Oliveira, Dilza Côco, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Sandra Aparecida Fraga da Silva.

SUBLINHAS: (2.1) Formação de professores na abordagem Histórico Cultural; (2.2) Formação Inicial e Continuada de Professores; (2.3) Concept Study (Investigação do Conceito).

3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Trata do desenvolvimento de estudos sobre educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da Educação Matemática, em espaços formais e não formais da educação. Estão também incluídos estudos sobre história e memória da Matemática, história da Educação Matemática, etnomatemática e estudos envolvendo espaços de educação não formal, tais como museu e centro de ciências no contexto da Educação Matemática.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Antônio Henrique Pinto, Edmar Reis Thiengo, Ligia Arantes Sad.

SUBLINHAS: (3.1) História e Memórias da Educação Matemática e Diversidade Cultural; (3.2) Educação Matemática Inclusiva.

 
 
O presente edital do processo seletivo, de acordo com a legislação em vigor que trata das Ações Afirmativas no âmbito da pós-graduação stricto sensu no Instituto Federal do Espírito Santo (Resolução CS/Ifes No. 61/2019, 13 de dezembro de 2019; ON PRPPG/Ifes No. 01/2019, 09 de agosto de 2019), reserva cotas para pessoas com deficiência - PCD (mínimo de 5% do total de vagas) e cotas para etnia - PPI (mínimo de 25% do total de vagas), restando aproximadamente 70% do total de vagas para a ampla concorrência.
 
 
Na Tabela B consta a distribuição das vagas em áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes.  
 

Tabela B. Distribuição de vagas conforme as características de reserva de vagas estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

Código Linha Distribuição das Vagas
Ampla Concorrência (AC)* PCD* PPI*
Turma A Linha 1 2 1
Linha 2 2 1 1
Linha 3 3 1
Turma B Linha 1 2 1
Linha 2 4 1
Linha 3 1 1 1
Total 14 2 6

 

A distribuição das vagas por área de concentração, linha e sublinha de pesquisa está apresentada nas Tabelas C e D. O candidato, no ato da inscrição, deverá optar por uma área de concentração, linha e sublinha de pesquisa, coerente com o projeto de doutorado.

 

Tabela C. Distribuição de vagas conforme área de concentração, linha e sublinha de pesquisa estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
Linhas e sublinhas de Pesquisa
Total
1
Práticas pedagógicas, formação inicial e continuada de professores no contexto da educação em Ciências.
3
1.1
PBL (Problem Based Learning)
1
1.2
Formação de Professores focando Estudos CTS/CTSA
1
1.3
Sequências Didáticas
1
2
Tecnologias educacionais e recursos didáticos no contexto da educação em Ciências.
4
2.1
EAD no contexto da Educação em Ciências
1
2.2
Tendências em Tecnologias Educacionais
2
2.3
Inovação e Criatividade na Educação
1
3
Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação em Ciências.
4
3.1
Aula de Campo
1
3.2
História, Ciência, Sociedade e Ambiente.
1
3.3
Educação Não Formal  
1
3.4
Museu de Ciências da Vida
1

 

 

Tabela D. Distribuição de vagas conforme área de concentração, linha e sublinha de pesquisa estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linhas e sublinhas de Pesquisa
Total
1
Práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da educação Matemática.
3
1.1
Modelagem Matemática
1
1.2
Tecnologias Digitais em Educação Matemática
1
1.3
Educação Matemática Financeira
1
2
Formação inicial e continuada de professores no contexto da educação Matemática.
5
2.1
Formação de Professores na Abordagem Histórico Cultural
3
2.2
Formação Inicial e Continuada de Professores
1
2.3
Concept Study (Investigação do Conceito)
1
3
Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação Matemática.
3
3.1
História da Matemática; História e Memória da Educação Matemática; Diversidade Cultural
2
3.2
Educação Matemática Inclusiva
1

 

6) Etapas da Seleção

O processo seletivo consistirá em duas Etapas, a saber:

  1. ETAPA 1Avaliação da Carta de Intenção, do Currículo e análise preliminar do projeto (Classificatória e eliminatória).
  2. ETAPA 2Avaliação do Projeto (Classificatória e eliminatória). O candidato fará uma exposição sobre o seu projeto submetido no processo seletivo.

7) Para se inscrever

 

7.1. Carta de Intenção (modelo no EDITAL), analisada na ETAPA 1, deverá abordar: a) trajetória profissional do candidato; b) motivação pelo curso; c) impacto social de sua pesquisa; d) textualidade e organização. A formatação do texto deverá seguir os seguintes parâmetros: fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e mínimo de 2.500 e máximo de 5.000 caracteres com espaçamento. O candidato deverá postar a carta de intenção no formato PDF no ato da inscrição.

7.2. Currículo produzido na Plataforma Lattes do CNPq (Currículo Lattes). Deve apresentar os seguintes aspectos: formação acadêmica, experiência em pesquisa, experiência em extensão e experiência profissional. O candidato deverá postar o currículo no formato PDF no ato da inscrição.

7.3. Projeto de Pesquisa. Deve atender às seguintes especificações:

a.  Ser redigido de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos (Disponível na Biblioteca do Ifes:https://bit.ly/3erWqJx);

b.  As referências devem estar de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para a elaboração de referências (Disponível na Biblioteca do Ifes:https://bit.ly/2TMt68C);

c.  A arquivo completo deve ser enviado em formato de editor de texto editável: Microsoft Word (extensão .doc ou .docx) ou LibreOffice Writer (extensão .odt).

d.  O arquivo completo deve ter no mínimo 15.000 caracteres com espaço e no máximo de 37.500 caracteres com espaço.

8) Cronograma

O processo seletivo está previsto para ser realizado de setembro a dezembro. O início das aulas deverá ser em fevereiro de 2021. O edital deverá ser publicado ainda em setembro. 

Fim do conteúdo da página