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Regulamento Geral - Natureza e Objetivos

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2017, 18h18 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 09h44

Índice de Artigos

 

Art. 1º. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) é regido pela legislação do Ministério da Educação, pela Portaria Capes No 60/2019, pelos pressupostos da Lei Federal No 9394/96, pelo Estatuto, pelo Regulamento da Organização Didática dos cursos Pós-graduação lato sensu e stricto sensu do Ifes (Portaria Ifes Nº 1544, de 8 de julho de 2019), por este Regulamento do curso de pós-graduação e pelas normas apensadas ao presente documento.

§ Único. O EDUCIMAT possui duas áreas de concentração:

  1. Educação em Ciências e Tecnologias: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Ciências.
  2. Educação Matemática: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Matemática.

Art. 2º. O EDUCIMAT está localizado no campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no endereço avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Bairro Soteco, Vila Velha, Espírito Santo, CEP 29106-010, onde os alunos serão matriculados. Entretanto, as atividades pedagógicas poderão ser realizadas em dois campi do Instituto Federal do Espírito Santo, a saber:

  1. As atividades da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias do EDUCIMAT serão realizadas principalmente no campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes);
  2. As atividades da área de concentração de Educação Matemática do EDUCIMAT serão realizadas principalmente no campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Art. 3º. O EDUCIMAT possui natureza interdisciplinar e oferece curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Modalidade Mestrado Profissional, com os seguintes objetivos:

  1. Aprofundar os conhecimentos científicos construídos na graduação;
  2. Desenvolver capacidades criadoras e técnico-profissionais em educação em ciências e matemática;
  3. Favorecer a aquisição da competência pedagógica, científica e ética, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores em ensino de ciências e matemática;
  4. Qualificar profissionais de alto nível para que possam atuar como docentes em disciplinas da educação básica, da graduação e de pós-graduação e como pesquisadores;
  5. Formar Mestres em Educação em Ciências e Matemática.

Art. 4º. O Mestre em Educação em Ciências e Matemática, egresso do EDUCIMAT, deverá ser, sobretudo, um profissional da educação, com perfil de pesquisador, engajado na construção da cidadania, capaz de desenvolver pesquisas e produzir conhecimentos na área de Ensino, com qualificações para atuar como docente-pesquisador-formador diferenciado, produzindo projetos na comunidade escolar e ações que incidam em processos e/ou produtos que promovam qualidade do ensino e da aprendizagem na Educação Básica e da formação continuada de professores da Educação Básica, no contexto do ensino de ciências da natureza e matemática, e nas fronteiras desse conhecimento.

Art. 5º. O curso ofertado pelo EDCUCIMAT é gratuito, não possuindo mensalidades nem taxas de matrícula.

Art. 6º. A pesquisa de mestrado deve ser orientada por um docente credenciado no EDUCIMAT, cujo tema de dissertação esteja em consonância com uma das linhas de pesquisa.

Quadro 1. Áreas de concentração e linhas de pesquisa do EDUCIMAT.

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS.

Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos deensino e deaprendizagem em Educação em Ciências Naturais, como também os estudos sobre a formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação em Ciências Naturais. Também estão incluídos os estudos sobre currículo na Educação Básica, bem como o desenvolvimento de recursos didáticos para atender as necessidades dos espaços de educação formal.

2. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.

Trata dos estudos sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais no contexto da Educação em Ciências e fronteiras do conhecimento. Estão incluídos os estudos sobre análise e desenvolvimento de livros didáticos, softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto da educação em Ciências e fronteiras do conhecimento.

3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.

Trata de pesquisas sobre a educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da educação em ciências. Também estão incluídas as investigações sobre divulgação científica, estudos culturais, CTS/CTSA, educação ambiental, trilhas ecológicas, reservas ecológicas, praças, museu e centro de ciências. Estão incluídos os estudos sobre a história e memória da ciência, local e regional, disciplinas, história de currículos, recursos didáticos, eventos e instituições no contexto da Educação em Ciências.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos deensino e aprendizagem em Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre tecnologias digitais, educação a distância, currículo da matemática na Educação Básica, bem como análise e desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal.

2. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Trata do desenvolvimento de estudos sobre formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre currículo na formação inicial e continuada de professores e recursos didáticos voltados para esse fim.

3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Trata do desenvolvimento de estudos sobre educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da Educação Matemática, em espaços formais e não formais da educação. Estão também incluídos estudos sobre história e memória da Matemática, história da Educação Matemática, etnomatemática e estudos envolvendo espaços de educação não formal, tais como museu e centro de ciências no contexto da Educação Matemática.

Art. 7º. São aceitos projetos de mestrado da Área 46 da CAPES - ENSINO, cujo resultado concorra para a elaboração de uma dissertação, bem como um produto educacional em um dos seguintes formatos:

  1. Processos educacionais científicos e/ou tecnológicos em espaços de educação formal e não formal;
  2. Propostas de intervenção curricular em educação em ciências e matemática;
  3. História e/ou memórias de processos educacionais, disciplinas, instituição e eventos no contexto da educação em ciências e matemática;
  4. Recursos didáticos produzidos para atender às necessidades da educação em ciências e matemática - estão incluídos nesse item, os manuais de ensino, guias didáticos, roteiros para visitas técnicas em espaços de educação não formal, curta documentários, jogos pedagógicos, entre outros.
  5. Programas de informática e roteiros para uso de recursos informatizados, para atender às necessidades da educação em ciências e matemática.
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