Itinerário Doutorado
Índice de Artigos
ITINERÁRIO FORMATIVO
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
1. A estrutura curricular do curso é constituída pelas seguintes etapas de estudos, compostas por disciplinas e atividades complementares a saber:
Disciplinas: Formação pedagógica e epistemológica em doutorado; Formação disciplinar em Ciências e/ou Matemática em doutorado; Formação complementar em doutorado; Pesquisa de doutorado e Prática de estágio supervisionado de doutorado (PESD) - 36 créditos.
Atividades Complementares: Participação ativa em um grupo de pesquisa; Publicação de trabalhos científicos; Publicação de um artigo em revista científica; Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de língua inglesa, Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de uma 2ª língua extrangeira, com aproveitamento mínimo de 50%; Seminário de pós-graduação (SECIM); Exame de qualificação de doutorado; Defesa da Tese de Doutorado e Desenvolvimento e apresentação de um Produto Educacional, produzido com base no trabalho de doutorado - 20 créditos.
1.1. A integralização das disciplinas necessárias ao DOUTORADO é expressa em unidades de crédito. Cada crédito cursado tem a equivalência de 15 horas de aula teórica e/ou prática.
1.2. O curso de DOUTORADO caracteriza-se pela flexibilidade, proporcionando ao discente, obedecida à legislação pertinente, ampla oportunidade de iniciativa na composição de seu programa de estudos, respeitada a estrutura curricular.
2. O itinerário formativo do DOUTORADO prevê disciplinas organizadas em cinco categorias, a saber:
Formação Pedagógica e Epistemológica – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas de formação pedagógica e epistemológica, ensejando uma reflexão didático-pedagógica e epistemológica sobre a educação científica realizada nos espaços de educação formal e não formal, destacando-se algumas visões contemporâneas dos aspectos históricos epistemológicos da ciência;
Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias em Ciências e Matemática, visando à atualização dos conteúdos específicos, com ementas próprias e bibliografia atualizada;
Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativas em Educação em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento da pesquisa de doutorado;
Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas que tratam da pesquisa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática.
Prática de estágio supervisionado de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática – É uma disciplina obrigatória prevista para o quarto semestre do Doutroado Profissional, que trata da reflexão sobre a prática docente na Educação Básica em Ciências ou Matemática, supervisionada pelo respectivo orientador. A disciplina poderá durar 2 semestres. Ao final, o discente de doutorado deve apresentar um relatório, no qual desenvolverá uma reflexão sobre as contribuições do doutorado profissional a sua prática docente.
3. O curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática exige a aprovação em 36 créditos em disciplinas e 20 créditos em atividades complementares.
3.1. Para o doutorado, os créditos em disciplinas exigidos para complementação dos estudos são distribuídos da seguinte maneira:
Formação Pedagógica e Epistemológica: 9 (nove) créditos obrigatórios.
Formação Disciplinar: 3 (três) créditos obrigatórios.
Formação Complementar: 8 (oito) créditos optativos.
Pesquisa de Doutorado: 13 (treze) créditos obrigatórios.
Prática de Estágio Supervisionado de Doutorado (PESD): 3 (três) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Obrigatórios: 28 (vinte e oito) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Optativos: 8 (oito) créditos optativos.
Total de Créditos: 36 (trinta e seis) créditos.
Quadro A. Itinerário formativo do EDUCIMAT/Ifes para 3 anos de doutorado profissional.
FORMAÇÃO GERAL | Créditos | |||
01 | Seminário de Pesquisa de Doutorado | 03 | ||
02 | Estudos Avançados em Teorias do Conhecimento | 03 | ||
03 | Estudos Avançados em Tendências em Educação | 03 | ||
ITINERÁRIO 1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CAMPUS VILA VELHA DO IFES |
ITINERÁRIO 2 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAMPUS VITÓRIA DO IFES |
|||
04 | Fórum de Debates em Pesquisas em Educação em Ciências e Tecnologias | 3 | Fórum de Debates em Pesquisas em Educação Matemática | 3 |
05 | Debates Conceituais Avançados em Ciências | 3 | Debates Conceituais Avançados em Matemática | 3 |
06 | Pesquisa de Doutorado I | 2 | Pesquisa de Doutorado I | 2 |
07 | Pesquisa de Doutorado II | 2 | Pesquisa de Doutorado II | 2 |
08 | Pesquisa de Doutorado III | 2 | Pesquisa de Doutorado III | 2 |
09 | Pesquisa de Doutorado IV | 2 | Pesquisa de Doutorado IV | 2 |
10 | Pesquisa de Doutorado V | 2 | Pesquisa de Doutorado V | 2 |
11 | PESD | 3 | PESD | 3 |
12 | Optativa 1 | 2/3 | Optativa 1 | 2/3 |
13 | Optativa 2 | 2/3 | Optativa 2 | 2/3 |
14 | Optativa 3 | 2/3 | Optativa 3 | 2/3 |
15 | Optativa 4 | 2/3 | Optativa 4 | 2/3 |
1 | Grupo de Pesquisa | 2 | Grupo de Pesquisa | 2 |
2 |
Seminário de Pós-graduação em ECM - SECIM |
2 |
Seminário de Pós-graduação em ECM - SECIM |
2 |
3 | Certificado de Inglês | 2 | Certificado de Inglês | 2 |
4 | Certificado de Língua Estrangeira | 2 | Certificado de Língua Estrangeira | 2 |
5 | Exame de Qualificação de Doutorado | 2 | Exame de Qualificação de Doutorado | 2 |
6 | Trabalho Técnico-Científico | 2 | Trabalho Técnico-Científico | 2 |
7 | Artigo científico | 2 | Artigo científico | 2 |
8 | Defesa de Doutorado e Apresentação do Produto Educacional | 6 | Defesa de Doutorado e Apresentação do Produto Educacional | 6 |
Redes Sociais