Publicações
2019
ALMEIDA, Ivone Liphaus; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Planejamento de práticas pedagógicas com enfoque CTS/CTSA no ensino fundamental visando à inclusão social e cidadania plena. In: GUILHERME, Willian Douglas (Org.). Avaliação, políticas e expansão da educação brasileira 3. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 232-244.
Baixe aqui o arquivo: Avaliação, políticas e expansão da educação brasileira 3
AMADO, Manuella Villar; GUILLES, Luciléia (Org.). Espaços Potencialmente Educativos do estado do Espírito Santo: Guia Prático com Sequências Didáticas Interdisciplinares. Vitória: Editora Ifes, 2019.
Baixe aqui o arquivo: Espaços Potencialmente Educativos do estado do Espírito Santo
BATTESTIN, Vanessa et al. Retrato da Institucionalização da EaD na Rede Federal. In: MIRANDA, Pedro Fauth Manhães. Análise e financiamentos das políticas públicas. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 66-81.
Baixe aqui o arquivo: Análise e financiamentos das políticas públicas
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; REBLIN, Leonardo Leal; OLIVEIRA, Elias Silva de. Sistema de apoio à avaliação de atividades de programação por reconhecimento automática de modelos de soluções. In: MARTINS, Ernane Rosa (Org.). Princípios e Aplicações da Computação no Brasil. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 64-74.
Baixe aqui o arquivo: Princípios e Aplicações da Computação no Brasil
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de et al. Recomendações de Ações e Tecnologias para a Acessibilidade de Surdos em Cursos de Programação a Distância. In: GUILHERME, Willian Douglas (Org.). Contradições e Desafios na Educação Brasileira 3. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 228-239.
Baixe aqui o arquivo: Contradições e Desafios na Educação Brasileira 3
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. As Tecnologias de Análise de Aprendizagem e os Desafios de Prever Desempenhos de Estudantes de Programação. In: MARTINS, Ernane Rosa. Princípios e Aplicações da Computação no Brasil 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 54-66.
Baixe aqui o arquivo: Princípios e Aplicações da Computação no Brasil 2
SCALZER, Kamila; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Sala de Aula Invertida e Tecnologias Educacionais para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de bons hábitos de estudo. In: SILVA, Juarez Bento da; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; ALVES, João Bosco da Mota. Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica. Araranguá: Editora Hard Tech Informática Ltda., 2019. p. 28-47.
Baixe aqui o arquivo: Integração de Tecnologias na Educação
2018
BRITO, Kariely Lopes Gomes de; ALMEIDA, Gisele Regiani; FADINI, Guilherme Pizoni; ROLDI, Maria Margareth Cancian; SANTANA, Raíza Carla Mattos; TESCH, Adriana da Conceição; LEITE, Sidnei Quezada Meireles; AMADO, Manuella Villar. Arte, Natureza e Interdisciplinaridade: (Algumas) Mediações Pedagógicas no Museu Inhotim. In: REFLEXÕES em ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. 4 V. p. 33-48.
Baixe aqui o arquivo: Reflexões em ensino de ciências
CAMPANA FILHO, José Carlos; OLIVEIRA, Elias Silva de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Classificação de Códigos C Usando Medidas de Similaridade para Apoio ao Ensino de Programação. In: NOVAK, Everson Mario (Org.). Informática Aplicada à Educação. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. p. 68-78.
Baixe aqui o arquivo: Informática Aplicada à Educação
FADINI, Guilherme Pizoni; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Debates sobre educação alimentar no ensino médio: alguns aspectos metodológicos da pedagogia histórico-crítica. In: REFLEXÕES em ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. 3 V. p. 98-113.
Baixe aqui o arquivo: Reflexões em ensino de ciências
FRIZZERA, Ana Carolina Sampaio; CAETANO, Athyla; MONTEIRO, Charlles; ALVES, Fernando Campos; FREDERICH, Glaziela Vieira; ROCHA, Juliana Corrêa Taques; LEITE, Sidnei Quezada Meireles; AMADO, Manuella Villar. Aspectos Pedagógicos de uma Formação Continuada de Profissionais da Educação: Aula de Campo no museu Inhotim para discutir as Potencialidades da Educação Não Formal. In: REFLEXÕES em ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. 4 V. p. 63-78.
Baixe aqui o arquivo: Reflexões em ensino de ciências
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de et al. Análise de Aprendizagem de Programação por Mapeamento de Perfis em Métricas de Software. In: NOVAK, Everson Mario (Org.). Informática Aplicada à Educação. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. p. 55-67.
Baixe aqui o arquivo: Informática Aplicada à Educação
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; NEVES, Ádler Oliveira Silva; LOPES, Mônica Ferreira Silva. Automatic Mapping of Student 3D Profiles in Software Metrics for Temporal Analysis of Programming Learning and Scoring Rubrics. Londre: Editora IntechOpen, 2018. p. 1-15.
Baixe aqui o arquivo: Automatic Mapping of Student 3D Profiles in Software Metrics for Temporal Analysis of Programming Learning and Scoring Rubrics
PASSOS, Marize Lyra Silva. Educação a distância: breve histórico e contribuições da Universidade Aberta do Brasil e da Rede e-Tec Brasil. Vitória: edição do autor, 2018. 80 p.
Baixe aqui o arquivo: Educação a distância
PASSOS, Marize Lyra Silva; NUNES, Vanessa Battestin; MAISSIAT, Jaqueline; BARBOSA, Mariana Biancucci Apolinário; COSTA JÚNIOR, José Mário. Modelos de institucionalização de cursos a distância em uma instituição de ensino pública. In: EDUCAÇÃO no século XXI. Belo Horizonte: Poisson, 2018. 4 V. p. 83-94.
Baixe aqui o arquivo: Educação no século XXI - Volume 4
RIBEIRO, Guilherme Augusto Maciel; ARAÚJO, Brenda Odete Pfeiffer de; VIEIRA, Luciane da Silva Lima; ROLDI, Maria Margareth Cancian; CAMPOS, Carlos Roberto Pires. Aprendendo ciências e desenvolvendo criticidade nos ambientes costeiros sul capixabas. In: EDUCAÇÃO no século XXI. Belo Horizonte: Poisson, 2018. 1 V. p. 37-44.
Baixe aqui o arquivo: Educação no século XXI - Volume 1
SANTOS, Sérgio Martins dos; FADINI, Guilherme Pizoni; ROLDI, Maria Margareth Cancian; AMADO, Manuella Villar; TERRA, Vilma Reis; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Interdisciplinaridade e ensino por investigação de biologia e química na educação secundária a partir da temática de fermentação de caldo de cana. In: REFLEXÕES em ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. 4 V. p. 167-181.
Baixe aqui o arquivo: Reflexões em ensino de ciências
SANTOS, Wellington Alves dos; LOBINO, Maria das Graças Ferreira. Ensino de Ciências e Matemática: uma análise do currículo em ação a partir da perspectiva histórico-crítica. In: REFLEXÕES em ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. 4 V. p. 119-136.
Baixe aqui o arquivo: Reflexões em ensino de ciências
TERRA, Vilma Reis; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Articulação de saberes escolares, científicos e populares por meio da produção artesanal de vinagre: um enfoque CTS/CTSA na educação química. In: REFLEXÕES em ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. 3 V. p. 40-54.
Baixe aqui o arquivo: Reflexões em ensino de ciências
VALÉRIO, Victor Hugo da Silva; LEITE, Sidnei Quezada Meireles; OLIVEIRA, Dayse Aline Silva Bartolomeu de; BASÍLIO, Thiago Holanda. Aula de campo de tecnologia pesqueira como estratégia para promover o pensamento crítico em estudantes da educação profissional de nível médio. In: REFLEXÕES em ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. 4 V. p. 79-91.
Baixe aqui o arquivo: Reflexões em ensino de ciências
2017
KAUARK, Fabiana da Silva; COMARÚ, Michele Waltz. Ensinando a ensinar Ciências: reflexões para docentes em formação. Vitória: Editora Ifes, 2017. 154 p.
Baixe aqui o arquivo: Ensinando a ensinar Ciências
2016

Coletânea de Artigos Sobre Informática na Educação: Construções em Curso. Volume 4. ISBN: 978-85-8263-125-6 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2016. 395 p. Baixe aqui o arquivo: PIE_Coletânea_Informática Na Educação Construções em Curso_Volume 4_2016

Aprendizado em Diferentes Temas: Uma Abordagem Introdutória ISBN: 978-85-8263-089-1 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2016. 221p.
Baixe aqui o arquivo: Aprendizado em Diferentes Temas_2016
2015

Aprendizado em Diferentes Perspectivas: Uma Introdução ISBN: 978-85-8263-105-8 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2015. 304 p.
Baixe aqui o arquivo: Aprendizado em Diferentes Perspectivas_2015

Divulgacao cientifica e Ensino de Ciencias - Debates Preliminares Volume 4; ISBN: 978-85-8263-066-2; 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2015. 120 p.; Baixe aqui o arquivo: Divulgação Científica e Ensino de Ciencias - 9788582630662

Gênero e Diversidade na Escola - Práticas Pedagógicas e Reflexões Necessárias Volume 5; ISBN: 978-85-8263-080-8 1a. Edição. Vitória; Edufes, 2015. 146 p. Baixe aqui o arquivo: Gênero-e-Diversidade-na-Escola.pdf

Aulas de Campo Para Alfabetização Científica - Práticas Pedagógicas Escolares Volume 6 ISBN: 978-85-8263-092-1 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2015. 284 p. Baixe aqui o arquivo: Aulas-de-Campo-para-Alfabetização-Científica-978-85-8263-092-1.pdf

Teorias Da Aprendizagem: Tendências e potencialidades ISBN: 978-85-8263-088-4 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2015. 322 p.
Baixe aqui o arquivo: Teoria do Aprendizado_2015
2014

Coletânea de Artigos Sobre Informática na Educação: Construções em Curso. Volume 3. ISBN: 978-85-8263-048-8 1a. Edição. Serra; Editora Ifes, 2014. 400 p. Baixe aqui o arquivo: PIE_Coletânea_Informática Na Educação Construções em Curso_Volume 3_2014

Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para o fortalecimento do Proeja no Estado do Espírito Santo. ISBN: 978-85-8263-049-5 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2014. 309 p. Baixe aqui o arquivo: Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Volume 4_2014

Coletânea de Artigos Sobre Informática na Educação: Construções em Curso. Volume 2. ISBN: 978-85-62934-67-4 1a. Edição. Serra; Editora Ifes, 2013. 400 p. Baixe aqui o arquivo: PIE_Coletânea_Informática Na Educação Construções em Curso_Volume 2_2013

Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para o fortalecimento do Proeja no Estado do Espírito Santo.Volume 3. 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2014. 309 p. Baixe aqui o arquivo: Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Volume 3_2013

Contribuições Para A Engenharia De Produção Em Perspectivas ISBN: 978-85-8972-678-8 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2013. 167 p. Baixe aqui o arquivo: Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Volume 3_2013
2012

Coletânea de Artigos Sobre Informática na Educação:Construções em Curso. Volume 1. ISBN: 978-85-62934-66-7. 1a. Edição. Editora Ifes, 2012. 340 p. Baixe aqui o arquivo: PIE_Coletânea_Informática Na Educação Construções em Curso_Volume 1_2012

Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para o fortalecimento do Proeja no Estado do Espírito Santo. Volume 2 ISBN: 978-85-62934-72-8 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2012. 343 p. Baixe aqui o arquivo: Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Volume 2_2012

Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para o fortalecimento do Proeja no Estado do Espírito Santo. Volume 1 ISBN: 978-85-629-3471-1. 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2011. 340 p. Baixe aqui o arquivo: Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Volume 1_2012

Práticas experimentais investigativas em ensino de ciências: caderno de experimentos de física, química e biologia – espaços de educação não formal – reflexões sobre o ensino de ciências ISBN: 978-85-62934-83-4 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2012. 218 p. Baixe aqui o arquivo: Praticas Experimentais_2012
2011

Informática na Educação: Um Caminho De Possibilidades E Desafios. ISBN: 978-85-62934-08-7 1a. Edição. Serra; Editora Ifes, 2011. 256 p. Baixe aqui o arquivo: PIE_Coletânea_Informática Na Educação Um Caminho De Possibilidades E Desafios_2011

Repensando o PROEJA: Concepções Para a Formação de Educadores. ISBN: 978-85-62934-07-0(impresso) 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2011. 351 p. Baixe aqui o arquivo: Repensando o PROEJA_2011
2018
Ensinar e Aprender: Caminhos e Reflexões. ISBN: 978-85-8263-270-3. 1a. Edição. Vitória; Editora Ifes, 2018. 336 p.
Baixe aqui o arquivo: Ensinar e Aprender: Caminhos e Reflexões.
Redes Sociais