Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Seleção Doutorado
Início do conteúdo da página
Seleção Doutorado

Seleção Doutorado Educimat

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 14h22 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2024, 13h19

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

Aqui você encontrará os Editais e informações sobre os processos seletivos realizados desde 2021, quando iniciou o curso de Doutorado do programa Educimat/Ifes.

 

 


 

I - Divulgação das datas e horários das defesas de projeto

Chamada (pdf 158.47 KB)

 

H - Resultado dos recursos da Etapa 01

Resultado (pdf 181.8 KB)

 

G -  Resultado preliminar da Etapa 01

Resultado (pdf 180.76 KB) 

 

F - Resultado dos Recursos sobre a homologação das inscrições

Resultado dos Recursos (pdf 166.2 KB)

Obs: Os candidatos com situação "Indeferido" podem conferir a justificativa na área do candidato no sistema de inscrição.

 

E - Homologação das inscrição

Homologação das inscrições (pdf 171.74 KB)

Obs: Os candidatos com situação "Devolvida" podem interpor recurso, a motivação da devolução está disponível na área do candidato no sistema de inscrição.

 

D - Inscrições

Inscrições no site: https://educimat.selecao.net.br/

 

C - Edital 106/2024 do Processo Seletivo Doutorado 2025

 

EDITAL 106/2024 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2025 (pdf 314.42 KB) (retificado dia 18/11/2024) 

EDITAL 106/2024 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2025 (pdf 314.42 KB) (retificado dia 04/11/2024)

EDITAL 106/2024 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2025

EDITAL em LIBRAS

 

B - Documentos - Anexos do edital

 

ANEXO I - CRONOGRAMA GERAL

ANEXO II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

ANEXO IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ANEXO V - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO

ANEXO VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CARTA DE INTENÇÃO

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO

ANEXO X - EDITAL IFES 106/2024 – EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA (retificado 04/11/2024)

ANEXO X - EDITAL IFES 106/2024 – EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA

 

 

A - Portarias da Comissão do Processo Seletivo e Comissão dos Membros de Bancas Avaliadoras Doutorado 2025 

PORTARIA Nº 226 -  2024 - Designa Comissão  responsável pelo processo seletivo mestrado e doutorado Educimat_Ifes

PORTARIA Nº 228 -  2024 - Designa Bancas de avaliação das candidatas e candidatos do Processo Seletivo Doutorado Educimat_Ifes _ Turma 2025_1

 

 


S - Confirmação da pré-matrícula

Homologação da pré-matrícula (formato pdf, tamanho 143.78KB)

 

 

R - Orientação Período de Matrícula

 

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA.

A pré-matrícula será feita online, no período de 11 a 15 Dezembro de 2023, seguindo as seguintes orientações:

O candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula.

 

Formulário de pré-matrícula: https://forms.gle/kBNSFZLp3csR2fw39

 

DOCUMENTOS A SEREM INSERIDOS NO FORMULÁRIO:

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotocópia digitalizada do histórico escolar do mestrado.

d) Fotocópia digitalizada do diploma de mestrado. O aluno recém titulado, poderá apresentar a certidão de conclusão de curso ou documento similar. Até o fim do curso de Doutorado, deverá apresentar o diploma de Mestrado.

e) Fotografia 3×4 cm, recente.

f) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

g) Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

h) Fotocópia digitalizada do certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino nascidos entre 1978 e 2004.

i) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

j) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “h” e “i”.

k) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

 

Q - Resultado Final com definição dos orientadores 

 Resultado Final 

 

 

P - Resultado da verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI - após recurso

Candidata  / Resultado da entrevista   

EGLALCIANE DE LYRIO TONGO CASTRO    DEFERIDA

 

O - Resultado da verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI

Candidata  / Resultado da entrevista   

EGLALCIANE DE LYRIO TONGO CASTRO    INDEFERIDA

 

N - Verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI

Conforme EDITAL 135/2023 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2024 Item 5.4.2 letras d) e) f), os candidatos e candidatas  aprovados na reserva de vagas PPI passarão por procedimento complementar de verificação da autodeclaração em entrevista concedida, em data constante no cronograma do processo seletivo, à Comissão Local de Verificação da Autodeclaração (CLVA) do Instituto Federal do Espírito Santo.

As entrevistas acontecerão por ordem de chegada na modalidade presencial, de forma individual, em 27/11/2024 a partir de 16:00h, no Bloco B, AUDITÓRIO do campus Vila Velha, situado em Avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Bairro Soteco, Vila Velha, Espírito Santo, CEP 29.106-010.

ACESSE AQUI a LISTA DE CONVOCAÇÃO CLVA

Candidata / Edital / Data e hora   

EGLALCIANE DE LYRIO TONGO CASTRO Doutorado - 135/2023  27/11/2023 16:00

 

 

M - Resultado prelimanar da Etapa 2 - Arguição

Resultado da Etapa 2 - Bancas de Arguição do Projeto

 ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições.

 

L - Horário das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 23 de outubro a 06 de novembro de 2023, presencialmente no campus Vila Velha ou remotamente (candidatos da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias) e presencialmente no campus Vitória (candidatos da área de concentração de Educação Matemática).

Data, horário e locais das bancas de arguição da Etapa 2 - RETIFICAÇÃO DA LINHA EM 3.1 - Educação Matemática Inclusiva  em 31/10/2023

Data, horário e locais das bancas de arguição da Etapa 2 - RETIFICADO em 23/10/2023

Data, horário e locais das bancas de arguição da Etapa 2  

 

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição serão organizadas com tempo máximo de uma hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: vinte minutos.
b. Arguição da banca: trinta minutos.
c. Intervalo entre as bancas: dez minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 2 professores.

ATENÇÃO:

1. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa.

2. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF.

3. Após os 50 minutos de arguição, o candidato deverá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

ATENÇÃO ÀS BANCAS REMOTAS:
A - Todas as bancas online serão gravadas.
B - O candidato deve garantir câmera e sistema de som (microfone e alto falantes) de forma que a banca possa vê-lo e ouvi-lo e ele possa ver e ouvir a banca de forma clara.

Atenção: é importante autorizar o navegador a acessar sua câmera e microfone, independentemente da plataforma a ser utilizada.

1. As bancas de arguição acontecerão de forma remota (salas de webconferência) e o link será enviado para o e-mail dos candidatos. As arguições serão gravadas e servirão como material-testemunho caso haja algum tipo de questionamento durante ou após o processo seletivo. O conteúdo das gravações será preservado, utilizado no âmbito exclusivo da avaliação. Não haverá nenhum tipo de divulgação em hipótese alguma.

2. Observe a plataforma de sua conferência - Conferência RNP. As salas de conferência utilizadas nas arguições serão o MConf da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/).

3. Aconselhamos que os candidatos busquem informações sobre como utilizar tais plataformas. Veja os Requisitos de Uso no Manual do Usuário da RNP, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/requisitos-de-uso

4. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

5. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF. 

6. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da arguição, a banca examinadora poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de arguição. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

K - Divulgação do Resultado da Etapa 1 após recurso

Resultado após recurso da Etapa 1 - nomes e classificação de candidatos habilitados para a Etapa 2

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de Habilitado (ou Não Habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado. O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Doutorado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

  

 J - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está organizada por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

 I - Homologação das Inscrições após recursos - retificado em 02/10/2023

Após o processo de homologação e recursos, constatamos que a Plataforma Sucupira que publica o Qualis dos periódicos está apresentando um erro. Após uma nova revisão, algumas inscrições que estavam como Devolvidas foram consideradas Homologadas. Segue a lista final das inscrições Homologadas (deferidas) e Devolvidas (indeferidas).

Inscrições Homologadas (deferidas) e Devolvidas (indeferidas)

 

H - Homologação das Inscrições após recursos

Inscrições Homologadas (Deferido) e Devolvido (Indeferido) após recursos

  

 E - Homologação das inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Detalhes, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

D - Inscrições

Inscrições no site: https://educimat.selecao.net.br/

  

C - Edital 135/2023 do Processo Seletivo Doutorado 2024

 

EDITAL 135/2023 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2024 - RETIFICADO em 19/10/2023

EDITAL 135/2023 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2024 - RETIFICADO em 10/10/2023

EDITAL 135/2023 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2024

Edital em Libras 

 

B - Documentos - Anexos do edital

 

ANEXO I - CRONOGRAMA GERAL - RETIFICADO em 19/10/2023

ANEXO I - CRONOGRAMA GERAL - RETIFICADO em 10/10/2023

ANEXO I - CRONOGRAMA GERAL

ANEXO II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

ANEXO IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ANEXO V - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO

ANEXO VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CARTA DE INTENÇÃO

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO

ANEXO X - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA

 

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Doutorado 2024

 

PORTARIA Nº 221 - 2023 - Comissão de Processo Seletivo Doutorado turma regular - Educimat - 2024_1

 

 


 

P - Confirmação da pré-matrícula

Homologação da pré-matrícula (formato pdf, tamanho 148.33 KB)

 

  

 O - Orientação Período de Matrícula

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA.

A pré-matrícula será feita online, no período de 11 a 15 Dezembro de 2023, seguindo as seguintes orientações:

O candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula.

 

Formulário de pré-matrícula: https://forms.gle/nRFLNRXJyTj7FRwu9

 

DOCUMENTOS A SEREM INSERIDOS NO FORMULÁRIO:

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotocópia digitalizada do histórico escolar do mestrado.

d) Fotocópia digitalizada do diploma de mestrado. O aluno recém titulado, poderá apresentar a certidão de conclusão de curso ou documento similar. Até o fim do curso de Doutorado, deverá apresentar o diploma de Mestrado.

e) Fotografia 3×4 cm, recente.

f) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

g) Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

h) Fotocópia digitalizada do certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino nascidos entre 1978 e 2004.

i) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

j) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “h” e “i”.

k) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

 

N - Resultado Final com orientadores

Resultado Final

 

M - Retificação no Cronograma (Anexo I) do Edital

Cronograma (Anexo I)

 

L - Verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

Considerando:

a) Item 3.3.1 do Edital: "O candidato que concorrer à reserva de vagas, também concorrerá à ampla concorrência. No caso de ser contemplado nas duas concorrências, privilegia-se a que estiver em primeiro lugar de classificação."

b) Item 5.4.3 d) do Edital: "Após a divulgação do resultado, antes do ato da matrícula, o candidato aprovado na reserva de vagas PPI passará por procedimento complementar de verificação da autodeclaração"; e

c) item 5.4.4 c) "O procedimento complementar de verificação da autodeclaração para candidatos aprovados nas vagas reservadas a PCD consiste na análise da documentação encaminhada pelo candidato no ato da inscrição, em data constante no cronograma do processo seletivo, por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, instituída unicamente com este fim".

d) Que todos os candidatos aprovados e autodeclarantes como PPI e como PCD foram aprovados na vaga de ampla concorrência.

A Comissão do Processo Seletivo Edital 85/2023, resolve:

Não haverá procedimento complementar de verificação da autodeclaração para candidatos autodeclarados como PPI e PCD.

 

 

 

 

K - Resultado preliminar da Etapa 2 - Arguição

Resultado da Etapa 2 - Bancas de Arguição do Projeto e Média das Notas

ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. 

 

 

J - Horários das bancas de arguição da Etapa 2 (retificado em 28/08/2023)

Retificação da data da banca de arguição do candidato RENATO KÖHLER ZANQUI, onde se lia 29/08/2023, leia-se 30/08/2023.

Datas, horários e locais das bancas de arguição da Etapa 2 - retificado.

 

 

I - Horários das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão nos dias 28 de agosto a 01 de setembro de 2023. É importante que todos os candidatos fiquem atentos às informações explicitadas logo abaixo.

Datas, horários e locais das bancas de arguição da Etapa 2.

 

 

 

H - Orientação em relação às bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 28 de agosto a 01 de setembro de 2023presencialmente no campus Vila Velha ou remotamente (candidatos da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias) e presencialmente no campus Vitória (candidatos da área de concentração de EducaçãoMatemática).

A data, horário e salas de cada banca será divulgada no dia 25 de agosto de 2023, no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/).

 

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição serão organizadas com tempo máximo de uma hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: vinte minutos.
b. Arguição da banca: trinta minutos.
c. Intervalo entre as bancas: dez minutos.

 

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 2 professores.

ATENÇÃO:

1. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa.

2. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF.

3. Após os 50 minutos de arguição, o candidato deverá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

ATENÇÃO ÀS BANCAS REMOTAS:
A - Todas as bancas online serão gravadas.
B - O candidato deve garantir câmera e sistema de som (microfone e alto falantes) de forma que a banca possa vê-lo e ouvi-lo e ele possa ver e ouvir a banca de forma clara.

Atenção: é importante autorizar o navegador a acessar sua câmera e microfone, independentemente da plataforma a ser utilizada.

1. As bancas de arguição acontecerão de forma remota (salas de webconferência) e o link será enviado para o e-mail dos candidatos. As arguições serão gravadas e servirão como material-testemunho caso haja algum tipo de questionamento durante ou após o processo seletivo. O conteúdo das gravações será preservado, utilizado no âmbito exclusivo da avaliação. Não haverá nenhum tipo de divulgação em hipótese alguma.

2. Observe a plataforma de sua conferência - Conferência RNP. As salas de conferência utilizadas nas arguições serão o MConf da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/).

3. Aconselhamos que os candidatos busquem informações sobre como utilizar tais plataformas. Veja os Requisitos de Uso no Manual do Usuário da RNP, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/requisitos-de-uso

4. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

5. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF. 

6. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da arguição, a banca examinadora poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de arguição. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 


G - Divulgação do Resultado da Etapa 1 após recurso

Resultado após recurso da Etapa 1 - nomes e classificação de candidatos habilitados para a Etapa 2. 

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de Habilitado (ou Não Habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado. O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Doutorado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

No sistema o resultado Habilitado aparecerá como Aprovado ou Excedente e Não Habilitado como Eliminado.

 

F - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

 

 

 

E - Homologação das Inscrições após recursos

Inscrições Homologadas e Não homologadas

 

 

F - Retificação na Homologação das Inscrições - em 08/08/2023

A retificação se refere ao código de vaga das sublinhas ECT 3.2 e ECT 3.3. Ambas estavam com o mesmo código (ECT32). A alteração foi realizada no sistema e novo documento gerado: Inscrições Homologadas e Não homologadas (Devolvida) (Retificado em 08/08/2023)

Candidatos que se inscreveram em sublinhas que não correspondem à sublinha desejada, podem entrar com recurso.

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Observações, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

 

E - Homologação das Inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas (Devolvida)

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Observações, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

 

D - Inscrições 

Inscrições

 

 

C - Edital 85/2023 do Processo Seletivo Doutorado 2023 - UnAC

EDITAL 85/2023 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2024 – UnAC – RETIFICADO EM 22/08/2023

EDITAL 85/2023 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2024 – UnAC – RETIFICADO EM 01/08/2023

EDITAL 85/2023 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2024 – UnAC – RETIFICADO EM 07/07/2023

EDITAL 85/2023 – PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2024 – UnAC

 

Edital em Libras:

edital libras

https://youtu.be/hcBoBG9u6Is

 

 B - Documentos - Anexos do edital

ANEXO I - CRONOGRAMA GERAL - RETIFICADO EM 01/08/2023

ANEXO II - DECLARAÇÃO DE VÍNCULO INSTITUCIONAL

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

ANEXO IV - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

ANEXO V - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

ANEXO VI - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ANEXO VII - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO

ANEXO VIII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CARTA DE INTENÇÃO

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO - RETIFICADO EM 07/07/2023

ANEXO X - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO

ANEXO XI - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - RETIFICADO EM 22/08/2023

ANEXO XII - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA

 

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Doutorado UnAC 2024

PORTARIA Nº 124 -  2023 -  Comissão de Processo Seletivo - Educimat _ Turma UNAC - 2024

 


 

Q - Orientação Período de Matrícula

 

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA.

 

pré-matrícula será feita online, no período de 9 a 13 Janeiro de 2023, seguindo as seguintes orientações:

 

candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula.

 

DOCUMENTOS A SER INSERIDOS NO LINK DE ACESSO A SER ENVIADO POR E-MAIL:

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotocópia digitalizada do histórico escolar do mestrado.

d) Fotocópia digitalizada do diploma de mestrado. O aluno recém titulado, poderá apresentar a certidão de conclusão de curso ou documento similar. Até o fim do curso de Doutorado, deverá apresentar o diploma de Mestrado.

e) Fotografia 3×4 cm, recente.

f) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

g)  Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

h) Fotocópia digitalizada do certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino nascidos entre 1977 e 2003.

i) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

j)  Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “h” e “i”.

k) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

l) Formulário de matrícula preenchido. O link para recebimento do Formulário será enviado para o e-mail do candidato.

 

P - Resultado Final com orientadores

Resultado Final

 

 

O - Resultado da verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

Resultado da verificação de PPI e PcD

 

 

M - Verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

Convocamos as candidatas e candidatos abaixo listados para o procedimento de Verificação da Reserva de Vagas para PPI Edital 101/2022.

1. 14:00 h: ALINE MATTOS DE SOUZA MARQUES
    14:00 h: SIRLENE DIAS ARAÚJO

2. 14:15 h: ALZENIRA BARCELOS MONTEIRO
    14:15 h: ALEXANDRE MAIA FERREIRA

 

Dia: 07/12/2022 a partir de 14:00 h em formato remoto (online).

Os candidatos receberão e-mail com o link reserva da sala virtual para o procedimento de verificação até o dia 05/12/2022.

É responsabilidade do candidato: apresentar documento de identificação com foto, estar em ambiente devidamente iluminado e sem ruídos prejudiciais a seleção, e com câmera e áudio de seus equipamentos eletrônicos destinados a verificação funcionando.

A entrevista não é pública e participa da banca somente o candidato e os membros da banca. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

Se houver qualquer problema de conexão na hora da entrevista, a banca poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de entrevista. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

L - Resultado preliminar da Etapa 2 - Arguição

Resultado da Etapa 2 - Bancas de Arguição do Projeto e Média das Notas

ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. 

 

 

K - Horários das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão nos dias 16 e 18 de novembro de 2022. É importante que todos os candidatos fiquem atentos às informações explicitadas logo abaixo.

Nova versão de horário (com alteração de local em 3 bancas da ECT), publicada às 10:15 do dia 16/11/2022!

Horários das bancas de arguição da Etapa 2

  

J - Orientação em relação às bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 14 a 19 de novembro de 2022presencialmente no campus Vila Velha (candidatos da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias) e no campus Vitória (candidatos da área de concentração de EducaçãoMatemática).

A data, horário e salas de cada banca será divulgada no dia 11 de novembro de 2022, no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/).

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição serão organizadas com tempo máximo de uma hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: vinte minutos.
b. Arguição da banca: trinta minutos.
c. Intervalo entre as bancas: dez minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 3 professores.

ATENÇÃO:

1. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa.

2. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF.

3. Após os 50 minutos de arguição, o candidato deverá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.


I - Divulgação do Resultado da Etapa 1 após recurso

Resultado após recurso da Etapa 1 - nomes e classificação de candidatos habilitados para a Etapa 2

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de habilitado (ou não habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado. O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Doutorado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

H - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

G - Homologação das Inscrições após recursos

Inscrições Homologadas e Não homologadas

 

F - Homologação das Inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Observações, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

 

 

 

E - Inscrições

Inscrições (inscrições prorrogadas até 7/10)

 

 

 

D- Resposta à impugnação.

Recurso sobre o item 4. - DEFERIDO com Retificação do Edital em 12/09/2022

 

 

 C - Edital 101/2022 do Processo Seletivo Doutorado 2023

EDITAL 101/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2023 - DOUTORADO PROFISSIONAL - RETIFICADO EM 03/10/2022

EDITAL 101/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2023 - DOUTORADO PROFISSIONAL - RETIFICADO EM 12/09/2022

EDITAL 101/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2023 - DOUTORADO PROFISSIONAL 

 

 

 

Edital em libras

P.S. 101 2022 Doutorado 2023 Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática YouTube Mozilla Firefox 05 09 2022 16 48 40

 

B – Documentos - Anexos do Edital

Anexo I - CRONOGRAMA GERAL - RETIFICADO EM 03/10/2022

Anexo II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL - DOUTORADO

Anexo III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA - DOUTORADO

Anexo IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - DOUTORADO

Anexo V - DECLARAÇÃO DE VÍNCULO INSTITUCIONAL COM O IFES - DOUTORADO

Anexo VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO

Anexo VII - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO

Anexo VIII - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DE CURRÍCULO - DOUTORADO

Anexo IX - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO - DOUTORADO

Anexo X - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - DOUTORADO

Anexo XI - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA - DOUTORADO

 

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Doutorado 2023

PORTARIA Nº 302 - 2022 - Comissão de Processo Seletivo do Mestrado e Doutorado - Educimat 2023-altera Port.277-2022

PORTARIA Nº 356 - 2022 - Comissão de Autodeclaração - PPI, para os editais 101 e 102_2022 do EDUCIMAT

PORTARIA Nº 370 - 2022 - Comissão de avalição para candidatos declarados PCD, para os edital 101 e 102_2022 do EDUCIMAT

 

 


 

 

 

 

 

M - RESULTADO FINAL APROVADOS E ORIENTAÇÃO

Resultado Final: aprovados e orientação.

 

L - PRÉ-MATRÍCULA

No dia 14 de dezembro de 2021, enviaremos para o e-mail de cada candidato o link de acesso para enviar a lista de documentos escaneados e para o preenchimento do formulário para efetivar a pré-matrícula.

Haverá um dia marcado pela Secretaria Acadêmica (CRA) do Ifes campus Vila Velha, em fevereiro de 2022, quando se efetivará a matrícula com a apresentação dos documentos originais.  

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA. O candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula. 


PRÉ-MATRÍCULA DE ALUNOS INGRESSANTES: 14 a 29 de dezembro de 2021

DOCUMENTOS A SEREM POSTADOS NO LINK DE ACESSO ENVIADO PELO E-MAIL:

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotocópia digitalizada do histórico escolar do mestrado.

d) Fotocópia digitalizada do diploma de mestrado. O aluno recém titulado, poderá apresentar a certidão de conclusão de curso ou documento similar. Até o fim do curso de Doutorado, deverá apresentar o diploma de Mestrado.

e) Fotografia 3×4 cm, recente.

f) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

g) Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

h) Fotocópia digitalizada do certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino nascidos entre 1977 e 2003.

i) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

j) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “i” e “j”.

k) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

l) Formulário de matrícula devidamente preenchido. O link para o preenchimento do formulário será enviado para o e-mail do candidato.

 

K - Resultado Final do Processo Seletivo

RESULTADO FINAL

 

M - Resultado de Verificação da autodeclaração dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

1. Raíza Carla Mattos Santana: APROVADA

 

L - Verificação da autodeclaração dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

Convocamos a candidata abaixo listada para o procedimento de Verificação da Reserva de Vagas para PPI Edital 69/2021.

1. Raíza Carla Mattos Santana

Dia: 08/12/2021 às 16h em formato remoto (online). ​

A candidata receberá o e-mail com o link reserva da sala virtual para o procedimento de verificação até o dia 07/12/2021.

É responsabilidade do candidato: apresentar documento de identificação com foto​, estar em ambiente devidamente iluminado e sem ruídos prejudiciais a seleção, e com câmera e áudio de seus equipamentos eletrônicos destinados a verificação funcionando.

A entrevista não é pública e participa da banca somente o candidato e os membros da banca. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

Se houver qualquer problema de conexão na hora da entrevista, a banca poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de entrevista. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

K - Resultado preliminar da Etapa 2

RESULTADO DA ETAPA 2 - ARGUIÇÃO DOS PROJETOS E MÉDIAS DAS NOTAS

ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. 

 

 

J - Horários das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 16 a 19 de novembro de 2021. É importante que todos os candidatos fiquem atentos às informações explicitadas no item I, logo abaixo.

O link específico para acessar um ambiente remoto será divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo em até 24 horas antes da banca.

Atenção: o arquivo publicado havia um erro em algumas datas das bancas e já foi retificado!

Horários das bancas de arguição da Etapa 2

 

 

I - Orientação em relação às bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 16 a 20 de novembro de 2021, em link específico para acessar um ambiente remoto, divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo. Cada candidato olha o seu link no seu perfil, acessando http://educimat.selecao.net.br

A data e horário de cada banca será divulgada no dia 12 de novembro de 2021. 

ATENÇÃO: Até o dia 15 de novembro de 2021, menos de 24 horas antes da arguição, o candidato terá acesso ao horário e data de sua arguição, bem como o link para acessar o ambiente remoto. Todas essas informações estarão no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo, acessando http://educimat.selecao.net.br.

Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição. Veja o texto a seguir!

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS

No dia 12 de novembro de 2021, a data e horário das arguições serão divulgadas no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/).

No dia 15 de novembro de 2021 estará disponível no site do sistema de inscrições na área do candidato (https://educimat.selecao.net.br/), além da data e horário, o link para o ambiente remoto no qual acontecerá a arguição.

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição acontecerão no período de 16 a 20 de novembro de 2021 e serão organizadas com tempo máximo de uma hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: vinte minutos.
b. Arguição da banca: trinta minutos.
c. Intervalo entre as bancas: dez minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 3 professores, com horário, data e o link de acesso. No entanto, se houver algum problema de conexão, deve-se garantir um mínimo de 2 professores na banca examinadora. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

ATENÇÃO:
A - Todas as bancas serão gravadas.
B - O candidato deve garantir câmera e sistema de som (microfone e alto falantes) de forma que a banca possa vê-lo e ouvi-lo e ele possa ver e ouvir a banca de forma clara.

Atenção: é importante autorizar o navegador a acessar sua câmera e microfone, independentemente da plataforma a ser utilizada.


1. As bancas de arguição acontecerão de forma remota (salas de webconferência) e o link para a sala estará disponível em até 24 horas antes do horário da arguição no sistema de inscrições (https://educimat.selecao.net.br/). As arguições serão gravadas e servirão como material-testemunho caso haja algum tipo de questionamento durante ou após o processo seletivo. O conteúdo das gravações será preservado, utilizado no âmbito exclusivo da avaliação. Não haverá nenhum tipo de divulgação em hipótese alguma.

2. Observe a plataforma de sua conferência – Google Meet, BigBlueButton ou Conferência RNP. As salas de conferência utilizadas nas arguições serão de três plataformas:
a. Google Meet (https://meet.google.com/);
b. Sistema BigBlueButton (BBB) do campus Vitória (https://conferencia2.vitoria.ifes.edu.br/b/);
c. Sistema BigBlueButton (BBB) da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/).

3. Aconselhamos que os candidatos busquem informações sobre como utilizar tais plataformas. Sugestões:
a. Vídeo orientativo sobre o uso do sistema BBB, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hso8yLzkqj8&feature=youtu.be;
b. Manual do Usuário da RNP, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario.
c. Orientações acerca do uso do Google Meet disponíveis na internet: https://www.youtube.com/watch?v=u1Eq2ndy4jk.

4. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

5. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF. Para a plataforma Google Meet, o candidato poderá compartilhar sua tela de apresentação do projeto de doutorado.

6. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da arguição, a banca examinadora poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de arguição. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

FINALIZAÇÃO DA ARGUIÇÃO
7. Após os 50 minutos de arguição, o candidato poderá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

8. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

 

H - Divulgação do Resultado da Etapa 1 após recurso

Resultado após recurso da Etapa 1 - nomes e classificação de candidatos habilitados para a Etapa 2.

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de habilitado (ou não habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado. O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Doutorado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

Em algumas sublinhas o número de candidatos classificados para a Etapa 2 é inferior ao número do dobro de vagas.

Tal situação se justifica por dois motivos:

1. Não houve um número de candidatos inscritos que atingisse ao dobro no número de vagas.
São elas: ECT2.1 (apenas um candidato inscrito); ECT3.2 (apenas três candidatos inscritos); EM1.2 (apenas três candidatos inscritos); EM2.2 (não houve candidatos inscritos); EM2.4 (apenas três candidatos inscritos); EM3.2 (apenas quatro candidatos inscritos).

2. Não houve um número de candidatos aprovados que atingisse ao dobro no número de vagas.
Candidatos aprovados são aqueles não foram reprovados nos critérios de (a) a (c) do item 8.4.3.1, como descrito no item 8.4.3.2 do Edital e que obtiveram nota igual ou superior a 60 pontos para a Etapa 2, de acordo com o item 8.6 do Edital.
São elas: ECT2.1 (nenhum candidato aprovado); EM2.1 (apenas quatro candidatos aprovados).

Em algumas sublinhas o número de candidatos classificados para a Etapa 2 é superior ao número do dobro de vagas.

Tal situação se justifica pelos candidatos cotistas PPI (pretos, pardos e indígenas). De acordo com o Quadro 2 do item 3.4 do Edital, há oito vagas reservadas aos candidatos PPI. Isso implicaria um total de dezesseis candidatos PPI classificados para a Etapa 2. Tivemos nove candidatos PPI aprovados na Etapa 1, distribuídos da seguinte forma: ECT1.1: dois candidatos PPI; ECT1.2: um candidato PPI; ECT2.2: um candidato PPI; ECT3.1: um candidato PPI; ECT3.2: um candidato PPI; ECT3.3: um candidato PPI; EM2.1: dois candidatos PPI. Não atingindo assim o dobro do número de vagas destinadas aos candidatos PPI.

 

 

G - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

 

F - Homologacção das Inscrições após recursos

Inscrições Homologadas e Não homologadas

 

E - Homologação das Inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Observações, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

D - Inscrições e informações

Inscrições e informações

 

C - Edital 69/2022 do Processo Seletivo Doutorado 2022 - retificado em 04/10/2021

EDITAL 69/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - DOUTORADO PROFISSIONAL - retificado em 04/10/2021. Retificação na data de inscrição.

EDITAL 69/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - DOUTORADO PROFISSIONAL - retificado em 09/09/2021. Retificação no item 5.3 d, destacado em vermelho.

EDITAL 69/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - DOUTORADO PROFISSIONAL - retificado em 02/09/2021

EDITAL 69/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - DOUTORADO PROFISSIONAL

EDITAL EM LIBRAS

EditalLibras 

 

B - Documentos - Anexos do Edital - retificado em 02/09/2021

Anexo I - CRONOGRAMA GERAL (retificado em 04/10/2021)

Anexo II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICORACIAL

Anexo III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

Anexo IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Anexo V - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CARTA DE INTENÇÃO

Anexo VI - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO

Anexo VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

Anexo VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO

Anexo IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO

Anexo X - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Mestrado 2022

PORTARIA Nº 219 - 2021

 


 

 

 

 

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMATICA DO IFES

PRIMEIRA SELEÇÃO PARA O DOUTORADO

EDITAL IFES 06/2021 PARA A PRIMEIRA TURMA DE DOUTORADO

 

10 - PRÉ-MATRÍCULA E LISTA DE CANDIDATOS APROVADOS COM OS ORIENTADORES POR LINHA DE PESQUISA

EM BREVE!!!

ATENÇÃO (1):  De 07 a 11 de dezembro de 2020, estaremos enviando um e-mail de cada candidato(a) aprovado(a) neste processo seletivo para o Doutorado-Educimat, uma declaração de aprovação no processo seletivo emitida pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes. É indispensável que o aluno esteja livre para se dedicar ao Doutorado, às quartas, quintas e sextas-feiras em horário integral. Eventualmente, terão aulas aos sábados. As aulas serão realizadas no Ifes Campus Vila Velha - Avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Bairro Soteco, Vila Velha - ES, CEP 29106-010. Eventualmente, termos atividades no Ifes campus Vitória e no Ifes Cefor.  

ATENÇÃO (2):  Do dia 07 a 11 de dezembro estaremos enviando para o e-mail o link de acesso para enviar a lista de documentos escaneados para efetivar a pré-matrícula. Haverá um dia marcado pela Secretaria Acadêmica (CRA) do Ifes campus Vila Velha, em fevereiro de 2021, quando se efetivará a matrícula com a apresentação dos documentos originais.  

ATENÇÃO (3):  SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA. O candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula. 

ATENÇÃO (4):  Infelizmente, até o presente momento, não há uma definição sobre o retorno das aulas presenciais em 2021. Assim que tivermos uma posição da Reitoria do Ifes, divulgaremos neste portal. 

ATENÇÃO (5):   PRÉ-MATRÍCULA DE ALUNOS INGRESSANTES. DOCUMENTOS A SEREM POSTADOS NO LINK DE ACESSO ENVIADO PELO E-MAIL:

a) Fotocópia e original do histórico escolar da graduação (autenticação será feita pela secretaria).

b) Fotocópia e original do diploma de graduação (autenticação será feita pela secretaria).

c) Fotocópia e original do histórico escolar do mestrado (autenticação será feita pela secretaria).

d) Fotocópia e original do diploma de mestrado (autenticação será feita pela secretaria). O aluno recém titulado, poderá apresentar a certidão de conclusão de curso ou documento similar. Até o fim do curso de Doutorado, deverá apresentar o diploma de Mestrado. 

e) Fotografia 3×4 cm, recente.

f) Fotocópia e original do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte) (autenticação será feita pela secretaria).

g) Certidão de nascimento ou casamento (autenticação será feita pela secretaria).

h) Fotocópia e original do certificado de quitação com o serviço militar, quando for o caso (autenticação será feita pela secretaria).

i) Fotocópia e original do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos (autenticação será feita pela secretaria).

j) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos (autenticação será feita pela secretaria).

k) Fotocópia e original do cadastro de pessoas físicas (CPF) (autenticação será feita pela secretaria).

l) Formulário de matrícula devidamente preenchida, disponível para download aqui.

FORMULÁRIO DE MATRÍCULA:  https://educimat.ifes.edu.br/images/stories/requerimento_matricula_vilavelha.docx

9 - ETAPA DE VERIFICAÇÃO DE CANDIDATOS QUE OPTARAM POR RESERVA DE VAGAS DE PCD E DE PPI
 

 

NOVO!!! RESULTADO DA VERIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA D EVAGAS DE PPI

 

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS DE PPI PARA ENTREVISTA COM A COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DO IFES

COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE CANDIDATOS APROVADOS NA VAGA DE PCD E DE PPI NO EDITAL IFES 06/2021 - DOUTORADO-EDUCIMAT

ATENÇÃO: Não foi aprovado nenhum candidato para vaga de PCD. 

A Banca de Verificação de Candidatos que optaram por reserva de vagas de PPI acontecerá no dia 27 de novembro de 2020, as 10h, de forma remota (entrevistas remotas com acesso a sala de web conferência). Cada entrevista remota acontecerá com uma banca formada por 3 especialistas e o candidato, podendo durar de 10 a 30 min. O link específico para acessar um ambiente remoto será enviado para o e-mail do candidato.  Todos os candidatos acessarão a sala virtual ao mesmo tempo, e haverá uma sala virtual anexa que cada candidato acessará à medida em que a sua banca acontece. Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição.

ATENÇÃO: O link da sala será enviado por e-mail. O mesmo não poderá ser divulgado. 
 
1 - Utilizaremos na sala do Google Meet. Observe a plataforma de conferência – Google Meet. (https://meet.google.com/).
2 - Bancas de especialistas. A banca será formada por 3 servidores devidamente habilitados pelo NEABI do Ifes campus Vila Velha. No entanto, se houver algum problema de conexão, deve-se garantir um mínimo de 2 pessoas na banca examinadora. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.
3. Orientações acerca do uso do Google Meet disponíveis na internet: https://www.youtube.com/watch?v=u1Eq2ndy4jk.
4. A entrevista não é pública e participa da banca somente o candidato e os membros da banca. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.
5. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da entrevista, a banca poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de entrevista. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

8 - ETAPA 2

 

NOVO!!! RESULTADO FINAL APÓS RECURSO  

ATENÇÃO: Todos os recursos recebidos foram respondidos e estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições.

RESULTADO DA ETAPA 2 - AGUIÇÃO DOS PROJETOS E MÉDIAS DAS NOTAS

ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. Por decisão da Comissão do Processo Seletivo Educimat - Doutorado do Edital Ifes No. 06/2021, juntamente com a consulta do corpo docente, após análise rigorosa dos resultados da ETAPA 2, foram aprovados todos candidatos da reserva de vagas de PPI, sem comprometer as vagas dos candidatos que foram aprovados na Demanda Social.   

DATA E HORÁRIO DA BANCA DE CADA CANDIDATO PARA O PROCESSO SELETIVO DO EDUCIMAT-DOUTORADO

As bancas acontecerão de 16 a 20 de novembro de 2020, em link específico para acessar um ambiente remoto, divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo. Cada candidato olha o seu link no seu perfil, acessando http://educimat.selecao.net.br.  O candidato terá acesso ao horário e data de sua banca. Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição. Veja o texto a seguir!

ATENÇÃO: Os links das salas serão disponibilizadas a partir de amanhã, pelo menos 24h antes da realização da banca, no pefil do candidato.

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS

RESTULTADO COM HORÁRIO E DATA DE BANCA DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS
No dia 13 de novembro de 2020, juntamente com o resultado após recursos, as datas e horários das arguições serão divulgadas no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/) e no site do sistema de inscrições na área do candidato (https://educimat.selecao.net.br/).

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição acontecerão no período de 16 a 20 de novembro de 2020 e serão organizadas com tempo máximo de uma hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: vinte minutos.
b. Arguição da banca: trinta minutos.
c. Intervalo entre as bancas: dez minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 3 professores, com horário, data e o link de acesso. No entanto, se houver algum problema de conexão, deve-se garantir um mínimo de 2 professores na banca examinadora. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

ATENÇÃO:
A - Todas as bancas serão gravadas.
B - O candidato deve garantir câmera e sistema de som (microfone e alto falantes) de forma que a banca possa vê-lo e ouvi-lo e ele possa ver e ouvir a banca de forma clara. Atenção: é importante autorizar o navegador a acessar sua câmera e microfone, independentemente da plataforma a ser utilizada.

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS
1. As bancas de arguição acontecerão de forma remota (salas de webconferência) e o link para a sala estará disponível em até 24 horas antes do horário da arguição no sistema de inscrições (https://educimat.selecao.net.br/). As arguições serão gravadas e servirão como material-testemunho caso haja algum tipo de questionamento durante ou após o processo seletivo. O conteúdo das gravações será preservado, utilizado no âmbito exclusivo da avaliação. Não haverá nenhum tipo de divulgação em hipótese alguma.

2. Observe a plataforma de sua conferência – Google Meet, BigBlueButton ou Conferência RNP. As salas de conferência utilizadas nas arguições serão de três plataformas:
a. Google Meet (https://meet.google.com/);
b. Sistema BigBlueButton (BBB) do campus Vitória (https://conferencia2.vitoria.ifes.edu.br/b/);
c. Sistema BigBlueButton (BBB) da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/).

3. Aconselhamos que os candidatos busquem informações sobre como utilizar tais plataformas. Sugestões:
a. Vídeo orientativo sobre o uso do sistema BBB, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hso8yLzkqj8&feature=youtu.be;
b. Manual do Usuário da RNP, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario.
c. Orientações acerca do uso do Google Meet disponíveis na internet: https://www.youtube.com/watch?v=u1Eq2ndy4jk.

4. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

5. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF. Para a plataforma Google Meet, o candidato poderá compartilhar sua tela de apresentação do projeto de doutorado.

6. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da arguição, a banca examinadora poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de arguição. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

FINALIZAÇÃO DA ARGUIÇÃO
7. Após os 50 minutos de arguição, o candidato poderá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

8. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

7 - ETAPA 1 - RESULTADO

NOVO!!! RESULTADO APÓS RECURSO DA ETAPA 1 - NOMES E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS HABILITADOS PARA ETAPA 2

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de habilitado (ou não habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado.
O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Doutorado - Educimat pode ser acessado no , no endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

RECURSO DA ETAPA 1:

Conforme cronograma deste processo seletivo, serão aceitos recursos postados no dia 11 de novembro de 2020. 

Os recursos deverão ser postados no sistema de gerenciamento, no perfil do candidato.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

RESULTADO HOMOLOGADO DA ETAPA 1:

 

RESULTADO DA ETAPA 1:

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

 

6 - INSCRITOS HOMOLOGADOS

Lista de candidatos homologados ou devolvidos. 20/10/2020 - a lista está por número de inscrição. 

Há duas possbilidades: 

Situação 1: Homologado - o canididato postou todos os documentos requisitados para inscrição. 

Situação 2: Devolvido - o candidato deixou de postar algum documento exigido nos requisitos para se inscrever no processo seletivo. 

Recurso da homologação das inscrições - 22 de outubro de 2020. O recurso será efetuado pelo próprio sistema do processo seletivo, na aba do perfil do aluno.  

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

5 - FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO

ANEXO V - FICHA DE AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 

ANEXO VI - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO  - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

4 - NOVO CRONOGRAMA

PRORROGOU!!! INSCRIÇÕES DE 07 A 19 DE OUTUBRO

ANEXO I - NOVO CRONOGRAMA - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

3 - PRORROGOU!!! INSCRIÇÕES DE 07 A 19 DE OUTUBRO

Faça a inscrição pelo link: 

INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO 2020 - CLIQUE AQUI

PRORROGOU!!!! INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19/10/2020!!!

inscrições abertas

 

OBSERVAÇÃO 1: O CANDIDATO DEVERÁ POSTAR O FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO PREENCHIDO. 

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO  - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

OBSERVAÇÃO 2: O CANDIDATO PODERÁ COLOCAR O SEU NOME NO PROJETO. 

OBSERVAÇÃO 3: NÃO HÁ UM MODELO FECHADO DE PROJETO. MAS O CANDIDATO DEVERÁ SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO EDITAL. 

OBSERVAÇÃO 4: POSTAR SOMENTE OS COMPROVANTES REFERENTES AO DECLARADO NO FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PREENCHIDO. 

ARTIGO - FOLHA DE ROSTO DO ARTIGO.

LIVRO E CAPÍTULO DE LIVRO - CAPA, FOLHA DE ABERTURA, FICHA CATALOGRÁFICA. NO CASO DE CAPÍTULO, A PRIMEIRA PÁGINA DO CAPÍTULO TAMBÉM. NÃO É NECESSÁRIO POSTAR TODO O LIVRO. 

TRABALHO COMPLETO DE EVENTO - 1A. FOLHA CONTENDO DADOS DO TRABALHO E EVENTO.  

 

 

2 - REQUISITOS

I. Para os que apresentarem o título de mestre:

a) Possuir graduação (completa), obtida em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; Apresentar projeto de Doutorado articulado a uma área de concentração e linha e sublinha de pesquisa;

b) Apresentar carta de intenção que contenha trajetória profissional do candidato, motivação pelo curso e impacto social.

c) Ter disponibilidade para as aulas presenciais e atividades acadêmicas do Doutorado, realizadas às quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e eventualmente aos sábados;

d) Ter publicado artigo científico, ou apresentar carta de aceite para publicação, em periódico classificado como Qualis CAPES [2013 – 2016] - área de Ensino, publicado no período de 2010 a 2020;

f) Concordar com o presente Edital e estar ciente do Regulamento Geral do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes (EDUCIMAT/Ifes), disponível em http://educimat.ifes.edu.br.

 

II. Para os candidatos que não possuam título de mestre (admissão por meio do Doutorado Direto (ADD), conforme art. 15 do Regulamento Geral do EDUCIMAT):

a) Possuir graduação (completa), obtida em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;

b) Apresentar projeto de Doutorado articulado a uma área de concentração e linha e sublinha de pesquisa;

c) Apresentar carta de intenção que contenha trajetória profissional do candidato, motivação pelo curso e impacto social. d) Ter disponibilidade para as aulas presenciais e atividades acadêmicas do Doutorado, realizadas às quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e eventualmente aos sábados;

e) Ter publicado, como autor principal, no mínimo, dois artigos científicos em periódico classificado como Qualis CAPES [2013 – 2016] - A1, A2 ou B1 na área de Ensino, publicados no período de 2010 a 2020;

f) Concordar com o presente Edital e estar ciente do Regulamento Geral do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes (EDUCIMAT/Ifes), disponível em http://educimat.ifes.edu.br.

1 - EDITAL

EDITAL RETIFICADO EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

EDITAL EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO I - CRONOGRAMA - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO V - FICHA DE AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 

ANEXO VI - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO  - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

TRADUÇÃO DO EDITAL EM LIBRAS. ACESSE O LINK. 

SharedScreenshot

 

1) Público alvo

O EDUCIMAT é dirigido aos profissionais da educação científica, portadores de diploma de graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática, da educação básica ou superior, ou que atuem em espaços de educação não formal, como por exemplo o planetário, museu, centro de ciências e reserva ecológica.

2) Objetivo da Seleção

O objetivo de selecionar profissionais da educação que apresentem experiência em ensino de Ciências, de Matemática, ou na fronteira dessas áreas de conhecimento, para cursar o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, na modalidade DOUTORADO PROFISSIONAL.

3) Áreas de Concentração

São duas áreas de concentração no EDUCIMAT. O candidato ao ingresso no EDUCIMAT deve escolher uma das duas áreas de concentração, a saber:

  1. Educação em Ciências e Tecnologias: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Ciências.
  2. Educação Matemática: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras, de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Matemática.
4) Tese e Produto Educacional

O candidato deverá levar em consideração que, ao final do curso de doutorado, o estudo de pós-graduação stricto sensu culminará na defesa de TESE e na apresentação de um PRODUTO EDUCACIONAL orientado por, pelo menos, um dos professores credenciados no EDUCIMAT/Ifes.

Serão aceitos projetos da área de Ensino da CAPES/MEC (Área 46), cujo produto educacional seja pelo menos um dos seguintes:

  1. Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, videoaulas, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais etc.);
  2. Protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais;
  3. Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas etc.);
  4. Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação científica, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
  5. Materiais interativos (jogos, kits e similares);
  6. Atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras).
5) Vagas
O presente edital prevê um total de 22 vagas, das quais 11 vagas estão previstas para a área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias (Turma A) e 11 vagas estão previstas para a área de concentração de Educação Matemática (Turma B), com entrada em fevereiro de 2021.
 
Tabela A - Ofertas de vagas na turma A e na turma B. 
 
TURMA A - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS. Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e de aprendizagem em Educação em Ciências Naturais, como também os estudos sobre a formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação em Ciências Naturais. Também estão incluídos os estudos sobre currículo na Educação Básica, bem como o desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meireles Leite, Vilma Reis Terra.

SUBLINHAS: (1.1) PBL (Problem Based Learning); (1.2) Formação de Professores focando Estudos CTS/CTSA; (1.3) Sequências Didáticas.

2. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Trata dos estudos sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais no contexto da Educação em Ciências e fronteiras do conhecimento. Estão incluídos os estudos sobre análise e desenvolvimento de livros didáticos, softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto da educação em Ciências e fronteiras do conhecimento.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Isaura Alcina Martins Nobre, Márcia Gonçalves de Oliveira, Marize Lyra Silva Passos, Vanessa Battestin.

SUBLINHAS: (2.1) EAD no contexto da Educação em Ciências; (2.2) Tendências em Tecnologias Educacionais; (2.3) Inovação e Criatividade na Educação.

3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Trata de pesquisas sobre a educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da educação em ciências. Também estão incluídas as investigações sobre divulgação científica, estudos culturais, CTS/CTSA, educação ambiental, trilhas ecológicas, reservas ecológicas, praças, museu e centro de ciências. Estão incluídos os estudos sobre a história e memória da ciência, local e regional, disciplinas, história de currículos, recursos didáticos, eventos e instituições no contexto da Educação em Ciências.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Antonio Donizetti Sgarbi, Carlos Roberto Pires Campos, Eduardo Moscon, Athelson Bittencourt.

SUBLINHAS: (3.1) Aula de Campo; (3.2) História, Ciência, Sociedade e Ambiente; (3.3) Educação não formal; (3.4 Museu de Ciências da Vida.

TURMA B - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre tecnologias digitais, educação a distância, currículo da matemática na Educação Básica, bem como análise e desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Luciano Lessa Lorenzoni, Rony Claúdio de Oliveira Freitas, Hélio Rosetti Júnior.

SUBLINHAS: (1.1) Modelagem Matemática; (1.2) Tecnologias Digitais em Educação Matemática; (1.3) Educação Matemática Financeira.

2. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata do desenvolvimento de estudos sobre formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre currículo na formação inicial e continuada de professores e recursos didáticos voltados para esse fim.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Alex Jordane de Oliveira, Dilza Côco, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Sandra Aparecida Fraga da Silva.

SUBLINHAS: (2.1) Formação de professores na abordagem Histórico Cultural; (2.2) Formação Inicial e Continuada de Professores; (2.3) Concept Study (Investigação do Conceito).

3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Trata do desenvolvimento de estudos sobre educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da Educação Matemática, em espaços formais e não formais da educação. Estão também incluídos estudos sobre história e memória da Matemática, história da Educação Matemática, etnomatemática e estudos envolvendo espaços de educação não formal, tais como museu e centro de ciências no contexto da Educação Matemática.

PROFESSORES CREDENCIADOS: Antônio Henrique Pinto, Edmar Reis Thiengo, Ligia Arantes Sad.

SUBLINHAS: (3.1) História e Memórias da Educação Matemática e Diversidade Cultural; (3.2) Educação Matemática Inclusiva.

 
 
O presente edital do processo seletivo, de acordo com a legislação em vigor que trata das Ações Afirmativas no âmbito da pós-graduação stricto sensu no Instituto Federal do Espírito Santo (Resolução CS/Ifes No. 61/2019, 13 de dezembro de 2019; ON PRPPG/Ifes No. 01/2019, 09 de agosto de 2019), reserva cotas para pessoas com deficiência - PCD (mínimo de 5% do total de vagas) e cotas para etnia - PPI (mínimo de 25% do total de vagas), restando aproximadamente 70% do total de vagas para a ampla concorrência.
 
 
Na Tabela B consta a distribuição das vagas em áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes.  
 

Tabela B. Distribuição de vagas conforme as características de reserva de vagas estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

Código Linha Distribuição das Vagas
Ampla Concorrência (AC)* PCD* PPI*
Turma A Linha 1 2 1
Linha 2 2 1 1
Linha 3 3 1
Turma B Linha 1 2 1
Linha 2 4 1
Linha 3 1 1 1
Total 14 2 6

 

A distribuição das vagas por área de concentração, linha e sublinha de pesquisa está apresentada nas Tabelas C e D. O candidato, no ato da inscrição, deverá optar por uma área de concentração, linha e sublinha de pesquisa, coerente com o projeto de doutorado.

 

Tabela C. Distribuição de vagas conforme área de concentração, linha e sublinha de pesquisa estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
Linhas e sublinhas de Pesquisa
Total
1
Práticas pedagógicas, formação inicial e continuada de professores no contexto da educação em Ciências.
3
1.1
PBL (Problem Based Learning)
1
1.2
Formação de Professores focando Estudos CTS/CTSA
1
1.3
Sequências Didáticas
1
2
Tecnologias educacionais e recursos didáticos no contexto da educação em Ciências.
4
2.1
EAD no contexto da Educação em Ciências
1
2.2
Tendências em Tecnologias Educacionais
2
2.3
Inovação e Criatividade na Educação
1
3
Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação em Ciências.
4
3.1
Aula de Campo
1
3.2
História, Ciência, Sociedade e Ambiente.
1
3.3
Educação Não Formal  
1
3.4
Museu de Ciências da Vida
1

 

 

Tabela D. Distribuição de vagas conforme área de concentração, linha e sublinha de pesquisa estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linhas e sublinhas de Pesquisa
Total
1
Práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da educação Matemática.
3
1.1
Modelagem Matemática
1
1.2
Tecnologias Digitais em Educação Matemática
1
1.3
Educação Matemática Financeira
1
2
Formação inicial e continuada de professores no contexto da educação Matemática.
5
2.1
Formação de Professores na Abordagem Histórico Cultural
3
2.2
Formação Inicial e Continuada de Professores
1
2.3
Concept Study (Investigação do Conceito)
1
3
Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação Matemática.
3
3.1
História da Matemática; História e Memória da Educação Matemática; Diversidade Cultural
2
3.2
Educação Matemática Inclusiva
1

 

6) Etapas da Seleção

O processo seletivo consistirá em duas Etapas, a saber:

  1. ETAPA 1Avaliação da Carta de Intenção, do Currículo e análise preliminar do projeto (Classificatória e eliminatória).
  2. ETAPA 2Avaliação do Projeto (Classificatória e eliminatória). O candidato fará uma exposição sobre o seu projeto submetido no processo seletivo.

7) Para se inscrever

 

7.1. Carta de Intenção (modelo no EDITAL), analisada na ETAPA 1, deverá abordar: a) trajetória profissional do candidato; b) motivação pelo curso; c) impacto social de sua pesquisa; d) textualidade e organização. A formatação do texto deverá seguir os seguintes parâmetros: fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e mínimo de 2.500 e máximo de 5.000 caracteres com espaçamento. O candidato deverá postar a carta de intenção no formato PDF no ato da inscrição.

7.2. Currículo produzido na Plataforma Lattes do CNPq (Currículo Lattes). Deve apresentar os seguintes aspectos: formação acadêmica, experiência em pesquisa, experiência em extensão e experiência profissional. O candidato deverá postar o currículo no formato PDF no ato da inscrição.

7.3. Projeto de Pesquisa. Deve atender às seguintes especificações:

a.  Ser redigido de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos (Disponível na Biblioteca do Ifes:https://bit.ly/3erWqJx);

b.  As referências devem estar de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para a elaboração de referências (Disponível na Biblioteca do Ifes:https://bit.ly/2TMt68C);

c.  A arquivo completo deve ser enviado em formato de editor de texto editável: Microsoft Word (extensão .doc ou .docx) ou LibreOffice Writer (extensão .odt).

d.  O arquivo completo deve ter no mínimo 15.000 caracteres com espaço e no máximo de 37.500 caracteres com espaço.

8) Cronograma

O processo seletivo está previsto para ser realizado de setembro a dezembro. O início das aulas deverá ser em fevereiro de 2021. O edital deverá ser publicado ainda em setembro. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página