Seleção Doutorado Educimat - 2021
Índice de Artigos
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMATICA DO IFES
PRIMEIRA SELEÇÃO PARA O DOUTORADO
EDITAL IFES 06/2021 PARA A PRIMEIRA TURMA DE DOUTORADO
10 - PRÉ-MATRÍCULA E LISTA DE CANDIDATOS APROVADOS COM OS ORIENTADORES POR LINHA DE PESQUISA
EM BREVE!!!
ATENÇÃO (1): De 07 a 11 de dezembro de 2020, estaremos enviando um e-mail de cada candidato(a) aprovado(a) neste processo seletivo para o Doutorado-Educimat, uma declaração de aprovação no processo seletivo emitida pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes. É indispensável que o aluno esteja livre para se dedicar ao Doutorado, às quartas, quintas e sextas-feiras em horário integral. Eventualmente, terão aulas aos sábados. As aulas serão realizadas no Ifes Campus Vila Velha - Avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Bairro Soteco, Vila Velha - ES, CEP 29106-010. Eventualmente, termos atividades no Ifes campus Vitória e no Ifes Cefor.
ATENÇÃO (2): Do dia 07 a 11 de dezembro estaremos enviando para o e-mail o link de acesso para enviar a lista de documentos escaneados para efetivar a pré-matrícula. Haverá um dia marcado pela Secretaria Acadêmica (CRA) do Ifes campus Vila Velha, em fevereiro de 2021, quando se efetivará a matrícula com a apresentação dos documentos originais.
ATENÇÃO (3): SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA. O candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula.
ATENÇÃO (4): Infelizmente, até o presente momento, não há uma definição sobre o retorno das aulas presenciais em 2021. Assim que tivermos uma posição da Reitoria do Ifes, divulgaremos neste portal.
ATENÇÃO (5): PRÉ-MATRÍCULA DE ALUNOS INGRESSANTES. DOCUMENTOS A SEREM POSTADOS NO LINK DE ACESSO ENVIADO PELO E-MAIL:
a) Fotocópia e original do histórico escolar da graduação (autenticação será feita pela secretaria).
b) Fotocópia e original do diploma de graduação (autenticação será feita pela secretaria).
c) Fotocópia e original do histórico escolar do mestrado (autenticação será feita pela secretaria).
d) Fotocópia e original do diploma de mestrado (autenticação será feita pela secretaria). O aluno recém titulado, poderá apresentar a certidão de conclusão de curso ou documento similar. Até o fim do curso de Doutorado, deverá apresentar o diploma de Mestrado.
e) Fotografia 3×4 cm, recente.
f) Fotocópia e original do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte) (autenticação será feita pela secretaria).
g) Certidão de nascimento ou casamento (autenticação será feita pela secretaria).
h) Fotocópia e original do certificado de quitação com o serviço militar, quando for o caso (autenticação será feita pela secretaria).
i) Fotocópia e original do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos (autenticação será feita pela secretaria).
j) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos (autenticação será feita pela secretaria).
k) Fotocópia e original do cadastro de pessoas físicas (CPF) (autenticação será feita pela secretaria).
l) Formulário de matrícula devidamente preenchida, disponível para download aqui.
FORMULÁRIO DE MATRÍCULA: https://educimat.ife
NOVO!!! RESULTADO DA VERIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA D EVAGAS DE PPI
ATENÇÃO: Não foi aprovado nenhum candidato para vaga de PCD.
A Banca de Verificação de Candidatos que optaram por reserva de vagas de PPI acontecerá no dia 27 de novembro de 2020, as 10h, de forma remota (entrevistas remotas com acesso a sala de web conferência). Cada entrevista remota acontecerá com uma banca formada por 3 especialistas e o candidato, podendo durar de 10 a 30 min. O link específico para acessar um ambiente remoto será enviado para o e-mail do candidato. Todos os candidatos acessarão a sala virtual ao mesmo tempo, e haverá uma sala virtual anexa que cada candidato acessará à medida em que a sua banca acontece. Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição.
8 - ETAPA 2
NOVO!!! RESULTADO FINAL APÓS RECURSO
ATENÇÃO: Todos os recursos recebidos foram respondidos e estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições.
RESULTADO DA ETAPA 2 - AGUIÇÃO DOS PROJETOS E MÉDIAS DAS NOTAS
ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. Por decisão da Comissão do Processo Seletivo Educimat - Doutorado do Edital Ifes No. 06/2021, juntamente com a consulta do corpo docente, após análise rigorosa dos resultados da ETAPA 2, foram aprovados todos candidatos da reserva de vagas de PPI, sem comprometer as vagas dos candidatos que foram aprovados na Demanda Social.
DATA E HORÁRIO DA BANCA DE CADA CANDIDATO PARA O PROCESSO SELETIVO DO EDUCIMAT-DOUTORADO
As bancas acontecerão de 16 a 20 de novembro de 2020, em link específico para acessar um ambiente remoto, divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo. Cada candidato olha o seu link no seu perfil, acessando http://educimat.selecao.net.br. O candidato terá acesso ao horário e data de sua banca. Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição. Veja o texto a seguir!
ATENÇÃO: Os links das salas serão disponibilizadas a partir de amanhã, pelo menos 24h antes da realização da banca, no pefil do candidato.
ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS
RESTULTADO COM HORÁRIO E DATA DE BANCA DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS
No dia 13 de novembro de 2020, juntamente com o resultado após recursos, as datas e horários das arguições serão divulgadas no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/) e no site do sistema de inscrições na área do candidato (https://educimat.selecao.net.br/).
BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição acontecerão no período de 16 a 20 de novembro de 2020 e serão organizadas com tempo máximo de uma hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: vinte minutos.
b. Arguição da banca: trinta minutos.
c. Intervalo entre as bancas: dez minutos.
Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 3 professores, com horário, data e o link de acesso. No entanto, se houver algum problema de conexão, deve-se garantir um mínimo de 2 professores na banca examinadora. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.
ATENÇÃO:
A - Todas as bancas serão gravadas.
B - O candidato deve garantir câmera e sistema de som (microfone e alto falantes) de forma que a banca possa vê-lo e ouvi-lo e ele possa ver e ouvir a banca de forma clara. Atenção: é importante autorizar o navegador a acessar sua câmera e microfone, independentemente da plataforma a ser utilizada.
ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS
1. As bancas de arguição acontecerão de forma remota (salas de webconferência) e o link para a sala estará disponível em até 24 horas antes do horário da arguição no sistema de inscrições (https://educimat.selecao.net.br/). As arguições serão gravadas e servirão como material-testemunho caso haja algum tipo de questionamento durante ou após o processo seletivo. O conteúdo das gravações será preservado, utilizado no âmbito exclusivo da avaliação. Não haverá nenhum tipo de divulgação em hipótese alguma.
2. Observe a plataforma de sua conferência – Google Meet, BigBlueButton ou Conferência RNP. As salas de conferência utilizadas nas arguições serão de três plataformas:
a. Google Meet (https://meet.google.com/);
b. Sistema BigBlueButton (BBB) do campus Vitória (https://conferencia2.vitoria.ifes.edu.br/b/);
c. Sistema BigBlueButton (BBB) da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/).
3. Aconselhamos que os candidatos busquem informações sobre como utilizar tais plataformas. Sugestões:
a. Vídeo orientativo sobre o uso do sistema BBB, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hso8yLzkqj8&feature=youtu.be;
b. Manual do Usuário da RNP, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario.
c. Orientações acerca do uso do Google Meet disponíveis na internet: https://www.youtube.com/watch?v=u1Eq2ndy4jk.
4. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.
5. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF. Para a plataforma Google Meet, o candidato poderá compartilhar sua tela de apresentação do projeto de doutorado.
6. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da arguição, a banca examinadora poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de arguição. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.
FINALIZAÇÃO DA ARGUIÇÃO
7. Após os 50 minutos de arguição, o candidato poderá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.
8. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.
7 - ETAPA 1 - RESULTADO
NOVO!!! RESULTADO APÓS RECURSO DA ETAPA 1 - NOMES E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS HABILITADOS PARA ETAPA 2
Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de habilitado (ou não habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado.
O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Doutorado - Educimat pode ser acessado no , no endereço: https://educimat.selecao.net.br/
RECURSO DA ETAPA 1:
Conforme cronograma deste processo seletivo, serão aceitos recursos postados no dia 11 de novembro de 2020.
Os recursos deverão ser postados no sistema de gerenciamento, no perfil do candidato.
No endereço: https://educimat.selecao.net.br/
Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.
RESULTADO HOMOLOGADO DA ETAPA 1:
RESULTADO DA ETAPA 1:
Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição
Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.
No endereço: https://educimat.selecao.net.br/
6 - INSCRITOS HOMOLOGADOS
Lista de candidatos homologados ou devolvidos. 20/10/2020 - a lista está por número de inscrição.
Há duas possbilidades:
Situação 1: Homologado - o canididato postou todos os documentos requisitados para inscrição.
Situação 2: Devolvido - o candidato deixou de postar algum documento exigido nos requisitos para se inscrever no processo seletivo.
Recurso da homologação das inscrições - 22 de outubro de 2020. O recurso será efetuado pelo próprio sistema do processo seletivo, na aba do perfil do aluno.
No endereço: https://educimat.selecao.net.br/
5 - FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO
ANEXO V - FICHA DE AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO VI - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
4 - NOVO CRONOGRAMA
PRORROGOU!!! INSCRIÇÕES DE 07 A 19 DE OUTUBRO
ANEXO I - NOVO CRONOGRAMA - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
3 - PRORROGOU!!! INSCRIÇÕES DE 07 A 19 DE OUTUBRO
Faça a inscrição pelo link:
INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO 2020 - CLIQUE AQUI
PRORROGOU!!!! INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19/10/2020!!!
OBSERVAÇÃO 1: O CANDIDATO DEVERÁ POSTAR O FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO PREENCHIDO.
ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
OBSERVAÇÃO 2: O CANDIDATO PODERÁ COLOCAR O SEU NOME NO PROJETO.
OBSERVAÇÃO 3: NÃO HÁ UM MODELO FECHADO DE PROJETO. MAS O CANDIDATO DEVERÁ SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO EDITAL.
OBSERVAÇÃO 4: POSTAR SOMENTE OS COMPROVANTES REFERENTES AO DECLARADO NO FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PREENCHIDO.
ARTIGO - FOLHA DE ROSTO DO ARTIGO.
LIVRO E CAPÍTULO DE LIVRO - CAPA, FOLHA DE ABERTURA, FICHA CATALOGRÁFICA. NO CASO DE CAPÍTULO, A PRIMEIRA PÁGINA DO CAPÍTULO TAMBÉM. NÃO É NECESSÁRIO POSTAR TODO O LIVRO.
TRABALHO COMPLETO DE EVENTO - 1A. FOLHA CONTENDO DADOS DO TRABALHO E EVENTO.
2 - REQUISITOS
I. Para os que apresentarem o título de mestre:
a) Possuir graduação (completa), obtida em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; Apresentar projeto de Doutorado articulado a uma área de concentração e linha e sublinha de pesquisa;
b) Apresentar carta de intenção que contenha trajetória profissional do candidato, motivação pelo curso e impacto social.
c) Ter disponibilidade para as aulas presenciais e atividades acadêmicas do Doutorado, realizadas às quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e eventualmente aos sábados;
d) Ter publicado artigo científico, ou apresentar carta de aceite para publicação, em periódico classificado como Qualis CAPES [2013 – 2016] - área de Ensino, publicado no período de 2010 a 2020;
f) Concordar com o presente Edital e estar ciente do Regulamento Geral do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes (EDUCIMAT/Ifes), disponível em http://educimat.ifes.edu.br.
II. Para os candidatos que não possuam título de mestre (admissão por meio do Doutorado Direto (ADD), conforme art. 15 do Regulamento Geral do EDUCIMAT):
a) Possuir graduação (completa), obtida em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
b) Apresentar projeto de Doutorado articulado a uma área de concentração e linha e sublinha de pesquisa;
c) Apresentar carta de intenção que contenha trajetória profissional do candidato, motivação pelo curso e impacto social. d) Ter disponibilidade para as aulas presenciais e atividades acadêmicas do Doutorado, realizadas às quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e eventualmente aos sábados;
e) Ter publicado, como autor principal, no mínimo, dois artigos científicos em periódico classificado como Qualis CAPES [2013 – 2016] - A1, A2 ou B1 na área de Ensino, publicados no período de 2010 a 2020;
f) Concordar com o presente Edital e estar ciente do Regulamento Geral do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes (EDUCIMAT/Ifes), disponível em http://educimat.ifes.edu.br.
1 - EDITAL
EDITAL RETIFICADO EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
EDITAL EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO I - CRONOGRAMA - EDUCIMAT/IFES 2021 - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO V - FICHA DE AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO VI - MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO VIII - FICHA DE ANÁLISE PRELIMINAR DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO - DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
TRADUÇÃO DO EDITAL EM LIBRAS. ACESSE O LINK.
1) Público alvo
O EDUCIMAT é dirigido aos profissionais da educação científica, portadores de diploma de graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática, da educação básica ou superior, ou que atuem em espaços de educação não formal, como por exemplo o planetário, museu, centro de ciências e reserva ecológica.
2) Objetivo da Seleção
O objetivo de selecionar profissionais da educação que apresentem experiência em ensino de Ciências, de Matemática, ou na fronteira dessas áreas de conhecimento, para cursar o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, na modalidade DOUTORADO PROFISSIONAL.
3) Áreas de Concentração
São duas áreas de concentração no EDUCIMAT. O candidato ao ingresso no EDUCIMAT deve escolher uma das duas áreas de concentração, a saber:
- Educação em Ciências e Tecnologias: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Ciências.
- Educação Matemática: congrega o desenvolvimento de investigações sobre concepções teórico-metodológicas e estratégias inovadoras, de modo a formar pesquisadores, com vistas à formação de professores e à construção de práticas educativas, pedagógicas e recursos didáticos a serem aplicados, especialmente, na Educação Básica, no contexto do ensino de Matemática.
O candidato deverá levar em consideração que, ao final do curso de doutorado, o estudo de pós-graduação stricto sensu culminará na defesa de TESE e na apresentação de um PRODUTO EDUCACIONAL orientado por, pelo menos, um dos professores credenciados no EDUCIMAT/Ifes.
Serão aceitos projetos da área de Ensino da CAPES/MEC (Área 46), cujo produto educacional seja pelo menos um dos seguintes:
- Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, videoaulas, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais etc.);
- Protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais;
- Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas etc.);
- Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação científica, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
- Materiais interativos (jogos, kits e similares);
- Atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras).
TURMA A - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS |
1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS. Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e de aprendizagem em Educação em Ciências Naturais, como também os estudos sobre a formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação em Ciências Naturais. Também estão incluídos os estudos sobre currículo na Educação Básica, bem como o desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal. PROFESSORES CREDENCIADOS: Manuella Villar Amado, Sidnei Quezada Meireles Leite, Vilma Reis Terra. SUBLINHAS: (1.1) PBL (Problem Based Learning); (1.2) Formação de Professores focando Estudos CTS/CTSA; (1.3) Sequências Didáticas. |
2. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Trata dos estudos sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais no contexto da Educação em Ciências e fronteiras do conhecimento. Estão incluídos os estudos sobre análise e desenvolvimento de livros didáticos, softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto da educação em Ciências e fronteiras do conhecimento. PROFESSORES CREDENCIADOS: Isaura Alcina Martins Nobre, Márcia Gonçalves de Oliveira, Marize Lyra Silva Passos, Vanessa Battestin. SUBLINHAS: (2.1) EAD no contexto da Educação em Ciências; (2.2) Tendências em Tecnologias Educacionais; (2.3) Inovação e Criatividade na Educação. |
3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Trata de pesquisas sobre a educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da educação em ciências. Também estão incluídas as investigações sobre divulgação científica, estudos culturais, CTS/CTSA, educação ambiental, trilhas ecológicas, reservas ecológicas, praças, museu e centro de ciências. Estão incluídos os estudos sobre a história e memória da ciência, local e regional, disciplinas, história de currículos, recursos didáticos, eventos e instituições no contexto da Educação em Ciências. PROFESSORES CREDENCIADOS: Antonio Donizetti Sgarbi, Carlos Roberto Pires Campos, Eduardo Moscon, Athelson Bittencourt. SUBLINHAS: (3.1) Aula de Campo; (3.2) História, Ciência, Sociedade e Ambiente; (3.3) Educação não formal; (3.4 Museu de Ciências da Vida. |
TURMA B - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata-se do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre tecnologias digitais, educação a distância, currículo da matemática na Educação Básica, bem como análise e desenvolvimento de recursos didáticos para atender às necessidades dos espaços de educação formal. PROFESSORES CREDENCIADOS: Luciano Lessa Lorenzoni, Rony Claúdio de Oliveira Freitas, Hélio Rosetti Júnior. SUBLINHAS: (1.1) Modelagem Matemática; (1.2) Tecnologias Digitais em Educação Matemática; (1.3) Educação Matemática Financeira. |
2. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata do desenvolvimento de estudos sobre formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação Matemática. Também estão incluídos estudos sobre currículo na formação inicial e continuada de professores e recursos didáticos voltados para esse fim. PROFESSORES CREDENCIADOS: Alex Jordane de Oliveira, Dilza Côco, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Sandra Aparecida Fraga da Silva. SUBLINHAS: (2.1) Formação de professores na abordagem Histórico Cultural; (2.2) Formação Inicial e Continuada de Professores; (2.3) Concept Study (Investigação do Conceito). |
3. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Trata do desenvolvimento de estudos sobre educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da Educação Matemática, em espaços formais e não formais da educação. Estão também incluídos estudos sobre história e memória da Matemática, história da Educação Matemática, etnomatemática e estudos envolvendo espaços de educação não formal, tais como museu e centro de ciências no contexto da Educação Matemática. PROFESSORES CREDENCIADOS: Antônio Henrique Pinto, Edmar Reis Thiengo, Ligia Arantes Sad. SUBLINHAS: (3.1) História e Memórias da Educação Matemática e Diversidade Cultural; (3.2) Educação Matemática Inclusiva. |
Tabela B. Distribuição de vagas conforme as características de reserva de vagas estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.
Código | Linha | Distribuição das Vagas | ||
Ampla Concorrência (AC)* | PCD* | PPI* | ||
Turma A | Linha 1 | 2 | 1 | |
Linha 2 | 2 | 1 | 1 | |
Linha 3 | 3 | 1 | ||
Turma B | Linha 1 | 2 | 1 | |
Linha 2 | 4 | 1 | ||
Linha 3 | 1 | 1 | 1 | |
Total | 14 | 2 | 6 |
A distribuição das vagas por área de concentração, linha e sublinha de pesquisa está apresentada nas Tabelas C e D. O candidato, no ato da inscrição, deverá optar por uma área de concentração, linha e sublinha de pesquisa, coerente com o projeto de doutorado.
Tabela C. Distribuição de vagas conforme área de concentração, linha e sublinha de pesquisa estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
|
||
Linhas e sublinhas de Pesquisa
|
Total
|
|
1
|
Práticas pedagógicas, formação inicial e continuada de professores no contexto da educação em Ciências.
|
3
|
1.1
|
PBL (Problem Based Learning)
|
1
|
1.2
|
Formação de Professores focando Estudos CTS/CTSA
|
1
|
1.3
|
Sequências Didáticas
|
1
|
2
|
Tecnologias educacionais e recursos didáticos no contexto da educação em Ciências.
|
4
|
2.1
|
EAD no contexto da Educação em Ciências
|
1
|
2.2
|
Tendências em Tecnologias Educacionais
|
2
|
2.3
|
Inovação e Criatividade na Educação
|
1
|
3
|
Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação em Ciências.
|
4
|
3.1
|
Aula de Campo
|
1
|
3.2
|
História, Ciência, Sociedade e Ambiente.
|
1
|
3.3
|
Educação Não Formal
|
1
|
3.4
|
Museu de Ciências da Vida |
1
|
Tabela D. Distribuição de vagas conforme área de concentração, linha e sublinha de pesquisa estabelecidas neste Edital, em conformidade com legislação vigente da pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
||
Linhas e sublinhas de Pesquisa
|
Total
|
|
1
|
Práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da educação Matemática.
|
3
|
1.1
|
Modelagem Matemática
|
1
|
1.2
|
Tecnologias Digitais em Educação Matemática
|
1
|
1.3
|
Educação Matemática Financeira
|
1
|
2
|
Formação inicial e continuada de professores no contexto da educação Matemática.
|
5
|
2.1
|
Formação de Professores na Abordagem Histórico Cultural
|
3
|
2.2
|
Formação Inicial e Continuada de Professores
|
1
|
2.3
|
Concept Study (Investigação do Conceito)
|
1
|
3
|
Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação Matemática.
|
3
|
3.1
|
História da Matemática; História e Memória da Educação Matemática; Diversidade Cultural
|
2
|
3.2
|
Educação Matemática Inclusiva
|
1
|
6) Etapas da Seleção
O processo seletivo consistirá em duas Etapas, a saber:
- ETAPA 1 – Avaliação da Carta de Intenção, do Currículo e análise preliminar do projeto (Classificatória e eliminatória).
- ETAPA 2 – Avaliação do Projeto (Classificatória e eliminatória). O candidato fará uma exposição sobre o seu projeto submetido no processo seletivo.
7) Para se inscrever
7.1. Carta de Intenção (modelo no EDITAL), analisada na ETAPA 1, deverá abordar: a) trajetória profissional do candidato; b) motivação pelo curso; c) impacto social de sua pesquisa; d) textualidade e organização. A formatação do texto deverá seguir os seguintes parâmetros: fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e mínimo de 2.500 e máximo de 5.000 caracteres com espaçamento. O candidato deverá postar a carta de intenção no formato PDF no ato da inscrição.
7.2. Currículo produzido na Plataforma Lattes do CNPq (Currículo Lattes). Deve apresentar os seguintes aspectos: formação acadêmica, experiência em pesquisa, experiência em extensão e experiência profissional. O candidato deverá postar o currículo no formato PDF no ato da inscrição.
7.3. Projeto de Pesquisa. Deve atender às seguintes especificações:
a. Ser redigido de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos (Disponível na Biblioteca do Ifes:https://bit.ly/3erWqJx);
b. As referências devem estar de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para a elaboração de referências (Disponível na Biblioteca do Ifes:https://bit.ly/2TMt68C);
c. A arquivo completo deve ser enviado em formato de editor de texto editável: Microsoft Word (extensão .doc ou .docx) ou LibreOffice Writer (extensão .odt).
d. O arquivo completo deve ter no mínimo 15.000 caracteres com espaço e no máximo de 37.500 caracteres com espaço.
8) Cronograma
O processo seletivo está previsto para ser realizado de setembro a dezembro. O início das aulas deverá ser em fevereiro de 2021. O edital deverá ser publicado ainda em setembro.
Redes Sociais