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Seleção Mestrado Educimat

Índice de Artigos

 Aqui você poderá encontrar os Editais e algumas informações sobre os processos seletivos realizados desde 2011, quando o programa de pós-graduação se iniciou. 

 


P - Confirmação da pré-matrícula

Homologação da pré-matrícula (formato pdf, tamanho 146.91 Kb)

 

 

O - Orientação Período de Matrícula

 

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA.

A pré-matrícula será feita online, no período de 11 a 15 de Dezembro 2023, seguindo as seguintes orientações:

O candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula.

 

Formulário: https://forms.gle/5un7NukZTVKffUQ38

 

DOCUMENTOS A SEREM INSERIDOS NO FORMULÁRIO:

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotografia 3×4 cm, recente.

d) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

e) Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

f) Fotocópia digitalizada do certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino nascidos entre 1978 e 2004.

g) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

h) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “h” e “i”.

i) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

 

N - Resultado final com definição de orientadores

Resultado Final

 

M - Resultado da verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI

 

Candidato(a) / Resultado da entrevista 

NICOLAS DO ESPIRITO SANTO TRANCHO          DEFERIDO

LUCIANO JOSÉ DE MELLO                                     DEFERIDO

LUCILLO DE SOUZA JUNIOR                                  DEFERIDO

ELISABETE MARIA DAS NEVES LIMA PEREIRA    DEFERIDO

 

L - Verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI

Conforme EDITAL 134/2023 – PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2024, Item 5.4.2 letras d) e) f), os candidatos e candidatas  aprovados na reserva de vagas PPI passarão por procedimento complementar de verificação da autodeclaração em entrevista concedida, em data constante no cronograma do processo seletivo, à Comissão Local de Verificação da Autodeclaração (CLVA) do Instituto Federal do Espírito Santo.

As entrevistas acontecerão por ordem de chegada na modalidade presencial, de forma individual, dia 27/11/2023 a partir de 15:30h no Bloco B, AUDITÓRIO do campus Vila Velha, situado em Avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Bairro Soteco, Vila Velha, Espírito Santo, CEP 29.106-010.

 

ACESSE AQUI a LISTA DE CONVOCAÇÃO CLVA

 

Candidato(a) / Edital / Data e hora

NICOLAS DO ESPIRITO SANTO TRANCHO Mestrado - 134/2023 27/11/2023 15:30

LUCIANO JOSÉ DE MELLO Mestrado - 134/2023 27/11/2023 15:30

LUCILLO DE SOUZA JUNIOR Mestrado - 134/2023 27/11/2023 15:30

ELISABETE MARIA DAS NEVES LIMA PEREIRA Mestrado - 134/2023 27/11/2023 15:30

 

 

K - Resultado parcial da Etapa 2

Resultado parcial da Etapa 2 (formato pdf, tamanho 189,98kb)

Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições.

  

J - Horários das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 06 a 14 de novembro de 2023, presencialmente no campus Vila Velha (candidatos da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias) e no campus Vitória (candidatos da área de concentração de Educação Matemática) É importante que todos os candidatos fiquem atentos às informações explicitadas logo abaixo.

Endereços do Ifes:

Campus Vila Velha: Avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Bairro Soteco, Vila Velha, Espírito Santo, CEP 29.106-010

Campus Vitória: Avenida Vitória, 1729 - Jucutuquara, Vitória, Espírito Santo, CEP: 29040-780 

HORÁRIO DAS BANCAS DE ARGUIÇÃO DA ETAPA 2 RETIFICADO EM 05/11/2023


ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - Etapa 2

As bancas de arguição serão organizadas com tempo máximo de meia hora (30 minutos), distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: dez minutos. Este é o tempo que o candidato tem para apresentar o anteprojeto.
b. Arguição da banca: quinze minutos.
c. Intervalo entre as bancas: cinco minutos.

Obs: Cada banca prevê a participação de 2 professores.

 

ATENÇÃO:

1. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa.

2. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF.

3. Após os 25 minutos de arguição, o candidato deverá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

 I - Divulgação do Resultado Final da Etapa 1

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de Classificado (ou não classificado) para ETAPA 2. 

No sistema os candidatos classificados para a Etapa 1 tem como resultado final: APROVADO ou EXCEDENTE.

O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Mestrado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br

Obs: As bancas acontecerão de 06 a 14 de novembro de 2023, presencialmente no campus Vila Velha (candidatos da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias) e no campus Vitória (candidatos da área de concentração de Educação Matemática). Os dias e horários serão divulgados no site até 03/11/2023 (sexta-feira).

 

 

H - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

 

G - Homologação das inscrições após recursos

Inscrições Homologadas (deferidas) e Devolvidas (indeferidas).

  

 

F - Homologação das inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Detalhes, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

 

E - Inscrições

Inscrições no site: https://educimat.selecao.net.br/

 

 

D - Edital 134/2023 do Processo Seletivo Mestrado 2024

 

EDITAL 134/2023 - PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2024 - RETIFICADO 01/11/2023

EDITAL 134/2023 - PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2024 - RETIFICADO 23/10/2023 

EDITAL 134/2023 - PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2024 - RETIFICADO 30/09/2023 

EDITAL 134/2023 – PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2024

 

Edital em Libras 

 

C – Documentos - Anexos do Edital

 

ANEXO I - CRONOGRAMA GERAL - RETIFICADO EM 01/11/2023

ANEXO I - CRONOGRAMA GERAL - RETIFICADO EM 23/10/2023

ANEXO I - CRONOGRAMA GERAL - RETIFICADO EM 30/09/2023

ANEXO II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

ANEXO IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ANEXO V - AVALIAÇÃO DO ANTEPROJETO

ANEXO VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO ANTEPROJETO - RETIFICADO EM 30/09/2023

ANEXO VIII - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA

 

B - Modelo de Anteprojeto

 

MODELO DE ANTEPROJETO

 

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Mestrado 2024

 

PORTARIA Nº 220 - 2023 - Comissão de Processo Seletivo Mestrado - Educimat Turma regular 2024_2

 


 

 

S - Orientação Período de Matrícula

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA.

pré-matrícula será feita online, no período de 21 a 25 agosto de 2023, seguindo as seguintes orientações:

candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula.

DOCUMENTOS A SER INSERIDOS NO LINK DE ACESSO A SER ENVIADO POR E-MAIL:

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotografia 3×4 cm, recente.

d) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

e)  Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

f) Fotocópia digitalizada do Certificado de alistamento válido OU certificado de reservista OU certificado de isenção OU certificado de dispensa de incorporação, para o candidato do sexo masculino com idade entre 19 e 45 anos.

g) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

h)  Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “h” e “i”.

i) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

j) Formulário de matrícula preenchido. O link para recebimento do Formulário será enviado para o e-mail do candidato.

 

 

R - Resultado Final com orientadores

Resultado Final

 

 

Q - Resultado Verificação da autodeclaração dos candidatos aprovados pelas cotas de PCD - Mestrado UnAC

Inscrição: 121

Nome: ANA CARLA KRUGER LEITE

Modalidade: PCD

Resultado: DEFERIDO

 

 

 

P - Verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

 

Considerando:

a) Item 3.4 do Edital: "O candidato que concorrer à reserva de vagas, também concorrerá à ampla concorrência. No caso de ser contemplado nas duas concorrências, privilegia-se a vaga de ampla concorrência."

b) item 5.4.3 d) do Edital: "Após a divulgação do resultado, antes do ato da matrícula, o candidato aprovado na reserva de vagas PPI passará por procedimento complementar de verificação da autodeclaração"; e

c) Que todos os candidatos aprovados e autodeclarantes como PPI foram aprovados na vaga de ampla concorrência.

A Comissão do Processo Seletivo Edital 84/2023, resolve:

Não haverá procedimento complementar de verificação da autodeclaração para candidatos autodeclarados como PPI.

 

 

 

Considerando o item 5.4.4 c) "O procedimento complementar de verificação da autodeclaração para candidatos aprovados nas vagas reservadas a PCD consiste na análise da documentação encaminhada pelo candidato no ato da inscrição, em data constante no cronograma do processo seletivo, por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, instituída unicamente com este fim".

A Comissão do Processo Seletivo Edital 84/2023 comunica que a equipe multidisciplinar já foi constiuída, analisará a documentação encaminhada e o resultado será divulgado de acordo com o cronograma do Edital.

 

 

O - Resultado preliminar da Etapa 2

Resultado da Etapa 2 - Banca de Arguição dos Projetos e Média das Notas

ATENÇÃO: Notas detalhadas também estão liberadas na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. 

 

 

N - Horários das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 31 de julho a 09 de agosto de 2023, presencialmente no campus Vila Velha (candidatos da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias) e no campus Vitória (candidatos da área de concentração de Educação Matemática) É importante que todos os candidatos fiquem atentos às informações explicitadas logo abaixo no item K.

Endereços do Ifes:

Campus Vila Velha: Avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Bairro Soteco, Vila Velha, Espírito Santo, CEP 29.106-010

Campus Vitória: Avenida Vitória, 1729 - Jucutuquara, Vitória, Espírito Santo, CEP: 29040-780 (retificado em 03/08/2023)

Horário das Bancas de Arguição da Etapa 2

 

 

 

M - Divulgação do Resultado da Etapa 1

Resultado da Etapa 1

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de Classificado (ou não classificado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas. 

No sistema os candidatos classificados para a Etapa 2 tem como resultado final: APROVADO ou EXCEDENTE.

O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Mestrado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br

 

 

L - Retificação do Cronograma Geral (alteração nas datas da Divulgação do resultado preliminar, Recurso do resultado preliminar e Resultado após recurso relativos à Etapa 1)

O sistema de inscrições apresentou uma inconsistência no dia 18 de julho de 2023, não disponibilizando aos candidatos as notas detalhadas relativas à Etapa 1 do Processo Seletivo. Tal inconsistência já foi acertada e as notas detalhadas já estão disponíveis no sistema de inscrições. Considerando isso, a Comissão do Processo Seletivo do Edital 84/2023, optou por prorrogar o período de recursos, alterando também a data de divulgação do resultado após recursos.

Edital retificado em 18/07/2023

 

 

K - Orientação em relação às bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 31 de julho a 09 de agosto de 2023, presencialmente no campus Vila Velha (candidatos da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias) e no campus Vitória (candidatos da área de concentração de Educação Matemática).

A data, horário e salas de cada banca será divulgada no dia 28 de julho de 2023, no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/).

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição serão organizadas com tempo máximo de meia hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: dez minutos. Este é o tempo que o candidato tem para apresentar o anteprojeto.

b. Arguição da banca: quinze minutos.
c. Intervalo entre as bancas: cinco minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 2 professores.

ATENÇÃO:

1. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa.

2. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF.

3. Após os 25 minutos de arguição, o candidato deverá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

J - Retificação do Cronograma Geral (alteração na data da Etapa 2)

Edital retificado em 17/07/2023

 

 

I - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1 segunda versão com erros detectados e corrigidos

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

 

H - Homologação das Inscrições após recursos

Inscrições Homologadas (Deferido)  e Não homologadas (Indeferido) após recursos

 

 

G - Homologação das Inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas (Devolvida)

As inscrições Não homologadas (Devolvidas) podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Observações, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

F - Live sobre o Edital 84/2023, uma parceria do Programa de Pós-graduação Educimat do Ifes – Campus Vila Velha com a Universidade Aberta Capixaba (UnAC)

Participe da live sobre o Edital 84/2023, uma parceria do Programa de Pós-graduação Educimat do Ifes – Campus Vila Velha com a Universidade Aberta Capixaba (UnAC) e tire suas dúvidas sobre o processo seletivo e o Programa de Mestrado.

Dia 06/06/2023, às 20h.

Direto do canal do Programa Educimat no YouTube: @educimat_ifes

https://youtube.com/live/VG8teQDDJKM 

 

E - Inscrições

Inscrições no site: https://educimat.selecao.net.br/

 

D - Edital 84/2023 do Processo Seletivo Mestrado - UnAC 2023

EDITAL 84/2023 – PROCESSO SELETIVO 2023 – MESTRADO PROFISSIONAL UnAC (Retificado em 16/06/2023)

EDITAL 84/2023 DO PROCESSO SELETIVO 2023 - MESTRADO PROFISSIONAL UnAC

Edital em Libras

  

C – Documentos - Anexos do Edital

Anexo I - CRONOGRAMA GERAL

Anexo II - DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

Anexo III - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Anexo IV - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA 

Anexo V - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 

Anexo VI - DECLARAÇÃO DE VÍNCULO INSTITUCIONAL

Anexo VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ANTEPROJETO

Anexo VIII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO 

Anexo IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO ANTEPROJETO 

Anexo X - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA (Retificado em 16/06/2023)

 

B - Modelo de Anteprojeto

MODELO_ANTEPROJETO

 

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Mestrado UnAC 2023

PORTARIA Nº 108 - 2023 - Comissão de Processo Seletivo - Educimat - Turma UnAC 2023

 

 


 

Q - Orientação Período de Matrícula

 

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA.

 

pré-matrícula será feita online, no período de 9 a 13 Janeiro de 2023, seguindo as seguintes orientações:

 

candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula.

 

DOCUMENTOS A SER INSERIDOS NO LINK DE ACESSO A SER ENVIADO POR E-MAIL:

 

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotografia 3×4 cm, recente.

d) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

e)  Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

f) Fotocópia digitalizada do certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino nascidos entre 1977 e 2003.

g) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

h)  Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “h” e “i”.

i) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

j) Formulário de matrícula preenchido. O link para recebimento do Formulário será enviado para o e-mail do candidato.

 

P - Resultado Final com orientadores

Resultado Final

 

O - Resultado Verificação da autodeclaração dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD - Mestrado

Resultado Verificação da autodeclaração 

 

 

N - Verificação da autodeclaração das candidatas e dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

 

Convocamos as candidatas e candidatos abaixo listados para o procedimento de Verificação da Reserva de Vagas para PPI Edital 102/2022.

1. 14:30 h: BRUNELLY PEREIRA
    14:30 h: EDUARDO CARLOS THEOTÔNIO

2. 14:45 h: RODRIGO MARVILA PECANHA
    14:45 h: JÉSSICA TAVARES DE LIMA

3. 15:00 h: LUCIANO ARAÚJO LEMOS JUNIOR
    15:00 h: LADSON SURLO RAMOS

 

Dia: 07/12/2022  a partir de 14:30 h em formato remoto (online).

Os candidatos receberão e-mail com o link reserva da sala virtual para o procedimento de verificação até o dia 05/12/2022.

É responsabilidade do candidato: apresentar documento de identificação com foto, estar em ambiente devidamente iluminado e sem ruídos prejudiciais a seleção, e com câmera e áudio de seus equipamentos eletrônicos destinados a verificação funcionando.

A entrevista não é pública e participa da banca somente o candidato e os membros da banca. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

Se houver qualquer problema de conexão na hora da entrevista, a banca poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de entrevista. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

M - Resultado preliminar da Etapa 2

Resultado da Etapa 2 - Banca de Arguição dos Projetos e Média das Notas

ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. 

 

 

L - Horários das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão entre os dias 21 a 25 de novembro de 2022. É importante que todos os candidatos fiquem atentos às informações explicitadas logo abaixo.

Nova versão de horário (com alteração de data bancas da ECT 2.3), publicada às 15:21 do dia 21/11/2022!

 

Horário das Bancas de Arguição da Etapa 2

 

 

K - Divulgação do Resultado da Etapa 1

Resultado da Etapa 1

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de Classificado (ou não classificado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas. 

No sitema os candidatos classificados para a Etapa 2 tem como resultado final: APROVADO ou EXCEDENTE.

O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Mestrado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

J - Orientação em relação às bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 21 a 26 de novembro de 2022, presencialmente no campus Vila Velha (candidatos da área de concentração de Educação em Ciências e Tecnologias) e no campus Vitória (candidatos da área de concentração de Educação Matemática).

A data, horário e salas de cada banca será divulgada no dia 18 de novembro de 2022, no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/).

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição serão organizadas com tempo máximo de meia hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: dez minutos.
b. Arguição da banca: quinze minutos.
c. Intervalo entre as bancas: cinco minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 3 professores.

ATENÇÃO:

1. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa.

2. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF.

3. Após os 25 minutos de arguição, o candidato deverá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

I - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

 

H - Retificação do Cronograma Geral (alteração na data da Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1)

Edital retificado em 09/11/2022

 

G - Homologação das Inscrições após recursos

Inscrições Homologadas e Não homologadas

 

 

F - Homologação das Inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Observações, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

 

E - Inscrições

Inscrições (inscrições prorrogadas até 7/10)

 

 

D - Edital 102/2022 do Processo Seletivo Mestrado 2023

EDITAL 102/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2023 - MESTRADO PROFISSIONAL - RETIFICADO EM 03/10/2022

EDITAL 102/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2023 - MESTRADO PROFISSIONAL

Edital em Libras

  EDITAL 102 2022 P.S. Mestrado 2023 Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matmática YouTube Mozilla Firefox 05 09 2022 11 39 53 2

C – Documentos - Anexos do Edital

Anexo I - CRONOGRAMA GERAL - RETIFICADO EM 03/10/2022
Anexo II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL - MESTRADO 
Anexo III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA - MESTRADO 
Anexo IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - MESTRADO 
Anexo V - DECLARAÇÃO DE VÍNCULO INSTITUCIONAL COM O IFES - MESTRADO 
Anexo VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ANTEPROJETO - MESTRADO 
Anexo VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO - MESTRADO 
Anexo VIII - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO ANTEPROJETO - MESTRADO 
Anexo IX - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA - MESTRADO

 

B - Modelo de Anteprojeto

MODELO_ANTEPROJETO

 

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Mestrado 2023

PORTARIA Nº 302 - 2022 - Comissão de Processo Seletivo do Mestrado e Doutorado - Educimat 2023-altera Port.277-2022

PORTARIA Nº 356 - 2022 - Comissão de Autodeclaração - PPI, para os editais 101 e 102_2022 do EDUCIMAT

PORTARIA Nº 370 - 2022 - Comissão de avalição para candidatos declarados PCD, para os edital 101 e 102_2022 do EDUCIMAT

 

 


 

R - RESULTADO FINAL APROVADOS E ORIENTAÇÃO

Resultado Final: aprovados e orientação. (Atualizado às 16h50 do dia 16/12/2021)

 

Q - PRÉ-MATRÍCULA 

No dia 14 de dezembro de 2021, enviaremos para o e-mail de cada candidato o link de acesso para enviar a lista de documentos escaneados e para o preenchimento do formulário para efetivar a pré-matrícula.

Haverá um dia marcado pela Secretaria Acadêmica (CRA) do Ifes campus Vila Velha, em fevereiro de 2022, quando se efetivará a matrícula com a apresentação dos documentos originais.  

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA. O candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula. 


PRÉ-MATRÍCULA DE ALUNOS INGRESSANTES: 14 a 29 de dezembro de 2021

DOCUMENTOS A SEREM POSTADOS NO LINK DE ACESSO ENVIADO PELO E-MAIL:

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotografia 3×4 cm, recente.

d) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

e) Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

f) Fotocópia digitalizada do certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino nascidos entre 1977 e 2003.

g) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

h) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “g” e “h”.

i) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

j) Formulário de matrícula devidamente preenchido. O link para o preenchimento do formulário será enviado para o e-mail do candidato.

 

 

P - Resultado Final do Processo Seletivo

RESULTADO FINAL

 

O - Resultado Verificação da autodeclaração dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

PPI

  1. Lívia Ferreira Machado: APROVADA
  2. Luciano Carneiro Cardozo: APROVADO
  3. Clóves Vicente Lins: APROVADO
  4. Juliana Xavier Moreira: APROVADA
  5. Douglas Ferreira Salarini: APROVADO
  6. Matheus Icaro Vaz: APROVADO

PCD

  1. Rafael da Cunha Braga: APROVADO

 

N - Verificação da autodeclaração dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

Convocamos os candidatos abaixo listados para o procedimento de Verificação da Reserva de Vagas para PPI Edital 68/2021.

  1. Lívia Ferreira Machado
  2. Luciano Carneiro Cardozo
  3. Clóves Vicente Lins
  4. Juliana Xavier Moreira
  5. Douglas Ferreira Salarini
  6. Matheus Icaro Vaz

Dia: 08/12/2021 às 16h em formato remoto (online). ​

Os candidatos receberão e-mail com o link reserva da sala virtual para o procedimento de verificação até o dia 07/12/2021.

É responsabilidade do candidato: apresentar documento de identificação com foto​, estar em ambiente devidamente iluminado e sem ruídos prejudiciais a seleção, e com câmera e áudio de seus equipamentos eletrônicos destinados a verificação funcionando.

É responsabilidade do candidato: apresentar documento de identificação com foto​, estar em ambiente devidamente iluminado e sem ruídos prejudiciais a seleção, e com câmera e áudio de seus equipamentos eletrônicos destinados a verificação funcionando.

A entrevista não é pública e participa da banca somente o candidato e os membros da banca. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

Se houver qualquer problema de conexão na hora da entrevista, a banca poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de entrevista. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

M - Resultado preliminar da Etapa 2

RESULTADO DA ETAPA 2 - ARGUIÇÃO DOS PROJETOS E MÉDIAS DAS NOTAS

ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. 

 

 

L - Horários das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 23 a 27 de novembro de 2021. É importante que todos os candidatos fiquem atentos às informações explicitadas no item J, logo abaixo.

O link específico para acessar um ambiente remoto será divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo em até 24 horas antes da banca.

Horários das bancas de arguição da Etapa 2 (retificado após a correção de algumas datas com o ano errado)

 

K - Divulgação do Resultado da Etapa 1 RETIFICADO em 17/11/2021

Foi constatado erros na contagem de pontos de currículo de uma candidata da sublinha 3.5: Educação Não Formal. Tal alteração levou a candidata à Classificação para a Etapa 2. Considerando que temos dois candidatos de Ampla Concorrência e dois candidatos PPI aprovados, os quatro candidatos estão Classificados para a Etapa 2. 

Sendo assim publicamos o resultado com a devida retificação - nomes e classificação de candidatos habilitados para a Etapa 2.

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de Classificado (ou não classificado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas.

No sitema os candidatos classificados para a Etapa 2 tem como resultado final: APROVADO ou EXCEDENTE.

O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Mestrado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

 

J - Orientação em relação às bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 23 a 27 de novembro de 2021, em link específico para acessar um ambiente remoto, divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo. Cada candidato deve ver o seu link no seu perfil, acessando http://educimat.selecao.net.br

A data e horário de cada banca será divulgada no dia 19 de novembro de 2021. 

ATENÇÃO: Até o dia 22 de novembro de 2021, menos de 24 horas antes da arguição, o candidato terá acesso ao horário e data de sua arguição, bem como o link para acessar o ambiente remoto. Todas essas informações estarão no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo, acessando http://educimat.selecao.net.br.

Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição. Veja o texto a seguir!

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS

No dia 19 de novembro de 2021, a data e horário das arguições serão divulgadas no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/).

No dia 22 de novembro de 2021 estará disponível no site do sistema de inscrições na área do candidato (https://educimat.selecao.net.br/), além da data e horário, o link para o ambiente remoto no qual acontecerá a arguição.

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição acontecerão no período de 23 a 27 de novembro de 2021 e serão organizadas com tempo máximo de meia hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: dez minutos.
b. Arguição da banca: quinze minutos.
c. Intervalo entre as bancas: cinco minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 3 professores, com horário, data e o link de acesso. No entanto, se houver algum problema de conexão, deve-se garantir um mínimo de 2 professores na banca examinadora. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

ATENÇÃO:
A - Todas as bancas serão gravadas.
B - O candidato deve garantir câmera e sistema de som (microfone e alto falantes) de forma que a banca possa vê-lo e ouvi-lo e ele possa ver e ouvir a banca de forma clara.

Tenha em mãos um documento de identificação original com foto (RG, CNH, etc.)

Atenção: é importante autorizar o navegador a acessar sua câmera e microfone, independentemente da plataforma a ser utilizada.


1. As bancas de arguição acontecerão de forma remota (salas de webconferência) e o link para a sala estará disponível em até 24 horas antes do horário da arguição no sistema de inscrições (https://educimat.selecao.net.br/). As arguições serão gravadas e servirão como material-testemunho caso haja algum tipo de questionamento durante ou após o processo seletivo. O conteúdo das gravações será preservado, utilizado no âmbito exclusivo da avaliação. Não haverá nenhum tipo de divulgação em hipótese alguma.

2. Observe a plataforma de sua conferência – Google Meet, BigBlueButton ou Conferência RNP. As salas de conferência utilizadas nas arguições serão de três plataformas:
a. Google Meet (https://meet.google.com/);
b. Sistema BigBlueButton (BBB) do campus Vitória (https://conferencia2.vitoria.ifes.edu.br/b/);
c. Sistema BigBlueButton (BBB) da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/).

3. Aconselhamos que os candidatos busquem informações sobre como utilizar tais plataformas. Sugestões:
a. Vídeo orientativo sobre o uso do sistema BBB, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hso8yLzkqj8&feature=youtu.be;
b. Manual do Usuário da RNP, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario.
c. Orientações acerca do uso do Google Meet disponíveis na internet: https://www.youtube.com/watch?v=u1Eq2ndy4jk.

4. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

5. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF. Para a plataforma Google Meet, o candidato poderá compartilhar sua tela de apresentação do anteprojeto de mestrado.

6. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da arguição, a banca examinadora poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de arguição. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

FINALIZAÇÃO DA ARGUIÇÃO

7. Após os 25 minutos de arguição, o candidato poderá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

8. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

I - Divulgação do Resultado da Etapa 1 após recurso

Foi constatado erros na modalidade de alguns candidatos no resultado divulgado anteriormente.

Sendo assim publicamos o Resultado com a devida retificação após recurso da Etapa 1 - nomes e classificação de candidatos habilitados para a Etapa 2.

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de habilitado (ou não habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado. O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Mestrado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

Em algumas sublinhas o número de candidatos classificados para a Etapa 2 é inferior ao número do dobro de vagas.

Não houve um número de candidatos aprovados que atingisse ao dobro no número de vagas.

Candidatos aprovados são aqueles não foram reprovados nos critérios de (a) a (c) do item 8.4.1.1, como descrito no item 8.4.1.2 do Edital e que obtiveram nota igual ou superior a 60 pontos para a Etapa 2, de acordo com o item 8.6 do Edital.
São elas: ECT2.1 (dois candidatos aprovados); ECT2.3 (nenhum candidato aprovado); ECT3.1 (um candidato aprovado); ECT3.2 (nenhum candidato aprovado); ECT3.3 (três candidatos aprovados); EM1.2 (cinco candidatos aprovados); EM1.4 (nenhum candidato aprovado); EM2.1 (três candidatos aprovados); EM3.2 (quatro candidatos aprovados) .

 

Em algumas sublinhas o número de candidatos classificados para a Etapa 2 é superior ao número do dobro de vagas.

Tal situação se justifica por dois motivos:

1. Pelos candidatos cotistas PPI (pretos, pardos e indígenas) e PcD (Pessoas com Deficiência). De acordo com o Quadro 2 do item 3.4 do Edital, há dez vagas reservadas aos candidatos PPI e duas vagas reservadas aos candidatos PcD. Isso implicaria um total de vinte candidatos PPI e quatro candidatos PcD classificados para a Etapa 2.

Tivemos doze candidatos PPI aprovados na Etapa 1, distribuídos da seguinte forma: ECT1.1: um candidato PPI; ECT1.2: três candidatos PPI; ECT1.3: um candidato PPI; ECT2.2: quatro candidatos PPI; ECT3.5: dois candidatos PPI; EM3.2: um candidato. Não atingindo assim o dobro do número de vagas destinadas aos candidatos PPI.

Tivemos dois candidatos PcD aprovados na Etapa 1, distribuídos da seguinte forma: EM3.1: um candidato PcD e EM3.2: um candidato PcD. Não atingindo assim o dobro do número de vagas destinadas aos candidatos PcD.

Isso ampliou o número de candidatos aprovados para a Etapa nas sulinhas ECT1.1, com um candidato PPI classificado além das  vagas destinadas à ampla concorrência; ECT2.2, com dois candidatos classificados além das vagas detinadas às ampla concorrência e ECT3.5, com um candidato PPI classificado além das vagas destinadas à ampla concorrência.

2. De acordo com o item 8.6 do Edital "Em caso de empate na última vaga, todos os candidatos empatados serão convocados". O empate na última vaga ocorreu em duas sublinhas. Na sublinha ECT2.2, os três candidatos à última vaga de ampla concorrência tiveram a mesma pontuação, sendo todos classificados para a Etapa 2, dois a mais que o previsto no quadro 3A do item 3.6 do Edital, além dos dois a mais das vagas de PPI, relacionados anteriormente. Na sublinha EM3.1, os dois candidatos à última vaga tiveram a mesma pontuação, sendo ambos classificados para a Etapa 2, um a mais que o previsto no quadro 3B do item 3.6 do Edital.

 

 

H - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

 

 

G - Homologacção das Inscrições após recursos

Inscrições Homologadas e Não homologadas

 

F - Homologação das Inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Observações, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

E - Inscrições e informações

Inscrições e informações

 

D - Edital 68/2022 do Processo Seletivo Mestrado 2022 - retificado em 04/10/2021

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL - retificado em 04/10/2021, retificado a data de inscrição

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL - retificado em 24/09/2021, retificado o quadro 3B, Linha 3, sublinihas 3.1 e 3.2, destacados em verde.

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL - retificado em 20/09/2021, retificados os itens 8.4.1.1, 8.4.1.3 e 8.4.1.4, destacados em amarelo.

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL - retificado em 02/09/2021

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL

Edital em Libras

EditalLibras

 

 

C - Documentos - Anexos do Edital - retificado em 02/09/2021

Anexo I - CRONOGRAMA GERAL (retificado em 04/10/2021)

Anexo II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICORACIAL

Anexo III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

Anexo IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Anexo V - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ANTEPROJETO

Anexo VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

Anexo VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO ANTEPROJETO

Anexo VIII - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA

 

B - Modelo de Anteprojeto

MODELO DE ANTEPROJETO

 

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Mestrado 2022

PORTARIA Nº 220 - 2021


 

S- MATRÍCULA

Nos dias 26 e 27 de dezembro de 2019, será realizada a matrícula dos candidatos aprovados pelo Processo Seletivo 2020 do Educimat/Ifes.

A matrícula será realizada na CRA - Secretaria Acadêmica do Ifes - Campus Vila Velha, das 13h às 18h. No ato da matrícula, o candidato aprovado deve apresentar os seguintes documentos:

a) Fotocópia e original do histórico escolar da graduação (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

b) Fotocópia e original do diploma de graduação (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

c) Fotografia 3×4 cm, recente.

d) Fotocópia e original do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte) (autenticação será feita pela secretaria).

e) Certidão de nascimento ou casamento (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

f) Fotocópia e original do certificado de quitação com o serviço militar, quando for o caso (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

g) Fotocópia e original do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

h) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos (retirada na internet, verificar a validade do documento).

i) Fotocópia e original do cadastro de pessoas físicas (CPF) (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

j) Formulário de matrícula devidamente preenchida. Baixe o arquivo em DOCX.

FORMULÁRIO DE MATRÍCULA DO IFES CAMPUS VILA VELHA

Observação: Na ausência do candidato no ato da matrícula, é possível eleger um representante por meio de PROCURAÇÃO PARTICULAR assinada pelo outorgante e outorgado, com reconhecimento de firma de ambos em Cartório. Não disponibilizamos modelo de procuração.

R- RESULTADO FINAL

RELAÇÃO DE ORIENTADORES PARA OS CANDIDATOS APROVADOS.

RESULTADO FINAL COM A RELAÇÃO DE ORIENTADORES - PROCESSO SELETIVO 2020

 

Q - Convocação Vericação de Documentos de candidatos PCD

RESULTADO DA VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS - CANDIDATOS PCD

Avaliação dos documentos dos candidatos do Processo Seletivo 2020 do Educimat/Ifes será efetuada durante a semana de 16 a 20 de dezembro de 2019.

Ifes - campus Vila Velha. Não é necessária a presença do candidato.

1 - Portaria da Comissão de Verificação de Autodeclaração de PCD do processo seletivo Educimat 2020.

2 - Orientação Normativa PRPPG/IFES Nº 01/2019, de 9 de agosto de 2019. Dispõe sobre as normas complementares para a reserva de vagas a pretos(as), pardos(as) e indígenas e a pessoas com deficiência nos processos seletivos dos programas e cursos de pós-graduação do Ifes e a adoção de mecanismos para inibir fraudes. Instituto Federal do Espírito Santo.

3 - Serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadrem no artigo 2º da Lei nº 13.146/2015 e nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto nº 3.298/1999, com as alterações produzidas pelo Decreto 5.296/2004, no §1º do artigo 1º da Lei 12.764/2012 (Transtorno de Espectro Autista).

4 - A Comissão para Verificação da Documentação de PCD tem objetivo de verificar de autodeclaração e averiguar a elegibilidade de pessoa com deficiência. Esta comissão foi composta por membros do Napne.

5 - Lista de candidatos com autodeclaração de PCD.

P - Convocação para Avaliação da Autodeclaração de PPI

RESULTADO DA ENTREVISTA SOBRE A AUTODECLARAÇÃO DE PPI

Entrevistas de PPI serão realizadas no dia 17 de dezembro de 2019, de 13h as 16h.

Ifes - campus Vila Velha, Sala 200 - Bloco A. 

Horário das entrevistas para Verificação Autodeclaração de Cotas PPI 

O procedimento complementar de verificação da autodeclaração para candidatos(as) às vagas reservadas para pretos(as), pardos(as) e indígenas (PPI) será realizado por uma Comissão de Verificação de Autodeclaração de PPI do processo seletivo Educimat 2020 a saber:

1 – A Comissão de Verificação de Autodeclaração de PPI do processo seletivo Educimat 2020 é integrada por membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Ifes - campus Vila Velha.

2 – Portaria da Comissão de Verificação de Autodeclaração de PPI do processo seletivo Educimat 2020.

3 - A entrevista será gravada em áudio e vídeo e a gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos(as) candidatos(as).

4 - O candidato(a) que se recusar a ser filmado terá sua autodeclaração indeferida.

5 - Para a entrevista serão feitas, a todos os(as) candidatos(as), no máximo duas perguntas previamente definidas pela Comissão.

6 - Serão consideradas as características fenotípicas do(a) candidato(a) autodeclarado(a) preto(a) ou pardo(a) ao tempo da realização do procedimento de heteroidentificação. A presunção relativa de veracidade de que goza a autodeclaração do(a) candidato(a) prevalecerá em caso de dúvida razoável a respeito de seu fenótipo, motivada no resultado conclusivo da Comissão. O(a) candidato(a) a uma vaga reservada para pretos(as) e pardos(as) que não comparecer perante a Comissão ou cuja autodeclaração seja indeferida não será considerado(a) elegível para ocupar uma vaga reservada e, portanto, não poderá efetivar sua matrícula.

7 - Orientação Normativa PRPPG/IFES Nº 01/2019, de 9 de agosto de 2019. Dispõe sobre as normas complementares para a reserva de vagas a pretos(as), pardos(as) e indígenas e a pessoas com deficiência nos processos seletivos dos programas e cursos de pós-graduação do Ifes e a adoção de mecanismos para inibir fraudes. Instituto Federal do Espírito Santo.

8 - O candidato deverá comparecer no dia da entrevista com DOCUMENTO COM FOTO

O - Resultado Final (pós-recurso da Etapa II)

RESULTADO FINAL_PROCESSO SELETIVO EDUCIMAT 2020_12.12.2019

N - Resultado Prelimilar da Etapa II

Aqui você pode baixar o arquivo do resultado da Etapa II. 

RESULTADO PRELIMINAR DA ETAPA II DO DIA 06/12/2019

M - Divulgação das bancas e horários da Etapa II 

ETAPA 2_PLANILHA_HORÁRIOS POR LINHA DE PESQUISA_PS2020_EDUCIMAT-IFES

A Etapa II consiste na Arguição sobre o Anteprojeto proposto pelo candidato e ocorrerá de 25 a 28 de novembro de 2019. No arquivo acima, você poderá encontrar os horários e as bancas relativas a linha de pesquisa que o candidato concorre.

A Arguição do candidato constará de uma exposição oral sobre o Anteprojeto, seguido de perguntas sobre os itens constantes no Edital. Não será necessária a apresentação de slides. Cada Arguição tem duração de 30 minutos.

L - Resultado da Etapa I - após resurso (Habilitados para a Etapa II)

HABILITADOS PARA A ETAPA II (APÓS RECURSO) - RESULTADO FINAL DA ETAPA I

NOTAS DA ETAPA I  (APÓS RECURSO) EM ORDEM ALFABÉTICA

K - Resultado Preliminar da Prova Objetiva - Etapa I (Habilitados)

Os candidatos habilitados participarão da Etapa II do processo seletivo 2020 do Educimat/Ifes. 

Para selecionar o candidatos para a segunda etapa, foram atribuídas 3 (três diretrizes), a saber:  

1 - A nota de corte assumida para essa etapa foi de 55 pontos. Portanto, somente os candidatos com notas igual ou superior a 55 pontos serão classificados.  

2 - O número mínimo de candidatos a ser chamado para Etapa II corresponde ao dobro de vagas ofertada na linha de pesquisa. Por exemplo, para linha 1 da área de concentração de Educação em Ciências, oferta 8 vagas. Portanto, para esta linha de pesquisa, no mínimo serão chamados 16 candidatos para a Etapa II.

3 - O candidatos que obtiverem notas iguais na vaga de concorrência, todos serão chamados. 

HABILITADOS PARA ETAPA 2 COM NOTA DE CORTE DE 55 PONTOS

J- Divulgação das Notas- Etapa 1

LISTA DE NOTAS EM ORDEM ALFABÉTICA POR LINHA DE PESQUISA

I - Gabarito Oficial-Etapa I (Avaliação de Conhecimentos)

GABARITO OFICIAL

H - Local da Etapa I - Prova de Conhecimentos

G - Homologação das inscrições:

DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS/LOCAIS DE PROVA - SALA

PEDIDOS DE VAGAS ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA

RELATÓRIO DE INSCRITOS - HOMOLOGADOS

F - INSCRIÇÃO:

Faça a inscrição pelo link:

INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO 2020 - CLIQUE AQUI

PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES ATÉ DIA 03/11/2019!!!

inscrições abertas

 

E - Edital 78/2019 do Processo Seletivo 2020

EDITAL 78/2019 DO PROCESSO SELETIVO 2020 - MESTRADO PROFISSIONAL

Edital em Libras:

Edital Retificado - Foi retificado o cronograma do Edital 78/2019.

EDITAL 78/2019 DO PROCESSO SELETIVO 2020 - MESTRADO PROFISSIONAL (RETIFICADO)

Edital Retificado - Foi retificado o item 8.5 do Edital 78/2019.

EDITAL 78/2019 DO PROCESSO SELETIVO 2020 - MESTRADO PROFISSIONAL (RETIFICADO)

D - Documentos - Anexos do Edital

Anexo I - Cronograma do Processo Seletivo 2020

Anexo II - Bibliografia

Anexo III - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Anexo IV - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

Anexo V - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Anexo VI - REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

Anexo VII - DECLARAÇÃO DE VÍNCULO INSTITUCIONAL COM O IFES

C - Portaria da Comissão do Processo Seletivo 2020

PORTARIA Nº 2195 - 2019

B - Formulário do Anteprojeto:

FORMULÁRIO DO ANTEPROJETO DO PROCESSO SELETIVO 2020 - EDITAL 78/2019

Após elaborar o anteprojeto, postar no sistema de inscrição o arquivo em PDF. 

Observação: Não precisa de assinatura.

A - Bibliografia para o Processo Seletivo 2019/2020

A1 - Área de Concentração 1: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS (campus Vila Velha)

01

MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n1/1983-2117-epec-9-01-00089.pdf

02

CRISTINA, Patricia; DE ALMEIDA, Albieri; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 2, p. 281-295, 2007.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a07v33n2

03

SILVA, M. S; CAMPOS, C. R. P. Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras. Ciência & Educação. (Bauru), Bauru , v. 23, n. 3, p. 775-793, jul. 2017.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0775.pdf

04

ROCHA, Katiuscia Soares Viana; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Uma prática de educação ambiental para discutir sustentabilidade no manguezal de Nova Almeida do Estado do Espírito Santo. Ensino, Saúde e Ambiente (Rio de Janeiro). V10 (1), pp. 218-237, Abril. 2017.

Disponível em: http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21258/12730

05

DA CONCEIÇÃO, Jefferson Herlan Corrêa; VASCONCELOS, Sinaida Maria. Jogos digitais no ensino de ciências: contribuição da ferramenta de programação scratch. Areté, v. 11, n. 4, p. 170-185, 2018.

Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1279/818

06

VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, vol. 14, núm. 3, julio-septiembre, pp. 864-897. 2016.

Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76647706006

A2 - Área de Concentração 2: GRUPO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (campus Vitória)

01

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro (rj), v. 21, n. 65, p.505-524, jun. 2016.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n65/1413-2478-rbedu-21-65-0505.pdf

02

MORETTI, Vanessa Dias; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A Formação Docente na Perspectiva Histórico-Cultural: em busca da superação da competência individual. In: Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 345-361, jul./dez. 2010.

Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v10n20/v10n20a12.pdf

03

SAD, Ligia Arantes; SILVA, Circe Mary Silva da. Reflexões Teórico-metodológicas para Investigações em História da Matemática. Bolema, Rio Claro (sp), v. 21, n. 30, p.27-46, nov. 2008.

Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1788/1574

04

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro (SP), v. 13, n. 14, p.1-24, out. 2000.

Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635

05

SKOVSMOSE, Ole. Guetorização e Globalização: um desafio para a Educação Matemática. ZETETIKÉ – Cempem – FE – Unicamp – v.13 – n. 24 – Jul./dez. 2005.

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646990/13891

06

VIANA, Elton de Andrade; MANRIQUE, Ana Lucia. A educação matemática na perspectiva inclusiva: investigando as concepções constituídas no Brasil desde a década de 1990. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 11, n. 27, p.649-666, nov. 2018.

Disponível em: < https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7298/5508>

 


Edital 2018 e 2019:

Edital Educimat 2018

Edital Educimat 2019


Edital 2017:

Edital Educimat 2017


Edital 2016

Edital Educimat 2016


Edital 2015 - Demanda Social

Edital Educimat 2015-DS

 

Edital 2015 - Turma Especial de Servidores

Edital Educimat 2015-TE

 


Edital 2014:

Edital Educimat 2014


Edital Educimat 2013


Edital Educimat 2012


 Edital Educimat 2011

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