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Seleção Mestrado Educimat - 2020

Índice de Artigos

 

S- MATRÍCULA

Nos dias 26 e 27 de dezembro de 2019, será realizada a matrícula dos candidatos aprovados pelo Processo Seletivo 2020 do Educimat/Ifes.

A matrícula será realizada na CRA - Secretaria Acadêmica do Ifes - Campus Vila Velha, das 13h às 18h. No ato da matrícula, o candidato aprovado deve apresentar os seguintes documentos:

a) Fotocópia e original do histórico escolar da graduação (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

b) Fotocópia e original do diploma de graduação (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

c) Fotografia 3×4 cm, recente.

d) Fotocópia e original do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte) (autenticação será feita pela secretaria).

e) Certidão de nascimento ou casamento (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

f) Fotocópia e original do certificado de quitação com o serviço militar, quando for o caso (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

g) Fotocópia e original do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

h) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos (retirada na internet, verificar a validade do documento).

i) Fotocópia e original do cadastro de pessoas físicas (CPF) (autenticação será feita pela secretaria) - ou cópia autenticada por um cartório.

j) Formulário de matrícula devidamente preenchida. Baixe o arquivo em DOCX.

FORMULÁRIO DE MATRÍCULA DO IFES CAMPUS VILA VELHA

Observação: Na ausência do candidato no ato da matrícula, é possível eleger um representante por meio de PROCURAÇÃO PARTICULAR assinada pelo outorgante e outorgado, com reconhecimento de firma de ambos em Cartório. Não disponibilizamos modelo de procuração.

R- RESULTADO FINAL

RELAÇÃO DE ORIENTADORES PARA OS CANDIDATOS APROVADOS.

RESULTADO FINAL COM A RELAÇÃO DE ORIENTADORES - PROCESSO SELETIVO 2020

 

Q - Convocação Vericação de Documentos de candidatos PCD

RESULTADO DA VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS - CANDIDATOS PCD

Avaliação dos documentos dos candidatos do Processo Seletivo 2020 do Educimat/Ifes será efetuada durante a semana de 16 a 20 de dezembro de 2019.

Ifes - campus Vila Velha. Não é necessária a presença do candidato.

1 - Portaria da Comissão de Verificação de Autodeclaração de PCD do processo seletivo Educimat 2020.

2 - Orientação Normativa PRPPG/IFES Nº 01/2019, de 9 de agosto de 2019. Dispõe sobre as normas complementares para a reserva de vagas a pretos(as), pardos(as) e indígenas e a pessoas com deficiência nos processos seletivos dos programas e cursos de pós-graduação do Ifes e a adoção de mecanismos para inibir fraudes. Instituto Federal do Espírito Santo.

3 - Serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadrem no artigo 2º da Lei nº 13.146/2015 e nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto nº 3.298/1999, com as alterações produzidas pelo Decreto 5.296/2004, no §1º do artigo 1º da Lei 12.764/2012 (Transtorno de Espectro Autista).

4 - A Comissão para Verificação da Documentação de PCD tem objetivo de verificar de autodeclaração e averiguar a elegibilidade de pessoa com deficiência. Esta comissão foi composta por membros do Napne.

5 - Lista de candidatos com autodeclaração de PCD.

P - Convocação para Avaliação da Autodeclaração de PPI

RESULTADO DA ENTREVISTA SOBRE A AUTODECLARAÇÃO DE PPI

Entrevistas de PPI serão realizadas no dia 17 de dezembro de 2019, de 13h as 16h.

Ifes - campus Vila Velha, Sala 200 - Bloco A. 

Horário das entrevistas para Verificação Autodeclaração de Cotas PPI 

O procedimento complementar de verificação da autodeclaração para candidatos(as) às vagas reservadas para pretos(as), pardos(as) e indígenas (PPI) será realizado por uma Comissão de Verificação de Autodeclaração de PPI do processo seletivo Educimat 2020 a saber:

1 – A Comissão de Verificação de Autodeclaração de PPI do processo seletivo Educimat 2020 é integrada por membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Ifes - campus Vila Velha.

2 – Portaria da Comissão de Verificação de Autodeclaração de PPI do processo seletivo Educimat 2020.

3 - A entrevista será gravada em áudio e vídeo e a gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos(as) candidatos(as).

4 - O candidato(a) que se recusar a ser filmado terá sua autodeclaração indeferida.

5 - Para a entrevista serão feitas, a todos os(as) candidatos(as), no máximo duas perguntas previamente definidas pela Comissão.

6 - Serão consideradas as características fenotípicas do(a) candidato(a) autodeclarado(a) preto(a) ou pardo(a) ao tempo da realização do procedimento de heteroidentificação. A presunção relativa de veracidade de que goza a autodeclaração do(a) candidato(a) prevalecerá em caso de dúvida razoável a respeito de seu fenótipo, motivada no resultado conclusivo da Comissão. O(a) candidato(a) a uma vaga reservada para pretos(as) e pardos(as) que não comparecer perante a Comissão ou cuja autodeclaração seja indeferida não será considerado(a) elegível para ocupar uma vaga reservada e, portanto, não poderá efetivar sua matrícula.

7 - Orientação Normativa PRPPG/IFES Nº 01/2019, de 9 de agosto de 2019. Dispõe sobre as normas complementares para a reserva de vagas a pretos(as), pardos(as) e indígenas e a pessoas com deficiência nos processos seletivos dos programas e cursos de pós-graduação do Ifes e a adoção de mecanismos para inibir fraudes. Instituto Federal do Espírito Santo.

8 - O candidato deverá comparecer no dia da entrevista com DOCUMENTO COM FOTO

O - Resultado Final (pós-recurso da Etapa II)

RESULTADO FINAL_PROCESSO SELETIVO EDUCIMAT 2020_12.12.2019

N - Resultado Prelimilar da Etapa II

Aqui você pode baixar o arquivo do resultado da Etapa II. 

RESULTADO PRELIMINAR DA ETAPA II DO DIA 06/12/2019

M - Divulgação das bancas e horários da Etapa II 

ETAPA 2_PLANILHA_HORÁRIOS POR LINHA DE PESQUISA_PS2020_EDUCIMAT-IFES

A Etapa II consiste na Arguição sobre o Anteprojeto proposto pelo candidato e ocorrerá de 25 a 28 de novembro de 2019. No arquivo acima, você poderá encontrar os horários e as bancas relativas a linha de pesquisa que o candidato concorre.

A Arguição do candidato constará de uma exposição oral sobre o Anteprojeto, seguido de perguntas sobre os itens constantes no Edital. Não será necessária a apresentação de slides. Cada Arguição tem duração de 30 minutos.

L - Resultado da Etapa I - após resurso (Habilitados para a Etapa II)

HABILITADOS PARA A ETAPA II (APÓS RECURSO) - RESULTADO FINAL DA ETAPA I

NOTAS DA ETAPA I  (APÓS RECURSO) EM ORDEM ALFABÉTICA

K - Resultado Preliminar da Prova Objetiva - Etapa I (Habilitados)

Os candidatos habilitados participarão da Etapa II do processo seletivo 2020 do Educimat/Ifes. 

Para selecionar o candidatos para a segunda etapa, foram atribuídas 3 (três diretrizes), a saber:  

1 - A nota de corte assumida para essa etapa foi de 55 pontos. Portanto, somente os candidatos com notas igual ou superior a 55 pontos serão classificados.  

2 - O número mínimo de candidatos a ser chamado para Etapa II corresponde ao dobro de vagas ofertada na linha de pesquisa. Por exemplo, para linha 1 da área de concentração de Educação em Ciências, oferta 8 vagas. Portanto, para esta linha de pesquisa, no mínimo serão chamados 16 candidatos para a Etapa II.

3 - O candidatos que obtiverem notas iguais na vaga de concorrência, todos serão chamados. 

HABILITADOS PARA ETAPA 2 COM NOTA DE CORTE DE 55 PONTOS

J- Divulgação das Notas- Etapa 1

LISTA DE NOTAS EM ORDEM ALFABÉTICA POR LINHA DE PESQUISA

I - Gabarito Oficial-Etapa I (Avaliação de Conhecimentos)

GABARITO OFICIAL

H - Local da Etapa I - Prova de Conhecimentos

G - Homologação das inscrições:

DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS/LOCAIS DE PROVA - SALA

PEDIDOS DE VAGAS ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA

RELATÓRIO DE INSCRITOS - HOMOLOGADOS

F - INSCRIÇÃO:

Faça a inscrição pelo link:

INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO 2020 - CLIQUE AQUI

PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES ATÉ DIA 03/11/2019!!!

inscrições abertas

 

E - Edital 78/2019 do Processo Seletivo 2020

EDITAL 78/2019 DO PROCESSO SELETIVO 2020 - MESTRADO PROFISSIONAL

Edital em Libras:

Edital Retificado - Foi retificado o cronograma do Edital 78/2019.

EDITAL 78/2019 DO PROCESSO SELETIVO 2020 - MESTRADO PROFISSIONAL (RETIFICADO)

Edital Retificado - Foi retificado o item 8.5 do Edital 78/2019.

EDITAL 78/2019 DO PROCESSO SELETIVO 2020 - MESTRADO PROFISSIONAL (RETIFICADO)

D - Documentos - Anexos do Edital

Anexo I - Cronograma do Processo Seletivo 2020

Anexo II - Bibliografia

Anexo III - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Anexo IV - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

Anexo V - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Anexo VI - REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

Anexo VII - DECLARAÇÃO DE VÍNCULO INSTITUCIONAL COM O IFES

C - Portaria da Comissão do Processo Seletivo 2020

PORTARIA Nº 2195 - 2019

B - Formulário do Anteprojeto:

FORMULÁRIO DO ANTEPROJETO DO PROCESSO SELETIVO 2020 - EDITAL 78/2019

Após elaborar o anteprojeto, postar no sistema de inscrição o arquivo em PDF. 

Observação: Não precisa de assinatura.

A - Bibliografia para o Processo Seletivo 2019/2020

A1 - Área de Concentração 1: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS (campus Vila Velha)

01

MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n1/1983-2117-epec-9-01-00089.pdf

02

CRISTINA, Patricia; DE ALMEIDA, Albieri; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 2, p. 281-295, 2007.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a07v33n2

03

SILVA, M. S; CAMPOS, C. R. P. Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras. Ciência & Educação. (Bauru), Bauru , v. 23, n. 3, p. 775-793, jul. 2017.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0775.pdf

04

ROCHA, Katiuscia Soares Viana; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Uma prática de educação ambiental para discutir sustentabilidade no manguezal de Nova Almeida do Estado do Espírito Santo. Ensino, Saúde e Ambiente (Rio de Janeiro). V10 (1), pp. 218-237, Abril. 2017.

Disponível em: http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21258/12730

05

DA CONCEIÇÃO, Jefferson Herlan Corrêa; VASCONCELOS, Sinaida Maria. Jogos digitais no ensino de ciências: contribuição da ferramenta de programação scratch. Areté, v. 11, n. 4, p. 170-185, 2018.

Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1279/818

06

VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, vol. 14, núm. 3, julio-septiembre, pp. 864-897. 2016.

Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76647706006

A2 - Área de Concentração 2: GRUPO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (campus Vitória)

01

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro (rj), v. 21, n. 65, p.505-524, jun. 2016.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n65/1413-2478-rbedu-21-65-0505.pdf

02

MORETTI, Vanessa Dias; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A Formação Docente na Perspectiva Histórico-Cultural: em busca da superação da competência individual. In: Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 345-361, jul./dez. 2010.

Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v10n20/v10n20a12.pdf

03

SAD, Ligia Arantes; SILVA, Circe Mary Silva da. Reflexões Teórico-metodológicas para Investigações em História da Matemática. Bolema, Rio Claro (sp), v. 21, n. 30, p.27-46, nov. 2008.

Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1788/1574

04

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro (SP), v. 13, n. 14, p.1-24, out. 2000.

Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635

05

SKOVSMOSE, Ole. Guetorização e Globalização: um desafio para a Educação Matemática. ZETETIKÉ – Cempem – FE – Unicamp – v.13 – n. 24 – Jul./dez. 2005.

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646990/13891

06

VIANA, Elton de Andrade; MANRIQUE, Ana Lucia. A educação matemática na perspectiva inclusiva: investigando as concepções constituídas no Brasil desde a década de 1990. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 11, n. 27, p.649-666, nov. 2018.

Disponível em: < https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7298/5508>

 

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