Itinerário Mestrado
Índice de Artigos
ITINERÁRIO FORMATIVO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
1. A estrutura curricular do curso é constituída pelas seguintes etapas de estudos, compostas por disciplinas e atividades complementares a saber:
Disciplinas: Formação pedagógica e epistemológica; Formação disciplinar em Ciências e/ou Matemática; Formação complementar; Pesquisa de mestrado e Prática de estágio supervisionado de mestrado (PESM) - 31 créditos.
Atividades Complementares: Participação ativa em um grupo de pesquisa; Publicação de trabalhos científicos; Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de língua inglesa, com aproveitamento mínimo de 50%; Seminário de pós-graduação (SECIM); Exame de qualificação de mestrado; Defesa da dissertação de mestrado e Desenvolvimento e apresentação de um produto educacional, produzido com base no trabalho de mestrado - 14 créditos.
1.1. A integralização das disciplinas necessárias ao mestrado é expressa em unidades de crédito. Cada crédito cursado tem a equivalência de 15 horas de aula teórica e/ou prática.
1.2. O curso de mestrado caracteriza-se pela flexibilidade, proporcionando ao discente, obedecida à legislação pertinente, ampla oportunidade de iniciativa na composição de seu programa de estudos, respeitada a estrutura curricular.
2. O itinerário formativo do mestrado prevê disciplinas organizadas em cinco categorias, a saber:
Formação Pedagógica e Epistemológica em Mestrado – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas de formação pedagógica e epistemológica, ensejando uma reflexão didático-pedagógica e epistemológica sobre a educação científica realizada nos espaços de educação formal e não formal, destacando-se algumas visões contemporâneas dos aspectos históricos epistemológicos da ciência;
Formação Disciplinar de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias em Ciências e Matemática, visando à atualização dos conteúdos específicos, com ementas próprias e bibliografia atualizada;
Formação Complementar de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativas em Educação em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento da pesquisa de mestrado;
Formação em Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas que tratam da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática.
Prática de estágio supervisionado de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – É uma disciplina obrigatória prevista para o terceiro semestre do Mestrado Profissional, que trata da reflexão sobre a prática docente na Educação Básica em Ciências ou Matemática, supervisionada pelo respectivo orientador. Ao final, o discente de mestrado deve apresentar um relatório, no qual desenvolverá uma reflexão sobre as contribuições do mestrado profissional a sua prática docente.
3. O curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática exige a aprovação em 31 créditos em disciplinas e em atividades complementares.
3.1. Para o mestrado, os créditos em disciplinas exigidos para complementação dos estudos são distribuídos da seguinte maneira:
Formação Pedagógica e Epistemológica. 10 (dez) créditos obrigatórios.
Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática. 3 (três) créditos obrigatórios – Debates Conceituais em Ciências I ou Debates Conceituais em Matemática I.
Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática. Mínimo de 6 (seis) créditos optativos.
Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. 10 (dez) créditos obrigatórios.
Prática de estágio supervisionado. 2 (dois) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Obrigatórios: 25 (vinte e cinco) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Optativos: 6 (seis) créditos optativos.
Total de Créditos: 31 (trinta e um) créditos.
Quadro A. Itinerário formativo do EDUCIMAT/Ifes para 2 anos de mestrado profissional.
FORMAÇÃO GERAL | Créditos | |||
01 | Seminários de Pesquisa de Mestrado | 02 | ||
02 | Metodologia da Pesquisa I | 02 | ||
03 | Teorias da Aprendizagem | 02 | ||
04 | Análise e Elaboração de Produtos Educacionais | 02 | ||
ITINERÁRIO 1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CAMPUS VILA VELHA DO IFES |
ITINERÁRIO 2 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAMPUS VITÓRIA DO IFES |
|||
01 | História e Filosofia da Ciência | 2 | História e Filosofia da Matemática | 2 |
02 | Metodologias de Ensino de Ciências | 2 | Metodologias de Ensino de Matemática | 2 |
03 | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente | 2 | Aspectos Sociopolíticos em Educação Matemática | 2 |
04 | Debates Conceituais em Ciências I | 3 | Debates Conceituais em Matemática I | 3 |
05 | Pesquisa de Mestrado I | 2 | Pesquisa de Mestrado I | 2 |
06 | Pesquisa de Mestrado II | 2 | Pesquisa de Mestrado II | 2 |
07 | Pesquisa de Mestrado III | 2 | Pesquisa de Mestrado III | 2 |
08 | PESM | 2 | PESM | 2 |
09 | Optativa 1 | 2/3 | Optativa 1 | 2/3 |
10 | Optativa 2 | 2/3 | Optativa 2 | 2/3 |
11 | Optativa 3 | 2/3 | Optativa 3 | 2/3 |
1 | Grupo de Pesquisa | 2 | Grupo de Pesquisa | 2 |
2 | Seminário de Pós-graduação em ECM | 2 | Seminário de Pós-graduação em ECM | 2 |
3 | Certificado de Inglês | 2 | Certificado de Inglês | 2 |
4 | Exame de Qualificação de Mestrado | 2 | Exame de Qualificação de Mestrado | 2 |
5 | Trabalho Técnico-Científico | 2 | Trabalho Técnico-Científico | 2 |
6 | Defesa de Mestrado e Apresentação de Produto Educacional | 4 | Defesa de Mestrado e Apresentação de Produto Educacional | 4 |
As atividades complementares são realizadas durante o itinerário formativo, de modo a totalizar o quantitativo mínimo de 14 créditos complementares.
Quadro B. Atividades complementares do mestrado profissional previstas durante o itinerário formativo, com créditos equivalentes mínimos obrigatórios a serem computados.
Atividade Complementar |
Atividade Complementar realizada durante o itinerário formativo do mestrado | Crédito |
Total Mínimo de Créditos |
Grupo de Pesquisa | Participação de um Grupo de Pesquisa cujo orientador esteja vinculado. | 1 crédito/semestre | 2 créditos |
Trabalho Científico | Trabalho apresentado na forma de resumo ou resumo expandido em evento científico, publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. | 1 crédito/trabalho | 2 créditos |
Trabalho completo apresentado em evento científico, publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. | 2 créditos/trabalho | ||
Produto Educacional produzido durante o itinerário formativo, além do produto educacional de mestrado, com coautoria do orientador. O produto educacional deve apresentar Registro do tipo ISBN, Registro de Obra de Artes na Biblioteca Nacional, Registro de Software, Registro de Obra Cinematográfica, ou registro similar. | 2 créditos/trabalho | ||
Livro ou capítulo de livro publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. | 3 créditos/trabalho | ||
Artigo completo aprovado ou publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. | 4 créditos/trabalho | ||
Exame de Suficiência em Inglês | Apresentação de um comprovante de teste de suficiência de língua inglesa, do tipo Toefl, Michigan, Oxford, Cambridge, ou exames equivalentes, com aproveitamento de 50%, obtido em local credenciado pelo programa de pós-graduação, até a data do exame de qualificação de mestrado. Serão aceitos certificados de exames de suficiência/proficiência realizados no período de até 5 anos na data do exame de qualificação de mestrado. | 2 créditos | 2 créditos |
Seminário | Seminário de pós-graduação (SECIM). | 2 créditos | 2 créditos |
Exame de Qualificação | Exame de qualificação de Mestrado. | 2 créditos | 2 créditos |
Defesa de dissertação e Produto Educacional | Defesa da dissertação de Mestrado e Desenvolvimento e apresentação de um Produto Educacional com base no trabalho de mestrado. | 4 créditos | 4 créditos |
Total | 14 créditos |
Quadro C. Formação Geral (pedagógica e epistemológica).
Item | Disciplina | Situação | Créditos |
1 | Análise e Elaboração de Produtos Educacionais | Obrigatória | 2 |
2 |
Educação para o Século XXI (Área de Educação em Ciências e Tecnologias) Aspectos Sociopolíticos em Educação Matemática (Área de Educação Matemática) |
Obrigatória | 2 |
3 |
História e Filosofia da Ciência História e Filosofia da Matemática |
Obrigatória | 2 |
4 |
Metodologias de Ensino de Ciências Metodologias de Ensino de Matemática |
Obrigatória | 2 |
5 | Teorias da Aprendizagem | Obrigatória | 2 |
Quadro D. Formação Disciplinar.
Item | Disciplina | Situação | Créditos |
1 |
Debates Conceituais em Ciências (Área de Educação em Ciências e Tecnologias) Debates Conceituais em Matemática (Área de Educação Matemática) |
Obrigatória | 3 |
2 |
Tópicos Especiais em Ciências I: subtítulo a definir Tópicos Especiais em Matemática I: subtítulo a definir |
Optativa | 3 |
3 | Tópicos Especiais em Ciências II: subtítulo a definir Tópicos Especiais em Matemática II: subtítulo a definir |
Optativa | 3 |
4 |
Tópicos Especiais em Ciências III: subtítulo a definir Tópicos Especiais em Matemática III: subtítulo a definir |
Optativa | 3 |
A construção da dissertação de mestrado e do produto educacional é formalizado por meio das disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Pesquisa de Mestrado I, II, III, IV e V, todas com 2 (dois) créditos.
Quadro E. Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática.
ITEM | Disciplina | Situação | Créditos |
1 | Metodologia da Pesquisa | Obrigatória | 2 |
2 | Seminários de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática | Obrigatória | 2 |
3 | Pesquisa de Mestrado I | Obrigatória | 2 |
4 | Pesquisa de Mestrado II | Obrigatória | 2 |
5 | Pesquisa de Mestrado III | Obrigatória | 2 |
6 | Pesquisa de Mestrado IV | Optativa | 2 |
7 | Pesquisa de Mestrado V | Optativa | 2 |
8 | Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa I: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
9 | Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa II: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
10 | Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa III: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
Quadro F. Formação Complementar.
Item | Disciplina | Situação | Créditos |
1 | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente | Optativa | 2 |
2 | Currículo em Educação em Ciências | Optativa | 2 |
3 | Currículo em Educação Matemática | Optativa | 2 |
4 | Diversidade e Inclusão Social I: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
5 | Diversidade e Inclusão Social II: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
6 | Diversidade e Inclusão Social III: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
7 | Divulgação Científica | Optativa | 2 |
8 | Educação Ambiental | Optativa | 2 |
9 | Educação Científica no Campo | Optativa | 2 |
10 | Educação Matemática Financeira | Optativa | 2 |
11 | Educação Não Formal | Optativa | 2 |
12 | Educação Profissional e Tecnológica | Optativa | 2 |
13 | Formação de Professores I: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
14 | Formação de Professores II: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
15 | Formação de Professores III: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
16 | História e Memórias em Educação em Ciências e Matemática | Optativa | 2 |
17 | Educação em Espaço Não Formal I: subtítulo a definir |
Optativa | 2 |
18 | Educação em Espaço Não Formal II: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
19 | Educação em Espaço Não Formal III: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
20 | Tecnologias Educacionais I: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
21 | Tecnologias Educacionais II: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
22 | Tecnologias Educacionais III: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
23 | Tópicos Especiais em Educação em Ciências I: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
24 | Tópicos Especiais em Educação em Ciências II: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
25 | Tópicos Especiais em Educação em Ciências III: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
26 | Tópicos Especiais em Educação Matemática I: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
27 | Tópicos Especiais em Educação Matemática II: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
28 | Tópicos Especiais em Educação Matemática III: subtítulo a definir | Optativa | 2 |
A prática de estágio supervisionado (PES) tem caráter de disciplina e é coordenada pelo orientador credenciado no EDUCIMAT, sendo computado 2 (dois) créditos. Ao final, o discente deverá produzir uma reflexão sobre as contribuições do processo formativo do Mestrado Profissional, materializado em forma de relato de experiência e avaliado pelo respectivo orientador.
Quadro G. Prática de Estágio Supervisionado.
Item | Disciplina | Situação | Créditos |
1 | Prática de estágio supervisionado de Mestrado - PESM | Obrigatória | 2 |
Observação: O aluno de mestrado deverá realizar esta disciplina no 3o Semestre letivo.
Redes Sociais