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Itinerário Mestrado

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 11h14 | Última atualização em Quarta, 08 de Maio de 2024, 14h57

Índice de Artigos

ITINERÁRIO FORMATIVO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

1. A estrutura curricular do curso é constituída pelas seguintes etapas de estudos, compostas por disciplinas e atividades complementares a saber:

Disciplinas: Formação pedagógica e epistemológica; Formação disciplinar em Ciências e/ou Matemática; Formação complementar; Pesquisa de mestrado e Prática de estágio supervisionado de mestrado (PESM) - 31 créditos.
Atividades Complementares: Participação ativa em um grupo de pesquisa; Publicação de trabalhos científicos; Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de língua inglesa, com aproveitamento mínimo de 50%; Seminário de pós-graduação (SECIM); Exame de qualificação de mestrado; Defesa da dissertação de mestrado e Desenvolvimento e apresentação de um produto educacional, produzido com base no trabalho de mestrado - 14 créditos.

1.1. A integralização das disciplinas necessárias ao mestrado é expressa em unidades de crédito. Cada crédito cursado tem a equivalência de 15 horas de aula teórica e/ou prática.

1.2. O curso de mestrado caracteriza-se pela flexibilidade, proporcionando ao discente, obedecida à legislação pertinente, ampla oportunidade de iniciativa na composição de seu programa de estudos, respeitada a estrutura curricular.

2. O itinerário formativo do mestrado prevê disciplinas organizadas em cinco categorias, a saber:

Formação Pedagógica e Epistemológica em Mestrado – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas de formação pedagógica e epistemológica, ensejando uma reflexão didático-pedagógica e epistemológica sobre a educação científica realizada nos espaços de educação formal e não formal, destacando-se algumas visões contemporâneas dos aspectos históricos epistemológicos da ciência;

Formação Disciplinar de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias em Ciências e Matemática, visando à atualização dos conteúdos específicos, com ementas próprias e bibliografia atualizada;

Formação Complementar de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativas em Educação em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento da pesquisa de mestrado;

Formação em Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas que tratam da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática.

Prática de estágio supervisionado de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – É uma disciplina obrigatória prevista para o terceiro semestre do Mestrado Profissional, que trata da reflexão sobre a prática docente na Educação Básica em Ciências ou Matemática, supervisionada pelo respectivo orientador. Ao final, o discente de mestrado deve apresentar um relatório, no qual desenvolverá uma reflexão sobre as contribuições do mestrado profissional a sua prática docente.


3. O curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática exige a aprovação em 31 créditos em disciplinas e em atividades complementares.

3.1. Para o mestrado, os créditos em disciplinas exigidos para complementação dos estudos são distribuídos da seguinte maneira:

Formação Pedagógica e Epistemológica. 10 (dez) créditos obrigatórios.
Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática. 3 (três) créditos obrigatórios – Debates Conceituais em Ciências I ou Debates Conceituais em Matemática I.
Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática. Mínimo de 6 (seis) créditos optativos.
Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. 10 (dez) créditos obrigatórios.
Prática de estágio supervisionado. 2 (dois) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Obrigatórios: 25 (vinte e cinco) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Optativos: 6 (seis) créditos optativos.
Total de Créditos: 31 (trinta e um) créditos.

Quadro A. Itinerário formativo do EDUCIMAT/Ifes para 2 anos de mestrado profissional.

  FORMAÇÃO GERAL Créditos
01 Seminários de Pesquisa de Mestrado 02
02 Metodologia da Pesquisa I 02
03 Teorias da Aprendizagem 02
04 Análise e Elaboração de Produtos Educacionais 02
 

ITINERÁRIO 1

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

CAMPUS VILA VELHA DO IFES

 

ITINERÁRIO 2

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

CAMPUS VITÓRIA DO IFES

 
01 História e Filosofia da Ciência 2 História e Filosofia da Matemática 2
02 Metodologias de Ensino de Ciências 2 Metodologias de Ensino de Matemática 2
03 Educação para o Século XXI 2 Aspectos Sociopolíticos em Educação Matemática 2
04 Debates Conceituais em Ciências I 3 Debates Conceituais em Matemática I 3
05 Pesquisa de Mestrado I 2 Pesquisa de Mestrado I 2
06 Pesquisa de Mestrado II 2 Pesquisa de Mestrado II 2
07 Pesquisa de Mestrado III 2 Pesquisa de Mestrado III 2
08 PESM 2 PESM 2
09 Optativa 1 2/3 Optativa 1 2/3
10 Optativa 2 2/3 Optativa 2 2/3
11 Optativa 3 2/3 Optativa 3 2/3
1 Grupo de Pesquisa 2 Grupo de Pesquisa 2
2 Seminário de Pós-graduação em ECM 2 Seminário de Pós-graduação em ECM 2
3 Certificado de Inglês 2 Certificado de Inglês 2
4 Exame de Qualificação de Mestrado 2 Exame de Qualificação de Mestrado 2
5 Trabalho Técnico-Científico 2 Trabalho Técnico-Científico 2
6 Defesa de Mestrado e Apresentação de Produto Educacional 4 Defesa de Mestrado e Apresentação de Produto Educacional 4

 

 

 


 

As atividades complementares são realizadas durante o itinerário formativo, de modo a totalizar o quantitativo mínimo de 14 créditos complementares.

Quadro B. Atividades complementares do mestrado profissional previstas durante o itinerário formativo, com créditos equivalentes mínimos obrigatórios a serem computados.

Atividade

Complementar

Atividade Complementar realizada durante o itinerário formativo do mestrado Crédito

Total Mínimo

de Créditos

Grupo de Pesquisa Participação de um Grupo de Pesquisa cujo orientador esteja vinculado. 1 crédito/semestre 2 créditos
Trabalho Científico Trabalho apresentado na forma de resumo ou resumo expandido em evento científico, publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. 1 crédito/trabalho 2 créditos
Trabalho completo apresentado em evento científico, publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. 2 créditos/trabalho
Produto Educacional produzido durante o itinerário formativo, além do produto educacional de mestrado, com coautoria do orientador. O produto educacional deve apresentar Registro do tipo ISBN, Registro de Obra de Artes na Biblioteca Nacional, Registro de Software, Registro de Obra Cinematográfica, ou registro similar. 2 créditos/trabalho
Livro ou capítulo de livro publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. 3 créditos/trabalho
Artigo completo aprovado ou publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. 4 créditos/trabalho
Exame de Suficiência em Inglês Apresentação de um comprovante de teste de suficiência de língua inglesa, do tipo Toefl, Michigan, Oxford, Cambridge, ou exames equivalentes, com aproveitamento de 50%, obtido em local credenciado pelo programa de pós-graduação, até a data do exame de qualificação de mestrado. Serão aceitos certificados de exames de suficiência/proficiência realizados no período de até 5 anos na data do exame de qualificação de mestrado. 2 créditos 2 créditos
Seminário Seminário de pós-graduação (SECIM). 2 créditos 2 créditos
Exame de Qualificação Exame de qualificação de Mestrado. 2 créditos 2 créditos
Defesa de dissertação e Produto Educacional Defesa da dissertação de Mestrado e Desenvolvimento e apresentação de um Produto Educacional com base no trabalho de mestrado. 4 créditos 4 créditos
Total 14 créditos


Quadro C. Formação Geral (pedagógica e epistemológica).

Item Disciplina Situação Créditos
1 Análise e Elaboração de Produtos Educacionais Obrigatória 2
2

Educação para o Século XXI (Área de Educação em Ciências e Tecnologias)

Aspectos Sociopolíticos em Educação Matemática (Área de Educação Matemática)

Obrigatória 2
3

História e Filosofia da Ciência

História e Filosofia da Matemática

Obrigatória 2
4

Metodologias de Ensino de Ciências

Metodologias de Ensino de Matemática

Obrigatória 2
5 Teorias da Aprendizagem Obrigatória 2


Quadro D. Formação Disciplinar.

Item Disciplina Situação Créditos
1

Debates Conceituais em Ciências (Área de Educação em Ciências e Tecnologias)

Debates Conceituais em Matemática (Área de Educação Matemática)

Obrigatória 3
2

Tópicos Especiais em Ciências I: subtítulo a definir

Tópicos Especiais em Matemática I: subtítulo a definir

Optativa 3
3 Tópicos Especiais em Ciências II: subtítulo a definir

Tópicos Especiais em Matemática II: subtítulo a definir

Optativa 3
4

Tópicos Especiais em Ciências III: subtítulo a definir

Tópicos Especiais em Matemática III: subtítulo a definir

Optativa 3


 

A construção da dissertação de mestrado e do produto educacional é formalizado por meio das disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Pesquisa de Mestrado I, II, III, IV e V, todas com 2 (dois) créditos.

Quadro E. Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática.

ITEM Disciplina Situação Créditos
1 Metodologia da Pesquisa Obrigatória 2
2 Seminários de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática Obrigatória 2
3 Pesquisa de Mestrado I Obrigatória 2
4 Pesquisa de Mestrado II Obrigatória 2
5 Pesquisa de Mestrado III Obrigatória 2
6 Pesquisa de Mestrado IV Optativa 2
7 Pesquisa de Mestrado V Optativa 2
Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa I: subtítulo a definir  Optativa 
Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa II: subtítulo a definir  Optativa 
10  Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa III: subtítulo a definir  Optativa 


Quadro F. Formação Complementar.

Item Disciplina Situação Créditos
1 Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente Optativa 2
2 Currículo em Educação em Ciências Optativa 2
3 Currículo em Educação Matemática Optativa 2
4 Diversidade e Inclusão Social I: subtítulo a definir  Optativa 2
5 Diversidade e Inclusão Social II: subtítulo a definir  Optativa 2
Diversidade e Inclusão Social III: subtítulo a definir Optativa 
Divulgação Científica Optativa 2
8 Educação Ambiental Optativa 2
9 Educação Científica no Campo Optativa 2
10 Educação Matemática Financeira Optativa 2
11 Educação Não Formal Optativa 2
12 Educação Profissional e Tecnológica Optativa 2
13 Formação de Professores I: subtítulo a definir  Optativa 2
14 Formação de Professores II: subtítulo a definir Optativa 2
15 Formação de Professores III: subtítulo a definir  Optativa 2
16 História e Memórias em Educação em Ciências e Matemática Optativa 2
17 Educação em Espaço Não Formal I: subtítulo a definir 
Optativa 2
18 Educação em Espaço Não Formal II: subtítulo a definir  Optativa 2
19 Educação em Espaço Não Formal III: subtítulo a definir  Optativa 2
20 Tecnologias Educacionais I: subtítulo a definir  Optativa 2
21 Tecnologias Educacionais II: subtítulo a definir  Optativa 2
22 Tecnologias Educacionais III: subtítulo a definir  Optativa 2
23 Tópicos Especiais em Educação em Ciências I: subtítulo a definir Optativa  2
24 Tópicos Especiais em Educação em Ciências II: subtítulo a definir Optativa  2
25  Tópicos Especiais em Educação em Ciências III: subtítulo a definir  Optativa 
26 Tópicos Especiais em Educação Matemática I: subtítulo a definir Optativa  2
27 Tópicos Especiais em Educação Matemática II: subtítulo a definir Optativa  2
28  Tópicos Especiais em Educação Matemática III: subtítulo a definir  Optativa 



 

A prática de estágio supervisionado (PES) tem caráter de disciplina e é coordenada pelo orientador credenciado no EDUCIMAT, sendo computado 2 (dois) créditos. Ao final, o discente deverá produzir uma reflexão sobre as contribuições do processo formativo do Mestrado Profissional, materializado em forma de relato de experiência e avaliado pelo respectivo orientador.

Quadro G. Prática de Estágio Supervisionado.

Item Disciplina Situação Créditos
1 Prática de estágio supervisionado de Mestrado - PESM Obrigatória 2

Observação: O aluno de mestrado deverá realizar esta disciplina no 3o Semestre letivo.

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