Itinerário Doutorado
Índice de Artigos
ITINERÁRIO FORMATIVO
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
1. A estrutura curricular do curso é constituída pelas seguintes etapas de estudos, compostas por disciplinas e atividades complementares a saber:
Disciplinas: Formação pedagógica e epistemológica em doutorado; Formação disciplinar em Ciências e/ou Matemática em doutorado; Formação complementar em doutorado; Pesquisa de doutorado e Prática de estágio supervisionado de doutorado (PESD) - 36 créditos.
Atividades Complementares: Participação ativa em um grupo de pesquisa; Publicação de trabalhos científicos; Publicação de um artigo em revista científica; Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de língua inglesa, Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de uma 2ª língua extrangeira, com aproveitamento mínimo de 50%; Seminário de pós-graduação (SECIM); Exame de qualificação de doutorado; Defesa da Tese de Doutorado e Desenvolvimento e apresentação de um Produto Educacional, produzido com base no trabalho de doutorado - 20 créditos.
1.1. A integralização das disciplinas necessárias ao DOUTORADO é expressa em unidades de crédito. Cada crédito cursado tem a equivalência de 15 horas de aula teórica e/ou prática.
1.2. O curso de DOUTORADO caracteriza-se pela flexibilidade, proporcionando ao discente, obedecida à legislação pertinente, ampla oportunidade de iniciativa na composição de seu programa de estudos, respeitada a estrutura curricular.
2. O itinerário formativo do DOUTORADO prevê disciplinas organizadas em cinco categorias, a saber:
Formação Pedagógica e Epistemológica – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas de formação pedagógica e epistemológica, ensejando uma reflexão didático-pedagógica e epistemológica sobre a educação científica realizada nos espaços de educação formal e não formal, destacando-se algumas visões contemporâneas dos aspectos históricos epistemológicos da ciência;
Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias em Ciências e Matemática, visando à atualização dos conteúdos específicos, com ementas próprias e bibliografia atualizada;
Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativas em Educação em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento da pesquisa de doutorado;
Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas que tratam da pesquisa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática.
Prática de estágio supervisionado de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática – É uma disciplina obrigatória prevista para o quarto semestre do Doutroado Profissional, que trata da reflexão sobre a prática docente na Educação Básica em Ciências ou Matemática, supervisionada pelo respectivo orientador. A disciplina poderá durar 2 semestres. Ao final, o discente de doutorado deve apresentar um relatório, no qual desenvolverá uma reflexão sobre as contribuições do doutorado profissional a sua prática docente.
3. O curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática exige a aprovação em 36 créditos em disciplinas e 20 créditos em atividades complementares.
3.1. Para o doutorado, os créditos em disciplinas exigidos para complementação dos estudos são distribuídos da seguinte maneira:
Formação Pedagógica e Epistemológica: 9 (nove) créditos obrigatórios.
Formação Disciplinar: 3 (três) créditos obrigatórios.
Formação Complementar: 8 (oito) créditos optativos.
Pesquisa de Doutorado: 13 (treze) créditos obrigatórios.
Prática de Estágio Supervisionado de Doutorado (PESD): 3 (três) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Obrigatórios: 28 (vinte e oito) créditos obrigatórios.
Total de Créditos Optativos: 8 (oito) créditos optativos.
Total de Créditos: 36 (trinta e seis) créditos.
Quadro A. Itinerário formativo do EDUCIMAT/Ifes para 3 anos de doutorado profissional.
FORMAÇÃO GERAL | Créditos | |||
01 | Seminário de Pesquisa de Doutorado | 03 | ||
02 | Estudos Avançados em Teorias do Conhecimento | 03 | ||
03 | Estudos Avançados em Tendências em Educação | 03 | ||
ITINERÁRIO 1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CAMPUS VILA VELHA DO IFES |
ITINERÁRIO 2 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAMPUS VITÓRIA DO IFES |
|||
04 | Fórum de Debates em Pesquisas em Educação em Ciências e Tecnologias | 3 | Fórum de Debates em Pesquisas em Educação Matemática | 3 |
05 | Debates Conceituais Avançados em Ciências | 3 | Debates Conceituais Avançados em Matemática | 3 |
06 | Pesquisa de Doutorado I | 2 | Pesquisa de Doutorado I | 2 |
07 | Pesquisa de Doutorado II | 2 | Pesquisa de Doutorado II | 2 |
08 | Pesquisa de Doutorado III | 2 | Pesquisa de Doutorado III | 2 |
09 | Pesquisa de Doutorado IV | 2 | Pesquisa de Doutorado IV | 2 |
10 | Pesquisa de Doutorado V | 2 | Pesquisa de Doutorado V | 2 |
11 | PESD | 3 | PESD | 3 |
12 | Optativa 1 | 2/3 | Optativa 1 | 2/3 |
13 | Optativa 2 | 2/3 | Optativa 2 | 2/3 |
14 | Optativa 3 | 2/3 | Optativa 3 | 2/3 |
15 | Optativa 4 | 2/3 | Optativa 4 | 2/3 |
1 | Grupo de Pesquisa | 2 | Grupo de Pesquisa | 2 |
2 |
Seminário de Pós-graduação em ECM - SECIM |
2 |
Seminário de Pós-graduação em ECM - SECIM |
2 |
3 | Certificado de Inglês | 2 | Certificado de Inglês | 2 |
4 | Certificado de Língua Estrangeira | 2 | Certificado de Língua Estrangeira | 2 |
5 | Exame de Qualificação de Doutorado | 2 | Exame de Qualificação de Doutorado | 2 |
6 | Trabalho Técnico-Científico | 2 | Trabalho Técnico-Científico | 2 |
7 | Artigo científico | 2 | Artigo científico | 2 |
8 | Defesa de Doutorado e Apresentação do Produto Educacional | 6 | Defesa de Doutorado e Apresentação do Produto Educacional | 6 |
As atividades complementares no DOUTORADO são realizadas durante o itinerário formativo, de modo a totalizar o quantitativo mínimo de 20 créditos complementares.
Quadro B. Atividades complementares do doutorado profissional previstas durante o itinerário formativo de doutorado, com créditos equivalentes mínimos obrigatórios a serem computados.
Atividade Complementar |
Atividade Complementar realizada durante o itinerário formativo do mestrado | Crédito |
Total Mínimo de Créditos |
Grupo de Pesquisa | Participação de um Grupo de Pesquisa cujo orientador esteja vinculado. | 0,5 crédito/semestre | 2 créditos |
Artigo científico | Artigo completo aprovado ou publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. | 2 créditos | 2 créditos |
Outras produções bibliográficas | Trabalho apresentado na forma de resumo ou resumo expandido em evento científico, publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. | 0,5 crédito/trabalho | 2 créditos |
Trabalho completo apresentado em evento científico, publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. | 1 créditos/trabalho | ||
Produto Educacional produzido durante o itinerário formativo, além do produto educacional de doutorado, com coautoria do orientador. O produto educacional deve apresentar Registro do tipo ISBN, Registro de Obra de Artes na Biblioteca Nacional, Registro de Software, Registro de Obra Cinematográfica, ou similar. | 1 créditos/trabalho | ||
Livro ou capítulo de livro publicado em conjunto com o orientador, abordando um assunto relacionado à área de Ensino/Capes. | 1,5 créditos/trabalho | ||
Exame de Suficiência/proficiência em Inglês | Apresentação de um comprovante de teste de suficiência/proficiência de língua inglesa, do tipo Toefl, Michigan, Oxford, Cambridge, ou exames equivalentes, com aproveitamento mínimo de 50%, obtido em local credenciado pelo programa de pós-graduação, até a data do exame de qualificação de doutorado. Serão aceitos certificados de exames de suficiência/proficiência realizados no período de até 5 anos na data do exame de qualificação de doutorado. | 2 créditos | 2 créditos |
Exame da Segunda Língua Estrangeira. Suficiência/proficiência | Apresentação de comprovante de teste de suficiência/proficiência de outra língua estrangeira, com aproveitamento mínimo de 50%, obtido em local credenciado pelo programa, até a data do exame de qualificação de doutorado. Serão aceitos certificados de exames de suficiência/proficiência realizados no período de até 5 anos na data do exame de qualificação de doutorado. | 2 créditos | 2 créditos |
Seminário | Seminário de pós-graduação (SECIM). | 2 créditos | 2 créditos |
Exame de Qualificação | Exame de qualificação de Doutorado. | 2 créditos | 2 créditos |
Defesa | Defesa da tese de Doutorado e apresentação de um Produto Educacional com base na pesquisa de doutorado. | 6 créditos | 6 créditos |
Total | 20 créditos |
Quadro C. Formação Geral (pedagógica e epistemológica).
Item | Disciplina | Situação | Créditos |
1 | Estudos Avançados em Tendências em Educação | Obrigatória | 3 |
2 | Estudos Avançados em Teorias do Conhecimento | Obrigatória | 3 |
3 |
Fórum de Debates em Pesquisas em Educação em Ciências e Tecnologias (Área de Educação em Ciências e Tecnologia) Fórum de debates em Pesquisas em Educação Matemática (Área de Educação Matemática) |
Obrigatória | 3 |
Observação: O aluno de doutorado deverá cursar as disciplinas obrigatórias deste bloco de disciplina.
Quadro D. Formação Disciplinar.
Item | Disciplina | Situação | Créditos |
1 |
Debates Conceituais Avançados em Ciências (Área de Educação em Ciências e Tecnologias) Debates Conceituais Avançados em Matemática (Área de Educação Matemática) |
Obrigatória | 3 |
2 |
Debates Conceituais em Ciências I Debates Conceituais em Matemática I |
Optativa | 3 |
3 | Debates Conceituais em Ciências II | Optativa | 3 |
4 | Debates Conceituais em Matemática II | Optativa | 3 |
5 | Tópicos Especiais em Ciências I | Optativa | 3 |
6 | Tópicos Especiais em Matemática I | Optativa | 3 |
7 | Tópicos Especiais em Ciências II | Optativa | 3 |
8 | Tópicos Especiais em Matemática II | Optativa | 3 |
A construção daTese de Doutorado e do Produto Educacional é formalizado por meio das disciplinas: Seminário de Pesquisa, Pesquisa de Doutorado I, II, III, IV, V e VI - todas com 2 (dois) créditos.
Quadro E. Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática.
ITEM | Disciplina | Situação | Créditos |
1 | Seminário de Pesquisa de Doutorado | Obrigatória | 3 |
2 | Pesquisa de Doutorado I | Obrigatória | 2 |
3 | Pesquisa de Doutorado II | Obrigatória | 2 |
4 | Pesquisa de Doutorado III | Obrigatória | 2 |
5 | Pesquisa de Doutorado IV | Obrigatória | 2 |
6 | Pesquisa de Doutorado V | Obrigatória | 2 |
7 | Pesquisa de Doutorado VI | Optativa | 2 |
8 | Pesquisa de Doutorado VII | Optativa | 2 |
9 | Pesquisa de Doutorado VIII | Optativa | 2 |
Observação: O aluno de doutorado deverá cursar as disciplinas obrigatórias deste bloco de disciplina.
O aluno de doutorado terá que cursar um mínimo de 4 disciplinas da formação complementar ou fazer composição com a formação disciplinar.
Quadro F. Formação Complementar.
Item | Disciplina | Situação | Créditos |
1 | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente | Optativa | 2 |
2 | Currículo em Educação em Ciências | Optativa | 2 |
3 | Currículo em Educação Matemática | Optativa | 2 |
4 | Diversidade e Inclusão Social I | Optativa | 2 |
5 | Diversidade e Inclusão Social II | Optativa | 2 |
6 | Divulgação Científica | Optativa | 2 |
7 | Educação a Distância | Optativa | 2 |
8 | Educação Ambiental | Optativa | 2 |
9 | Educação Científica no Campo | Optativa | 2 |
10 | Educação de Jovens e Adultos | Optativa | 2 |
11 | Educação em Direitos Humanos | Optativa | 2 |
12 | Educação Estatística | Optativa | 2 |
13 | Educação Matemática Financeira | Optativa | 2 |
14 | Educação Não Formal | Optativa | 2 |
15 | Educação Profissional | Optativa | 2 |
16 | Evolução Humana | Optativa | 2 |
17 | Formação de Professores em Ciências | Optativa | 2 |
18 | Formação de Professores em Matemática | Optativa | 2 |
19 | História e Memórias em Educação em Ciências e Matemática | Optativa | 2 |
20 | História Natural | Optativa | 2 |
21 | Metodologias Alternativas | Optativa | 2 |
22 | Metodologias de Ensino | Optativa | 2 |
23 | Modelagem Matemática | Optativa | 2 |
24 | Robótica Educacional | Optativa | 2 |
25 | Tecnologias Educacionais I | Optativa | 2 |
26 | Tecnologias Educacionais I | Optativa | 2 |
27 | Tecnologias Educacionais II | Optativa | 2 |
28 | Tecnologias Educacionais III | Optativa | 2 |
29 | Tecnologias Educacionais IV | Optativa | 2 |
30 | Tópicos Especiais em Educação em Ciências I | Optativa | 2 |
31 | Tópicos Especiais em Educação em Ciências II | Optativa | 2 |
32 | Tópicos Especiais em Educação Matemática I | Optativa | 2 |
33 | Tópicos Especiais em Educação Matemática II | Optativa | 2 |
34 | Análise e Produção de Recursos Didáticos | Optativa | 2 |
35 |
Educação para o Século XXI (Área de Educação em Ciências e Tecnologias) Educação Matemática Crítica (Área de Educação Matemática) |
Optativa | 2 |
36 |
História e Filosofia da Ciência História e Filosofia da Matemática |
Optativa | 2 |
37 |
Metodologias de Ensino de Ciências Metodologias de Ensino de Matemática |
Optativa | 2 |
38 | Teorias da Aprendizagem | Optativa | 2 |
A prática de estágio supervisionado de doutorado (PESD) tem caráter disciplinar e é coordenada pelo orientador credenciado no EDUCIMAT, sendo computado 3 (três) créditos. Ao final, o discente deverá produzir uma reflexão sobre as contribuições do processo formativo do Doutorado Profissional, materializado em forma de relato de experiência e avaliado pelo respectivo orientador.
Quadro G. Prática de Estágio Supervisionado de Doutorado.
Item | Disciplina | Situação | Créditos |
1 | Prática de Estágio Supervisionado de Doutorado - PESD | Obrigatória | 3 |
Redes Sociais