Procedimentos de defesa de dissertação e tese
Aqui você conhecerá os procedimentos desde o dia da defesa da dissertação/tese até a solicitação do diploma, certidão de conclusão e histórico final.
AÇÕES PARA O DIA A DEFESA
Elaboração das folhas de aprovação, itens pré-textuais obrigatórios para a dissertação conforme padrão ABNT.
1.1 Elaborar a folha de aprovação da dissertação conforme modelo (MODELO de folha de aprovação da dissertação) (arquivo .doc 12.69 KB). Colher as assinaturas físicas e/ou eletrônicas dos membros da banca.
1.2 Elaborar a folha de aprovação do produto educacional conforme modelo (MODELO de folha de aprovação do produto educacional) (arquivo .doc 12.91 KB). Colher as assinaturas físicas e/ou eletrônicas dos membros da banca.
Possibilidades de assinatura:
a) Caso a banca tenha sido 100% presencial e não houver alteração no título ou em qualquer elemento do texto da ata disponibilizada no ato da apresentação, deverá ser recolhida a assinatura dos membros.
b) Caso a banca tenha ocorrido com algum integrante on-line, o orientador, junto com o mestrando/doutorando, deverá colher as assinaturas eletrônicas de todos os membros. Para tal sugere-se o GOV.BR (Assinatura Eletrônica — Governo Digital (www.gov.br))
1.3 Verificar, junto com o orientador, se os documentos enviados pela Secretaria do EDUCIMAT estão corretos, considerando título da dissertação ou tese, produto educacional, membros da banca e ORCID dos autores do produto educacional.
ORIENTAÇÕES PÓS DEFESA
Todo o procedimento a seguir deve ser executado dentro do prazo máximo de 60 dias, para os cursos de Mestrado, e 90 dias, para os cursos de Doutorado, para os trabalhos com resultados “aprovados” ou “aprovados com modificação”, conforme regulamento.
ORIENTAÇÕES SOBRE ENTREGA DA DISSERTAÇÃO
2.1 Após a defesa, realizar as correções solicitadas pela banca, sob supervisão dos(as) orientadores(as). Atenção para o fato de que tanto a dissertação/tese quanto o produto educacional devem obedecer aos critérios do padrão ABNT de apresentação de trabalhos acadêmicos, conforme orientação da Biblioteca do Campus Vila Velha;
2.2 Após a apresentação/defesa do trabalho será necessário Incluir no trabalho a folha de aprovação assinada pela banca examinadora.
2.3 Solicitação de Ficha Catalográfica. Enviar para o e-mail da biblioteca (biblioteca.vv@ifes.edu.br) com o assunto "Entrega de TCC" e solicitar elaboração de ficha catalográfica. Será necessário enviar no e-mail de solicitação:
a) Arquivo da dissertação em formato PDF;
b) Declaração de Liberação da versão final da dissertação assinada pelo(s) orientador(es), em formato pdf (Documento 1) (arquivo .doc 68.58 KB);
c) Aguardar o retorno da Biblioteca referente à elaboração da Ficha Catalográfica, que poderá ocorrer em até 10 (dez) dias úteis, após o recebimento da solicitação, de acordo com a ordem de chegada por e-mail;
d) Após o envio da ficha catalográfica pela biblioteca incluí-la após a folha de rosto do trabalho.
ORIENTAÇÕES PARA O PRODUTO EDUCACIONAL
3.1 Para os produtos educacionais com indicação do Selo Edifes Acadêmico, o ISBN e o DOI do Produto Educacional, seguir os seguintes procedimentos o mestrando/doutorando deve Ler toda a INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN) PROEX Nº 01, DE 11 DE JUNHO DE 2021 (Documento 2);
Para a primeira etapa de formalização junto à EdIfes, solicitação do Selo EdIfes e ISBN, seguir as instruções do Art. 2º da referida IN, enviar e-mail para editora@ifes.edu.br, com os seguintes arquivos anexos:
a) Formulário de solicitação de concessão do selo Edifes Acadêmico (Anexo I, da IN Nº 01/2021);
b) Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais (Anexo II, da IN Nº 01/2021) assinada por todos os coautores;
c) Formulário de solicitação do ISBN (Anexo III, da IN Nº 01/2021);
d) Parecer de avaliação do produto educacional assinado por todos os membros da banca contendo expressamente a recomendação de publicação do trabalho (deve ser requerido da secretaria do Educimat);
OBS: Os ANEXOS I, II e III da IN 01/2021, editáveis, estão compilados no Documento 3.
3.2 A segunda etapa de formalização junto à EdIfes, será gerado e enviado pela EdIfes ao requisitante um boleto referente ao ISBN. Este boleto deverá ser pago e o requisitante deverá informar o pagamento à EdIfes pelo e-mail editora@ifes.edu.br.
3.3 Após esta etapa o requisitante deverá enviar para o e-mail para editora@ifes.edu.br o requerimento de solicitação e ativação de DOI (Documento 4) (arquivo .doc 26.81 KB).
3.4 Preencher e incluir a folha de expediente (Anexo IV da IN N° 01/2021) (Documento 5).
3.5 Solicitar a ficha catalográfica, na biblioteca do campus informando o número do ISBN e o DOI. O Produto Educacional (PE) deve estar na sua versão final, ou seja, não deverá haver quaisquer alterações futuras no material, salvo a inserção da folha de expediente e a ficha catalográfica (exemplo: https://edifes.ifes.edu.br/images/stories/Exemplo_aplicacao_DOI.pdf);
Para solicitar a Ficha Catalográfica do PE basta enviar para o e-mail da biblioteca (biblioteca.vv@ifes.edu.br) com o assunto: Produto Educacional, elaboração de ficha catalográfica. Será necessário enviar:
a) Arquivo da versão final do PE em formato pdf;
b) Declaração de Liberação da versão final do PE assinada pelo(s) orientador(es), em formato pdf. (Documento 6) (arquivo .doc 68.72 KB);
O prazo de entrega é de até 10 (dez) dias úteis, após o recebimento da solicitação, de acordo com a ordem de chegada por e-mail. Após o envio da ficha catalográfica pela biblioteca, fazer a inclusão da ficha no verso da folha de rosto.
4.1 Após os documentos estarem finalizados (Dissertação/Tese e Produto Educacional), inserir esses documentos no Repositório Institucional.
Os trâmites para inserção no Repositório estão descritos no item 3 do link: https://vilavelha.ifes.edu.br/biblioteca/biblioteca-entrega-de-tcc.html
Depósito no Repositório Institucional (RI):
O aluno deverá efetuar o depósito no Repositório Institucional, com auxílio do orientador, seguindo as orientações do Tutorial de submissão (formato .pdf, 1.42mb), incluindo os seguintes arquivos:
a) Arquivo da dissertação com a ficha catalográfica em formato pdf;
b) Termo de Autorização de Publicação (formato .docx, tamanho 28kb) em formato pdf;
c) Produto Educacional com ficha catalográfica em formato pdf.
Assista o Vídeo de como depositar seu TCC no Repositório Institucional:
https://www.youtube.com/watch?v=oeWSDfWo1FY
Atenção: Quando houver o Produto Educacional defendido no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado profissional, o mesmo deverá ser depositado no Repositório Institucional junto com o Trabalho Final de Curso.
Após a validação dos documentos depositados no Repositório Institucional pela biblioteca, o autor receberá por e-mail a informação que a sua submissão foi aprovada, esse e-mail equivale ao comprovante de entrega do TCC.
NADA CONSTA DE ENTREGA DA SECRETARIA DO EDUCIMAT
5.1 Encaminhar à Secretaria do Educimat pelo e-mail educimat@ifes.edu.br os seguintes documentos:
a) Versão final da Dissertação/Tese em formato pdf, com ficha catalográfica;
b) Versão final do Produto Educacional em formato pdf, com ficha catalográfica;
c) Ficha com dados para a Plataforma Sucupira preenchido (Documento 7) (arquivo .doc 68.08 KB);
d) Documento (print da tela em formato pdf do trabalho aprovado) ou e-mail do Repositório Institucional confirmando que o material está postado no mesmo;
5.2 A Coordenação fará a conferência dos documentos, assinará a Declaração de quitação final em um prazo de até 10 dias, e encaminhará ao aluno.
EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE CERTIDÃO DE CONCLUSÃO, HISTÓRICO FINAL E DIPLOMA
6.1 O aluno deverá encaminhar à coordenadoria de registros acadêmicos registro.vv@ifes.edu.br, 27 3149-0733 (tel e whatsapp), os seguintes documentos:
a) Declaração de quitação final (expedida pela Secretaria do Educimat), entregue após a conclusão do item 5 desta orientação;
b) Nada Consta da Biblioteca com data atualizada (na qual consta que não tem débito de livros nem de multa) (biblioteca.vv@ifes.edu.br), 027 3149-0747;
c) Ata de aprovação da dissertação/tese (solicitar à Secretaria do Educimat).
d) Comprovante de quitação eleitoral (pode ser retirado no site: https://www.tse.jus.br/servicoseleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral).
Lista de documentos relativos a esta orientação:
Modelo de folha de aprovação de dissertação (arquivo .doc 12.69 KB)
Modelo de folha de aprovação de produto educacional (arquivo .doc 12.91 KB)
Documento 1 (Declaração de liberação da versão final) (arquivo .doc 68.58 KB);
Documento 2 (INST Normativa 01/2021);
Documento 3 (Anexo I, II e III da INST Normativa 01/2021, relativos ao produto educacional, para solicitação do Selo Edifes Acadêmico, Declaração de responsabilidade e direitos autorais, Formulário de solicitação do ISBN) (arquivo .doc 29.73 KB);
Documento 4 (Formulário para solicitação do DOI do PE) (arquivo .doc 26.81 KB);
Documento 5 - Folha de expediente PE EdIfes;
Documento 6 (Declaração de liberação de versão final do PE, para produção da ficha catalográfica) (arquivo .doc 68.72 KB);
Documento 7 (Formulário para Plataforma Sucupira) (arquivo 68.72 KB).
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