Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Ao final do Curso, o aluno deverá apresentar uma dissertação, que deverá ser orientada por, pelo menos, um dos professores credenciados no Programa Educimat dentro de um dos grupos de estudo:
a) Educação em Ciências;
b) Educação Matemática.
O tema escolhido pelo aluno deverá estar em consonância com uma das linhas de pesquisa e um dos projetos do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática.


Conheça as linhas de pesquisa vigentes para ingressantes a partir de Agosto/2017. Clique aqui.


Linhas de pesquisa do Mestrado Profissional (vigente)

  1. Práticas pedagógicas no contexto da educação em Ciências e Matemática. Trata do desenvolvimento de estudos dos processos de ensino e de aprendizagem em educação em ciências e matemática, bem como o desenvolvimento de recursos didáticos para atender as necessidades dos espaços de educação formal. Também estão incluídos os estudos sobre currículo na Educação Básica.
  2. Formação inicial e continuada de professores no contexto da educação em Ciências e Matemática. Trata do desenvolvimento de estudos sobre a formação inicial e continuada de professores no contexto da educação em ciências e matemática. Também estão incluídos os estudos sobre currículo na formação inicial e continuada de professores, recursos didáticos voltados para a formação de professores e uso de espaços virtuais nesse contexto.
  3. Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação em Ciências e Matemática. Trata de pesquisas sobre a educação não formal, diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da educação em ciências e matemática. Também estão incluídas as investigações sobre divulgação científica, movimento CTS/CTSA, educação ambiental, trilhas ecológicas, reservas ecológicas, praças, museu e centro de ciências. Estão incluídos os estudos sobre a história e memória da ciência, da ciência local e regional, de disciplinas, história de currículos e história de recursos didáticos, os eventos e das instituições no contexto da educação em ciências e matemática.
  4. Tecnologias educacionais e recursos didáticos no contexto da educação em Ciências e Matemática. Trata dos estudos sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais no contexto da educação em ciências e matemática. Estão incluídos os estudos sobre análise e desenvolvimento de livros didáticos, softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto da educação em Ciências e Matemática.

 

 

Fim do conteúdo da página