Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Itinerário Formativo
Início do conteúdo da página

Itinerário Formativo

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 11h14 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 18h23

Índice de Artigos

O itinerário formativo do Mestrado Profissional prever disciplinas organizadas em cinco Núcleos de Disciplinas e três Atividades Pedagógicas, reunidos em 31 créditos, discriminados abaixo.

i. Núcleo de Formação Pedagógica e Epistemológica – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas de formação pedagógica e epistemológicas, garantindo uma reflexão didático-pedagógica e epistemológica sobre a educação científica realizada nos espaços de educação formais e não formais, destacando algumas visões contemporâneas dos aspectos históricos, dos aspectos socioambientais e da epistemológicos da ciência; Total: 10 (dez) créditos obrigatórios.

ii. Núcleo de Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativos e optativas em Ciências e Matemática, visando a atualização dos conteúdos específicos, com ementas próprias e bibliografia atualizada, enfatizando a conceitualização, a fenomenologia e a transposição didática; Total: 3 (três) créditos optativos – Debates Conceituais em Ciências ou Debates Conceituais em Matemática.

iii. Núcleo de Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativos e optativos em Educação em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento de pesquisas em Ensino, destacando algumas visões contemporâneas do ensino e da aprendizagem, do currículo, da avaliação; Total: mínimo de 6 (seis) créditos optativos.

iv. Prática de Ensino Supervisionado em Educação em Ciências e Matemática – É uma disciplina obrigatória prevista para o terceiro semestre do Mestrado Profissional, que trata da reflexão sobre a prática docente na Educação Básica em Ciências ou Matemática, supervisionada pelo respectivo orientador. Ao final, o discente de mestrado deve apresentar um relatório sobre as contribuições do mestrado profissional na sua prática docente; Total: 2 (dois) créditos obrigatórios.

v. Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas que tratam da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Total: 10 (dez) créditos obrigatórios.

vi. Seminário de Pós-graduação (SECIM).

Vii. Exame de Qualificação de Mestrado Profissional.

viii. Defesa da Dissertação de Mestrado Profissional e Produto Final. Total de Créditos Obrigatórios: 22 (vinte e dois) créditos obrigatórios. Total de Créditos Optativos: 9 (nove) créditos optativos. Total de Créditos: 31 (trinta e um) créditos.

ITINERÁRIO FORMATIVO PREVISTO

Semestre I

História e Filosofia da Ciência

Metodologia da Pesquisa

Metodologias de Ensino Seminários de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática

Teorias da Aprendizagem Seminário de Pós-graduação (SECIM)

Semestre II

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente Tecnologias Educacionais

Debates Conceituais em Ciências ou Debates Conceituais em Matemática

Pesquisa de Mestrado I

Optativa 1

Semestre III

Prática de Ensino Supervisionado

Optativa 2

Optativa 3

Pesquisa de Mestrado II

Exame de Qualificação

Semestre IV

Pesquisa de Mestrado III

Defesa de Mestradoe Produto Final.

 

Baixe o arquivo em PDF: DISCIPLINAS_REGULAMENTO_GERAL_2013

 

 

Fim do conteúdo da página