Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Repositório Capes/ Educapes
Início do conteúdo da página

Repositório Capes/ Educapes

O QUE É O eduCAPES?

Ciente da expansão do acesso à internet e às novas mídias pelos estudantes, resultado do processo de democratização da informação, cultura e, observando ainda a necessidade de publicizar, compartilhar e disseminar os materiais educacionais produzidos nos cursos ofertados no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, a Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES desenvolveu um novo portal educacional online: o eduCAPES.

O eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos.

O eduCAPES Engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

O portal permite a inclusão de materiais abertos que estejam mapeados em algum esquema de metadados. O portal utiliza a tecnologia DSpace que suporta nativamente os padrões de metadados Dublin Core e armazena arquivos em qualquer tipo de formato digital. O acesso aos materiais é feito de forma híbrida: pode ser feito por meio de sincronismo, remetendo a repositórios parceiros ou pela ferramenta busca, que retorna materiais hospedados no próprio portal. A sincronia permite - por exemplo, que novos Objetos de Aprendizagem (OAs) sejam detectados nos repositórios e/ou automaticamente excluídos os que foram removidos.  

Os Produtos Educacionais do Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, modalidade profissional do Programa Educimat, já podem ser visualizados e/ou baixados através do link:

https://educapes.capes.gov.br/

logo educapes capes Logo Educimat

registrado em:
Fim do conteúdo da página